Assassino de Virginia Tech inspirado pelo filme Oldboy?

0

Alguém se lembra de algum assassinato em massa onde não tentaram transferir a culpa para a arte? Pois é, e o mais recente caso não é exceção.

Cho Seung-hui, que matou 32 pessoas, feriu 29 e depois se suicidou na universidade estadunidense de Virginia Tech enviou para a ABC um pacote com vídeos, fotos e coisas do tipo explicando seus motivos para o assassinato. Não, espertão, ele não enviou do além, fez isso antes de se matar (eu acho).

O fato é que uma das fotos lembra muito uma cena de Oldboy (ambas reproduzidas aí do lado). Logo, de acordo com a forma estadunidense de pensar, a culpa é do filme (ainda mais que é um filme estrangeiro).

Não quero me estender muito aqui, pois acho que o assunto rende uma Pensamentos Delfianos no futuro. Mas é óbvio que a arte tem uma influência nas pessoas. Agora dizer que é a única culpada é burrice.

Quase todo ano aparece um desses casos nos EUA de um cara que mata colegas da faculdade. E o que as pessoas dizem sobre o assassino não varia muito: ele era um cara quieto, isolado. Possivelmente humilhado pelos colegas, eu diria?

A-há, talvez aí esteja o motivo. Toda ação gera uma reação! Se o cara é freqüentemente humilhado, tem uma hora que ele não agüenta mais e reage. E isso acontece tanto aqui no Brasil quanto nos EUA. Só que lá, o acesso a armas é muito mais fácil do que aqui. Dá nisso.

Na minha opinião, esses casos não são a doença da sociedade, como são freqüentemente tratados. São o sintoma de uma sociedade doente. E enquanto essa sociedade não mudar, vai continuar acontecendo. Ou você acha que é coincidência que esse tipo de coisa praticamente só aconteça nos EUA?

Galeria

Galeria