Se você está se divertindo bastante com os tiroteios de Battlefield 3, agradeça por não morar no Irã. Acontece que as fases usando a capital Teerã como cenário não agradaram em nada o governo iraniano.
O jogo teve sua venda proibida, apesar de não ser vendido oficialmente lá, e alguns lojistas chegaram a ter suas lojas invadidas e revistadas. Teve lojista até sendo preso antes mesmo do comunicado sobre a proibição sair oficialmente.
E parece que essa atitude do governo já era esperada por lá, já que alguns lojistas já haviam se recusado a receber o jogo.
A agência de noticias Fars diz que a proibição veio como resposta a uma petição online feita por “jovens iranianos” com mais de cinco mil assinaturas. Segundo a agência, no texto da tal petição os “jovens” dizem que entendem se tratar de uma obra de ficção, mas acreditam que o lançamento foi feito propositalmente num momento em que os EUA pressionam a comunidade internacional a temer o Irã.
Vale lembrar que, em 2009, a CNN e a Reuters apontaram ligações entre a agência Fars e o governo Iraniano.
Battlefield 3 foi lançado em 25 de Outubro e vendeu cinco milhões de cópias só na primeira semana de acordo com a EA. Vale lembrar também que às vezes é bom ser brasileiro. =D