Há algum tempo, o Black Sabbath vinha se reunindo com a formação clássica para alguns shows esporádicos em festivais como o Ozzfest, mas todos tinham o mesmo setlist, devido aos problemas do vocalista Ozzy Osbourne em decorar letras e cantar notas mais altas. Claro, ninguém ligava, afinal eram os mestres e criadores do Heavy Metal e eles podem repetir sempre os mesmos clássicos eternos.
Mas o tempo passou e os outros integrantes da banda começaram a manifestar uma vontade de tocar outras músicas e, ao mesmo tempo, começavam a correr boatos de uma reunião com outro ex-vocalista, ninguém menos do que Ronnie James Dio (Dio, ex-Rainbow).
Os boatos cresceram até virar realidade e a reunião com Dio se concretizou. Para não confundir os fãs, a banda passou a utilizar o nome de Heaven And Hell. Logo após a confirmação, o baterista Bill Ward resolveu não participar e, para ocupar o seu lugar, foi chamado Vinny Appice (baterista que gravou os álbuns The Mob Rules, Live Evil e Dehumanizer com o Sabbath, todos com Dio nos vocais) para assumir as baquetas.
A banda então entrou em turnê e resolveu gravar um DVD, para a alegria dos fãs que não puderam ver os shows. Quando meu precioso DVD chegou, fui como um louco colocar no aparelho e aumentei o volume ao máximo, e logo de cara foi fácil perceber uma coisa: Dio está cantando como nunca, sua voz, embora rouca, não perdeu a majestade e continua brilhante, é só ver o começo da musica The Mob Rules para tirar a prova.
O setlist é perfeito e engloba todos os álbuns da “Era Dio”, com certa ênfase para as musicas do álbum Heaven And Hell. Também temos aqui duas musicas inéditas: The Devil Cried (que conta com um ótimo riff do mestre Tony Iommi) e Shadow Of The Wind (que poderia estar em qualquer álbum do Black Sabbath).
Mas os destaques do setlist ficam mesmo por conta das seguintes músicas: E5150/ After All (the Dead), The Mob Rules, Children Of The Sea, I, The Sign Of The Southern Cross, Voodoo, The Devil Cried, Computer God, Falling Of The Edge Of The World, Shadow Of The Wind, Die Young, Heaven And Hell, Lonely Is The World e Neon Knights. Sim, todas as músicas são destaques, ou alguém em sã consciencia poderia dizer que alguma musica do Black Sabbath na “Era-Dio” não é, por si só, um destaque? Ainda mais com uma banda arrasadora interpretando-as.
Deve-se comentar a brilhante atuação de todos os membros da banda (ou mestres do Metal, tanto faz). Tony Iommi executa seus riffs e solos com maestria e prova mais uma vez ser um dos melhores guitarristas que o mundo do Heavy Metal já viu. Geezer Butler arrasa em seu baixo e dá uma aula de habilidade e velocidade. Vinny Appice mostra sua habitual pegada e prova que foi uma excelente escolha para esta reunião. Finalmente, Ronnie James Dio que interpreta brilhantemente todos os clássicos e também canta muito bem as músicas novas.
Depois desse DVD, fica nossa torcida para que venha um novo álbum dos mestres e que mostre para todas essas bandas de New Metal e afins como se faz um bom e verdadeiro álbum de Heavy Metal.