Assassin’s Creed: Unity

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Chegou aquele momento do ano em que vamos falar sobre o mais recente Assassin’s Creed. E em 2014 definitivamente não faltam Assassin’s Creed. Temos este Assassin’s Creed: Unity, desenvolvido especificamente para os consoles da nova geração, e no mesmo dia saiu também Assassin’s Creed: Rogue, lançado apenas para a geração passada, e trazendo de volta os combates navais dos últimos dois jogos. O DELFOS vai analisar os dois, mas hoje vamos focar no maior, mais bonito, e mais polêmico Assassin’s Creed do ano.

UMA NOVA GERAÇÃO, UMA NOVA HISTÓRIA

Se você nunca jogou Assassin’s Creed e tinha receio de pegar a história começada, Unity foi feito para você. Temos aqui um jogo totalmente independente de tudo que foi feito antes. A parte no mundo atual, que conectava as histórias de cada um dos jogos, praticamente não existe mais, se limitando a duas cutscenes no decorrer de toda a jogatina. Aqui o foco é no novo protagonista, Arno, que viveu na época da Revolução Francesa.

O início, inclusive, lembra bastante a história de Ezio. Tem assassinato na família, confusões da juventude e, claro, mulheres. Arno, assim como Ezio, é motivado por vingança. No entanto, enquanto Ezio conseguiu transcender a vingança e se tornar um grande mestre da irmandade de Assassinos, Arno tem sempre motivações muito mais pessoais, o que invariavelmente vai colocá-lo em uma posição delicada na ordem de que faz parte.

Eu gostei da história, embora ela careça de toda aquela teoria de conspiração que sempre permeou a série. Aqui o negócio é a história de Arno, e a Revolução Francesa serve apenas como um pano de fundo. Bem de fundo.

Acontece que os grandes nomes desse período histórico tão importante, como Danton e Robespierre, aparecem mais no modo cooperativo do que na campanha. Apenas Robespierre dá as caras no single-player, e mesmo assim é só no final, e com uma importância bem menor para o jogo do que ele teve na história do mundo. Isso porque Arno não se envolve diretamente com a Revolução Francesa. É apenas algo que está acontecendo no país dele enquanto ele busca sua vingança.

É uma pena, pois o jogo até consegue criar bem o clima revolucionário. Claramente, as pessoas nas ruas estão tensas. Protestos e multidões furiosas estão em toda esquina, mas se você entrar no jogo sem saber nada sobre o período histórico retratado nele, vai sair da mesma forma.

Aliás, é nas multidões que você de fato vê o poder da nova geração. Eu nunca tinha visto multidões tão vastas em um jogo antes. O negócio até parece um game de zumbis. Isso deixa relativamente fácil você se misturar à multidão, e ajuda o fato de que, com o clima revolucionário, assassinatos não parecem assustar tanto as pessoas como nos jogos anteriores.

Assassin’s Creed: Unity é lindo. Quando ele está ensolarado e colorido, parece que você está se movendo em uma pintura. Aliás, muitos dos cenários de fato parecem baseados em pinturas da época, inclusive emulando o visual. É realmente impressionante, e belíssimo de se ver. Só é uma pena que ele fique nublado com tanta frequência, pois ele fica consideravelmente menos bonito nesse tipo de clima.

LIBERDADE, IGUALDADE, ASSASSINATOS

Se fosse definir Unity em poucas palavras, diria que ele é um jogo mais roots, mais próximo dos conceitos dos primeiros jogos da série. Não temos tower defense, nem navegação pelos sete mares. Aqui o negócio é focado em escalar construções em um período histórico interessante e em assassinatos bem planejados.

Pois é, delfonauta, se os jogos mais recentes pecavam na falta das missões de assassinato que marcaram os primeiros jogos, agora temos isso de volta. E de forma bem mais aberta.

Agora você normalmente tem algumas oportunidades opcionais nessas missões. Coisas como distrações ou caminhos de infiltração mais discretos. Você pode ignorá-los e, para falar a verdade, eles não fazem tanta diferença assim, mas acrescentam um valor estratégico aos assassinatos que a franquia tinha abandonado.

Essas missões não são apenas mais abertas, mas estão presentes também em maior quantidade. Creio que pelo menos 1/3 das missões da campanha são assassinatos, e a maioria delas é bem legal.

Infelizmente, a campanha é bastante curta. Tem 12 sequências, o que parece uma duração respeitável, mas ao contrário dos jogos anteriores, cada sequência tem apenas duas ou três missões. Tem mais coisa para fazer no jogo, mas se você se focar na história, vai terminar rapidinho.

SIDEMISSIONS

Como todo Assassin’s Creed, além da campanha principal, aqui você tem um montão de missões secundárias, que vêm em vários estilos. As mais legais são chamadas de Paris Stories e são missões mais tradicionais, envolvendo assassinar alguém ou pegar itens. São legais, em sua maioria e, na minha opinião, o jogo deveria ter focado apenas nelas e na campanha.

Mas tem outros tipos também. Um deles, chamado de “enigmas de Nostradamus”, é a coisa mais chata que já apareceu na série. Você encontra um símbolo e uma dica. Alguma coisa tipo “um anjo olha para ele”. E daí você tem que procurar em Paris inteira pelo tal anjo e pelo próximo símbolo, que vai te dar outra dica, e assim sucessivamente. É um saco e, ao cumprir todas, você ganha apenas uma skin, não é nem uma armadura tremendona como nos jogos anteriores.

Outra forma de missão chama Murder Mistery, onde você tem que investigar assassinatos, procurando por dicas e falando com os suspeitos, até acusar um. Isso faz sentido em um jogo do Batman ou em um jogo especificamente de investigação, como L.A. Noire, mas aqui parece meio fora de propósito.

Por fim, temos os rifts, que são corridas contra o tempo em outros períodos históricos, nas quais você fica coletando itens para poder sair. Essas missões opcionais não são grande coisa, mas as primeiras de cada uma delas, que fazem parte da história, são simplesmente sensacionais.

Elas levam o seu personagem a outros períodos históricos, como a Belle Époque ou a Segunda Guerra Mundial. Em uma delas, você precisa escalar a Torre Eiffel. Isso, delfonauta, é Assassin’s Creed em seu melhor. A missão em questão, aliás, quase vale a compra do jogo por si só, de tão legal que é. Capturei um dos melhores momentos, a hora que você salta da Torre Eiffel em vídeo. Confira abaixo:

Uma coisa que não gostei muito é que, logo no início do jogo, ele já fica totalmente aberto para você. Você pode fazer qualquer sidemission em qualquer ordem, inclusive várias ao mesmo tempo. Eu prefiro um gameplay mais focado, como era nos dois primeiros jogos da série ou em jogos como GTA, em que as sidemissions vão sendo liberadas aos poucos.

QUERO SER UM RPG

Uma coisa que está de fato bem diferente dos anteriores é a dificuldade. Reclamação comum entre os fãs da série, que sempre a consideraram fácil demais, agora acredito que o problema vai ser o contrário: o jogo está difícil demais. Tem até um chefe final.

Muito disso se deve a um sistema de níveis semelhante a um RPG. Cada roupinha disponível tem estatísticas que afetam seu personagem e a quantidade de itens que ele pode carregar. E dependendo do nível da sua roupinha, seu personagem também sobe de nível. Tente vencer uma briga contra soldados de nível 4 enquanto você estiver no nível 2 e você vai tomar uma surra. Isso acaba incentivando o grinding. Você vai ficar indo atrás de dinheiro para poder comprar roupas e se tornar menos indefeso.

Aliás, mesmo que você esteja no nível 4 ou acima, é bem capaz de tomar uma surra também. Isso porque Arno luta bem pior do que Ezio ou seus antecessores. Ele não tem mais aquela habilidade de ligar uma morte na outra, matando cada inimigo com um único golpe. Ele também não tem aquela outra habilidade de usar um inimigo como escudo humano para se proteger de tiros, e como a maior parte dos seus desafetos atira em você, isso o deixa extremamente vulnerável.

Por outro lado, suas armas à distância também estão consideravelmente mais fracas. É comum você ser avistado por um guarda, mas não ter como atirar nele por estar longe demais. E ele, claro, consegue atirar em você.

Outras mudanças também foram feitas no combate. Você não consegue mais se aproximar de guardas que estejam lutando com outros personagens e assassiná-los. Ao chegar perto, seu personagem saca a espada e entra em modo de luta. Também não dá mais para assassinar inimigos imobilizados por bombinhas de fumaça, apenas para atacá-los.

Em muitos momentos, todas essas mudanças levam Assassin’s Creed para o oposto do espectro. Ele não é mais fácil demais. Agora é difícil demais. Prepare-se para morrer bastante, e como os loads são longos e frequentes, prepare-se para esperar bastante também.

Ah, e se você gostava de assassinar inocentes, esqueça. Isso não é mais possível, agora você só pode assassinar guardas e inimigos. Também esqueça a possibilidade de chamar outros assassinos para te ajudar a sair de situações complicadas. A não ser que os outros assassinos sejam seus amigos…

ASSASSINOS COOPERATIVOS

A maior novidade de Unity é o novo modo cooperativo para até quatro jogadores, que substitui o multiplayer competitivo que esteve presente em todos os jogos desde Brotherhood (é uma pena que tenham abandonado, pois era o único multiplayer competitivo do qual eu gostava).

Aqui você pode chamar seus amigos para explorar Paris com você, mas poderá entrar apenas nas missões específicas para coop. Elas se dividem em dois tipos: missões tradicionais movidas pela história, nas quais você normalmente tem que assassinar alguém; ou então nos chamados heists, que consistem em invadir uma fortaleza e roubar itens.

Você pode jogar com desconhecidos, no modo público, ou então jogar com seus amigos. A segunda opção é mais recomendável, pois jogando com desconhecidos, toda a estratégia vai para a cucuia, já que fica um competindo com o outro para ver quem vai ter o prazer de cumprir o objetivo. Vira uma bagunça, bem diferente do que os desenvolvedores planejaram.

Com amigos, no entanto, é bem legal. O sistema de bate-papo do jogo é bem fraco, impedindo os jogadores de conversar durante telas de loading ou durante cutscenes, o que torna uma party essencial. Também tem muitos problemas de conexão, e é comum um dos jogadores caírem, mas quando funciona nos conformes, é uma boa diversão.

Não posso deixar de relatar, no entanto, uma das missões que era para nível 2. Eu estava jogando com um amigo, ambos no nível 3, mas não conseguimos concluir a missão por causa de uma porta trancada que exigia uma habilidade que nós não poderíamos comprar naquele momento da história. Uma grande falha de design das fases, mas pelo menos foi a única gritante que encontrei.

Em geral, especialmente se você está interessado no lado histórico da Revolução Francesa, as missões coop são uma boa diversão, pois nelas você vai se envolver mais na revolução em si do que no single player.

POLÊMICAS

Não dá para falar de Unity sem abordar as polêmicas nas quais ele se envolveu, inclusive com gente colocando a Ubisoft como a nova EA na posição de empresa de games mais anti-consumidor do momento.

De fato, a primeira impressão não é muito amigável. Logo de cara, no dia do lançamento, os jogadores foram brindados com um patch de 900 mb. Dois dias depois, outro patch com o mesmo tamanho já tinha que ser baixado. São praticamente 2 gb de atualização em um jogo que tinha alguns dias de vida. E mesmo com os dois patches, você ainda vai ter problema de framerates e coisas bem mais graves, como o protagonista de repente atravessando o chão ou ficando preso no cenário (o que aconteceu comigo várias vezes).

Além disso, imediatamente quando você começa a jogatina, é bombardeado por um monte de coisas que não servem para melhorar o jogo, mas para piorá-lo. Microtransações (bem naquele esquema “pague para ganhar”), app para celular, initiates e uplay. Nas primeiras horas com Unity, parece que o jogo está preocupado com tudo, menos com dar uma experiência completa de um título AAA nos consoles da nova geração. Vamos elaborar um pouco mais cada um desses assuntos.

Microtransações: com pacotes que vão até 100 dólares, basicamente você compra um tipo de moeda que te permite “hackear” o jogo e comprar os upgrades. Basicamente, serve para evitar o grinding, coisa que nunca existiu antes em um Assassin’s Creed e que parece ter sido colocado especificamente para incentivar as microtransações.

App para celular: se tem uma coisa que ninguém pensa quando está jogando um jogo de 200 reais num console de última geração, em uma TV grande e som 7.1 é “hum… esta experiência realmente poderia ser melhorada se eu estivesse jogando no meu telefone”. Não, o público de jogos de celular é outro, mas mesmo assim você só vai conseguir completar Unity se passar algumas horas jogando no seu celular.

Por mais que eu não goste disso, eu até tentei baixar o aplicativo para fins desta resenha, mas na loja brasileira do Android, a única coisa que encontrei ao procurar pelo jogo foi um contador de dias para seu lançamento. Ah, e sem o app, tem muitas coisas no jogo que vão ficar lacradas para você.

Initiates: Esta é uma opção no menu que te leva a algo que parece ser um site, onde você pode ganhar XP para subir de nível e ganhar algumas recompensas no jogo (basicamente uniformes dos heróis anteriores da série, que até este jogo sempre eram desbloqueados naturalmente). O problema é que, enquanto estava jogando, absolutamente tudo no site estava com a frase “coming soon”, impossibilitando que eu fizesse qualquer coisa ali. E adivinhe: se você não brincar com o Initiates, tem coisa no jogo que vai ficar lacrada para você.

Uplay: O Uplay já é conhecido. O que antes dava, em troca de alguns troféus, alguns upgrades ou roupinhas especiais, agora parece ser menos útil, pois parece destravar apenas imagens de fundo usadas no próprio Uplay.

Tudo isso somado, e quão cedo tudo aparece no jogo (são as primeiras coisas que você vai ver), contribui muito para uma péssima primeira impressão, especialmente por obrigar o jogador a ficar fazendo coisas fora do jogo.

RECOMENDAÇÃO

Particularmente, Assassin’s Creed: Unity trouxe de volta coisas que eu sentia que tinham sido perdidas na franquia em troca de outras novidades. As batalhas navais, por exemplo, embora sejam muito elogiadas pela crítica, não me agradaram tanto. Eu gosto da série para curtir história, escalar prédios e planejar os assassinatos. Unity traz o foco nisso de volta, o que para mim desceu muito bem.

Assassin’s Creed: Unity faz muitas coisas erradas, e dá para entender porque foi tão criticado pela imprensa gamer, mas se você focar na campanha single player e cooperativa e nas Paris Stories, vai se divertir bastante.

No momento que escrevo este texto, ainda não comecei a jogar o Rogue, mas a impressão que tenho é que Rogue é feito para quem gostou muito de Black Flag, enquanto Unity é focado em quem gostou muito dos dois primeiros jogos da série. Eu faço parte deste último grupo, então considero Unity o melhor Assassin’s Creed em anos. Mantenha-se delfonado, pois em breve falaremos de Rogue aqui e poderemos comparar os dois.

Antes de ir, não deixe de conferir nossa galeria de imagens ali embaixo, recheada com screenshots exclusivas capturadas durante meu tempo com o jogo.

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