Bruno

0

– Aproveite e leia também a resenha de Borat.

Em 2006, Sacha Baron Cohen ficou famoso ao deixar os EUA de pernas para o ar ao encarnar o segundo maior repórter do Cazaquistão. Tão famoso que, só depois de o filme estrear aqui é que seu programa de TV, Da Ali G Show, foi trazido para nossas TVs verde-amarelo.

Curiosamente, eu, que não achei o filme nada de mais, gostei bastante do programa, em especial das entrevistas políticas feitas pelo próprio Ali G (também interpretado por Sacha Baron Cohen). Se o Borat já era menos interessante que o protagonista, o repórter de moda Bruno era ainda pior e respondia pelos momentos mais fracos da série. Desta forma, não estava com a menor expectativa para este longa baseado justamente no dito-cujo.

Assim como tem acontecido bastante ultimamente, fui surpreendido com um longa deveras engraçado e muito menos clichê do que seu antecessor.

Após cometer uma mancada em um desfile de moda, Bruno perde seu emprego. Pela segunda vez na história, o mundo fica contra o maior homem da Áustria. Porém, nosso amigo não vai se deixar abater, e vai voltar a ser famoso, custe o que custar!

Essa é a desculpa para Sacha Baron Cohen expor ao ridículo todos aqueles que cruzarem seu caminho. De políticos a jurados do American Idol, ninguém escapa do seu veneno. E, verdade seja dita, esse veneno muitas vezes passa um pouco da conta.

Como o objetivo de Bruno é ser famoso, ele atira para todos os lados. Assim, felizmente o filme não se limita ao desinteressante mundo da moda. Outro ponto positivo é justamente no que ele se limita a fazer: Bruno tem muito menos história que Borat. Assim, é mais focado no que tem de melhor, que são as entrevistas que testam os limites dos entrevistados até eles mostrarem sua verdadeira face.

Como em Borat, no entanto, algumas partes são tão absurdas que não dá para acreditar que sejam reais (o programa do “Straight Dave” vem à mente). Meu conselho? Pare de pensar em teorias fnordianas do que é real ou não e divirta-se com os absurdos, independente de sua veracidade.

Assim, Bruno é bem melhor e mais engraçado do que Borat. Mas acredito que um do Ali G seria ainda mais legal. Vamos fazer um bolão para ver quando ele sai? Eu aposto em 2012. E você?

Curiosidades:

– Sério que tiraram o trema do título original só por causa da rephorma hortográfica? Que sacrilégio!

Galeria