Mal a tecnologia 3D começou a sua revolução com Avatar, e a industria do cinema já trabalha no desenvolvimento de um formato superior, o 4D.
A Coréia do Sul, representada pela empresa Daewoo, exibiu na ultima semana de 2009, as primeiras projeções em 4D. Mas aí o delfonauta se pergunta: o que o formato 4D pode oferecer de diferente?
Aqui vai a explicação: A tecnologia 4D vai mexer com a sensação física das pessoas. Vai permitir que a gente se sinta dentro do filme, pois vamos conseguir ter sensações que o personagem tem. Se estivermos em um ambiente com luz do sol, seremos capazes de sentir isso. Se o ambiente for um campo com árvores e ar fresco, nós vamos ter a sensação de que podemos respirar esse ar limpo também. E tudo controlado por computador.
O uso dos óculos 3D ainda será indispensável e terá um papel mais importante do que no cinema 3D. Além de ser responsável pelas imagens, nas hastes dos óculos é que vão ficar instalados os sensores. São eles que vão estimular o nosso cérebro através de pequenos impulsos.
Apostas para quem será o primeiro diretor a querer usar essa tecnologia?