O delfonauta dedicado sabe do meu apreço por plataformas 2.5D. Por isso, foi com muita expectativa que eu aguardei o lançamento de Castle of Heart.
Trata-se de um joguinho independente até então exclusivo de Switch que vem para coçar nossa coceira de algo na linha dos Castlevania clássicos ou de Ghosts ‘N Goblins. O maior elogio que posso fazer a ele, no entanto, é que visualmente ele lembra muito Dark Souls. Se liga.
Além de lembrar o clássico da From Software artisticamente, as animações lentas e deliberadas também remetem a ele. Tirando isso, no entanto, a experiência de jogá-lo é bem mais old-school e semelhante ao que tínhamos nos plataformas dos 8-bit.
É impossível não lembrar de Castlevania. Você tem itens, por exemplo, e assim como na saga da família Belmont, os itens são jogados em um arco, fazendo com que eles passem irritantemente por cima da cabeça dos inimigos.
CASTLE OF HEART
Basicamente, você vai andar para a direita, matar inimigos e pular entre plataformas movediças. O combate pode inicialmente parecer puro button mashing, mas se você jogar desta forma, Castle of Heart vai parecer muito mais difícil do que realmente é.
A melhor forma de lidar com o combate, na minha experiência, é atacar duas vezes, defender e esperar o golpe do inimigo antes de atacar novamente. Esta tática se mostrou bem útil na minha campanha e garantiu que o combate não ficasse frustrante. Se você simplesmente martelar o botão, a coisa vai parecer um RTS com dano por segundo, onde quem tem mais vida ganha.
VOCÊ ESTÁ SEMPRE MORRENDO
Uma peculiaridade de Castle of Heart é que sua energia é constantemente drenada. Basicamente, você pode encarar isso como um limite de tempo, o que nunca é uma boa ideia. Felizmente, isso não me incomodou tanto quanto eu esperava. Em toda minha campanha, eu morri por falta de tempo apenas uma vez, todas as outras sendo porque apanhei além da conta mesmo.
O jogo tem quatro capítulos que culminam em um chefe e são divididos em cinco fases cada.
A jogabilidade, não vou mentir, não é muito boa. É comum, por exemplo, você querer pular para escapar de uma luta e o personagem simplesmente se recusar.
No final das contas, Castle of Heart é um joguinho esforçado, mas sem firulas (não há nem um menu de opções e o controle quase não vibra). Fica clara a falta de experiência da equipe da 7Levels, pois este parece um jogo feito por estudantes. Estudantes de muito talento, mas ainda estudantes.
Castle of Heart não me empolgou em nenhum momento, mas me manteve consideravelmente entretido. Um bom paralelo seria com aqueles filmes de ação nos quais você desliga o cérebro. É algo a ser curtido sem prestar muita atenção, enquanto bate papo com um grupo de amigos. Só não esqueça de passar o controle para o próximo quando morrer.