Eu gosto de Mario Kart. Provavelmente você também. Porém, como acredito que para a maioria dos jogadores, o game do bigodudo basta para mim. Eu comprei Mario Kart 8 para o Switch, mas nunca teria comprado Team Sonic Racing. E teria perdido um jogo deveras divertido. Tão ou mais, aliás, do que o da Nintendo. Esta é nossa análise Team Sonic Racing.

ANÁLISE TEAM SONIC RACING

A verdade é que Team Sonic Racing é derivativo. Basicamente, é um Mario Kart com a turma do Sonic. O funcionamento e o gameplay são parecidíssimos, e boa parte dos poderes de um tem uma contraparte no outro. A popular casca de banana, por exemplo, aqui é um cubo. Na prática, o efeito é o mesmo.

Team Sonic Racing, Análise Team Sonic Racing, Sega, Sonic, Delfos
Ao invés de bloquear sua visão com meleca, aqui são notas musicais.

Agora sabe como algumas covers são melhores que as originais? Pois então. Team Sonic Racing tem basicamente tudo que Mario Kart tem, e mais.

TEAM SONIC RACING = MARIO KART: CARISMA E GRAND PRIX

Você gosta mais da turma do Sonic ou da do Mario? Isso é totalmente subjetivo. Eu diria que ambas têm seu carisma e uma parcela de fãs considerável. Infelizmente, este jogo foca apenas em personagens da série Sonic, então, ao contrário do anterior, não espere jogar com Alex Kidd e outros personagens famosos da Sega.

Team Sonic Racing, Análise Team Sonic Racing, Sega, Sonic, Delfos
Eu preferia jogar com o Alex Kidd do que com o Omega, mas fazer o quê?

Assim como em Mario Kart, aqui dá para jogar corridas em pistas individuais ou em Grand Prix agrupados. Basicamente, o que é a carreira na série da Nintendo, aqui é um modo secundário. Isso porque, em matéria de conteúdo, simplesmente há muito mais por aqui.

TEAM SONIC RACING > MARIO KART: MODO HISTÓRIA

O mais importante é um modo história. Trata-se de um monte de corridas e outros eventos, intercalados por cutscenes. Não espere os valores de produção de Mortal Kombat 11, no entanto. Embora toda a história seja falada, ela não é animada. Você apenas vê um desenho estático do personagem que está falando.

O próprio roteiro não é lá muito bom. Envolve um novo personagem, chamado Dodon Pa, que convida a turminha para uma série de corridas. Todos os heróis ficam desconfiados das intenções dele, especialmente quando Eggman e sua turma aparecem para correr também. Apesar das desconfianças, todo mundo aceita correr, e só muito tempo depois perguntam ao Dodon Pa porque ele organizou as corridas. E ele responde. WTF!? Então tudo poderia ter sido resolvido antes da primeira prova?

Team Sonic Racing, Análise Team Sonic Racing, Sega, Sonic, Delfos

Apesar do roteiro fraco, o modo história acaba dando ao jogo mais sustância do que costumamos ter em jogos de kart. Você vai correr em cada pista várias vezes, alternando corridas tradicionais, grand prix e provas de pontuação que, pelo que pude constatar, só podem ser jogadas neste modo.

Estes são exatamente os pontos mais fracos do jogo. Estas provas envolvem derrapar próximo de postes, ou evitar o trânsito, e até são divertidas por si só. Porém, para avançar nelas é necessário conseguir medalha de prata, e isso é absurdamente difícil. Felizmente, dá para escolher outros caminhos para continuar a história na maioria das vezes, mas a dificuldade é tão mais alta nestes modos do que nas corridas que é provável que a coisa seja mexida em um futuro patch.

TEAM SONIC RACING > MARIO KART: CORRIDAS EM TIMES

Isso dá nome ao jogo, e arriscaria dizer que é justamente a principal inovação de Team Sonic Racing e o que o torna um dos melhores do gênero. É incrível, mas a Sumo Digital (de Crackdown 3) conseguiu aqui criar um verdadeiro modo cooperativo, algo que não me lembro de ter visto em outro jogo de corrida antes.

Team Sonic Racing, Análise Team Sonic Racing, Sega, Sonic, Delfos

Funciona assim: as provas são feitas em times de três (há individuais também, se desejar), e cada participante que cruza a linha de chegada ganha um número de pontos baseado em sua posição. O time que fizer mais pontos, ganha. Assim, é possível ganhar uma corrida mesmo que nenhum dos membros chegue em primeiro.

Mas não é só. A verdadeira sacada vem de como os coleguinhas podem se ajudar. Pegou um item que não lhe apetece? Dá para passar para seus amigos, e eles vão receber uma versão turbinada.

Além disso, dá para usar o vácuo dos miguxos para ganhar um turbinho camarada, e mesmo recuperar a velocidade de alguém que foi atingido, bastando dirigir perto dele.

Team Sonic Racing, Análise Team Sonic Racing, Sega, Sonic, Delfos

O mais legal é que fazendo cada uma dessas coisas, uma barra é preenchida e, uma vez cheia, é possível usar o ultimate. Trata-se de um super-hiper-extra-mega-turbão que, além de aumentar a velocidade, deixa o time todo invencível durante alguns segundos. Então quanto mais você ajudar seus colegas, mais rápido vai encher a barra. E quanto mais vezes encher a barra, maior é a possibilidade de vitória. Trabalho em equipe, meu!

TEAM SONIC RACING > MARIO KART: AUDIOVISUAL

Eu joguei Team Sonic Racing no PS4, então talvez a diferença não seja tão gritante na versão de Switch. Mas estaria mentindo se não dissesse quão mais bonito é este jogo no PS4 se comparado a Mario Kart 8 Deluxe no Switch.

Team Sonic Racing não é apenas cheio de cores vivas, ele é também brilhante, chamativo e recheado de detalhes. É algo lindo de se ver, e olha que nem tem suporte a HDR.

Team Sonic Racing, Análise Team Sonic Racing, Sega, Sonic, Delfos
Cores! Muitas cores!

Os personagens também falam com frequência, e as falas são bem dinâmicas. Por exemplo, se o Tails acertar um tiro na Amy, rola um diálogo específico entre estes dois personagens. Verdade, a coisa acaba ficando repetitiva depois de um tempo, mas a falação dos bichinhos contribui muito para o desenvolvimentos dos personagens.

As músicas também são simplesmente fantásticas. Team Sonic Racing traz alguns cenários clássicos da história da franquia, e isso inclui as músicas de cada um. Mas mesmo as que são novas e específicas deste jogo são muito boas.

TEAM SONIC RACING < MARIO KART: ONLINE

É uma pena, mas embora Team Sonic Racing traga um modo online, durante meus testes, parece não haver ninguém jogando. E eu testei na semana de lançamento do jogo, teoricamente quando os servidores deveriam estar mais cheios. Isso é um excelente argumento a favor do crossplay. Provavelmente se eu pudesse brincar com quem está nos outros consoles, seria mais fácil achar um jogo.

Team Sonic Racing, Análise Team Sonic Racing, Sega, Sonic, Delfos

Felizmente, ainda dá para jogar com amigos compartilhando um sofá, mas é claro que o ideal é ter todas as opções.

TEAM SONIC FTW!

Como disse no início, eu não teria comprado Team Sonic Racing e dificilmente o teria jogado se não fosse para review. E teria perdido um excelente jogo de corridinha, tão bom ou melhor do que o Mario Kart mais recente.

gameplay é bem semelhante, mas as corridas em time e o modo história, além do audiovisual impressionante, acabam servindo como excelentes argumentos para quem é fã do gênero experimentar Team Sonic Racing. Eu duvido que você não se divirta!