A série Meu Malvado Favorito é um fenômeno. Muito disso se deve aos minions, que estão entre os personagens mais pop da atualidade. O que a separa de outras marcas populares, no entanto, é a qualidade, pelo menos dos filmes em si. Felizmente, Meu Malvado Favorito 4 mantém isso, e diverte a rodo.
MEU MALVADO FAVORITO 4 DIVERTE A RODO
O filme começa com o Gru prendendo um vilão. Ele cai, mas cai prometendo vingança. E escapa da prisão logo em seguida. Nosso herói do nariz pontudo, então, é relocado com a família para um novo bairro, com todos ostentando uma identidade falsa. Esta é a pegada básica.
Na verdade, a narrativa se divide em algumas histórias. De um lado temos Gru se relacionando com os novos vizinhos. De outro, o vilão caçando o protagonista. Finalmente, temos um grupo de minions que são levados para uma experiência onde são transformados em super-heróis. Curiosamente, o filho de Gru, que aparece em quase todas as imagens de divulgação, é só um detalhe, não o mote principal da história.
Pode parecer muita coisa quando separamos em histórias quase independentes, mas a verdade é que nenhuma delas é especialmente desenvolvida. Estamos falando de um filme que pouco passa dos 90 minutos, afinal de contas. Assim, se você quer ver desenvolvimento de personagens ou vibrar com uma narrativa envolvente, é melhor ficar com um filme da Pixar. Divertida Mente 2 ainda deve estar no cinema. Mas Meu Malvado Favorito 4 faz algo que a Pixar ainda não conseguiu (quiçá nem tentou).
UMA METRALHADORA DE PIADAS
Meu Malvado Favorito 4 não é um filme para você sentir ou chorar. Pelo contrário, ele quer fazer você rir. E faz isso muito bem. O que temos aqui é uma metralhadora de piadas, que vão arrancar risadas até do mais sisudo espectador. Eu sei, pois sou um deles.
Os personagens têm carisma, e todo mundo gosta dos minions. Mas digamos que o trabalho pesado já foi feito. Meu Malvado Favorito 4 já começa com o jogo ganho, e então opta por apenas entreter e divertir usando personagens que são capazes de arrancar risos com poucos esforços.
Eu ri muito. Diverti-me muito. Quando os créditos subiram, queria mais. Mas eu gosto de ele ser curto e de ser puramente uma comédia hilariante. Lembra os filmes clássicos estrelados pelo Leslie Nielsen nos anos 80, como Corra que a Polícia Vem Aí. Talvez não seja tão bobo ou tão nonsense (praticamente nada mais é). Mas assim como estes clássicos, é uma comédia descompromissada que tem no dito descompromisso sua principal força.
FADIGA DE FRANQUIA
Normalmente no quarto filme de uma franquia ela já dá sinais de cansaço. Meu Malvado Favorito 4 é o sexto, se você contar os dois filmes dos Minions. Eu não diria que este é o melhor de todos, mas quem gosta deste tipo de humor (como eu) e dos personagens, certamente vai se divertir e valer o ingresso.