Esta semana a segunda temporada da reinterpretação do Batman pela Telltale chegou ao seu quarto e penúltimo episódio, intitulado What Ails You. Embora o episódio não seja surpreendente por si só, continua o surpreendente caminho que a desenvolvedora vem seguindo nesta temporada. E desta vez a decisão principal fica bem clara: e se com suas ações você pudesse impedir que o Coringa seguisse o caminho da vilania?

BRUCIE, MEU QUERIDO AMIGO

Batman, The Enemy Within, What Ails You
Já pensou o Bruce Wayne tirando uma selfie com essa galera?

O episódio começa com o ataque do grupo de vilões no qual Bruce Wayne está infiltrado invadindo a instalação que guarda o vírus, seu objetivo desde o início. Obviamente, Brução não pode deixar eles serem bem sucedidos, então está na hora de trair seus quase amigos. Bane e o Senhor Frio já são do mau, assim como a líder Arlequina. Mas e John Doe, o personagem que todo mundo sabe que pode ser o Coringa, mas que ainda não chegou lá? Será possível influenciá-lo a seguir o caminho da justiça?

Batman, The Enemy Within, What Ails You
E se ele nunca colocar essa maquiagem?

Fica bem claro que toda a construção da temporada estava levando a este ponto. ISTO é o que a Telltale queria contar. E acaba sendo também a jogada de gênio dela. Afinal, colocando o Coringa como um vilão em potencial, mas deixando o jogador responsável por mantê-lo na linha, a Telltale pode usar o personagem em mais temporadas do que se ele fosse o antagonista principal. É só ver que Pinguim e Duas-Caras, que foram os mestres de cerimônia da temporada anterior, ficaram totalmente de fora desta.

Obviamente, todo mundo sabe como o Coringa funciona como vilão, então é óbvio que a maioria das pessoas vai escolher evitar que isso aconteça e ver para onde a história vai.

O Coringa da Telltale tem todas as características do personagem clássico, com a diferença que ele está dividido entre o bem e o mal. Ele tem seu lado sádico, gosta de ver o circo pegar fogo. Este episódio tem dezenas de momentos em que você tem a sensação de que o personagem pode surgir em toda sua glória – mas você sempre tem a opção de tentar segurar a loucura, pelo menos um pouquinho mais.

Batman, The Enemy Within, What Ails You
As risadas, por outro lado, não são opcionais.

Eu gosto dessa nova interpretação do personagem, bem como me agrada a possibilidade de ver este que é um dos mais conhecidos personagens da cultura pop seguir um caminho totalmente oposto.

WHAT AILS YOU

Tenho minhas dúvidas, claro, de até que ponto a Telltale vai levar isso. Todos sabemos que as escolhas nos jogos dela são puramente cosméticas, levando todas para um caminho que é quase igual para todo mundo. Assim, é difícil acreditar que esta temporada possa terminar com um Coringa herói para alguns, e um vilão para outros, pois isso causaria sérios problemas narrativos na terceira temporada.

Batman, The Enemy Within, What Ails You
O John está mentindo para você?

Me surpreenderia muito se eles realmente tivessem as bolas para mudar o lado do vilão para sempre, mas quem está jogando esta temporada sabe que vários personagens importantes morreram, então bolas não estão em falta na Telltale. Vai saber.

Independente do final para o qual estamos caminhando, não dá para negar que eu estou curtindo a viagem. A Telltale já mostrou que não está presa à cronologia oficial, então essa história pode de fato caminhar para um caminho longe do tradicional. Sacrifico meus bodes para que ela siga por esta linha. Já pensou se o John Doe vira o Robin na terceira temporada, meu?