Grid é um jogo curioso. Dependendo de para quem você perguntar, ele pode ser o quarto capítulo da série Grid, ou então o décimo na série TOCA. Para esta nossa análise Grid, no entanto, isso não é importante. O importante é sua qualidade como um jogo de corrida moderno e de alto orçamento.

ANÁLISE GRID

Felizmente, sua qualidade se mantém alta. O pessoal da Codemasters a essa altura já manja do riscado de um bom jogo de corrida, e Grid é suficientemente técnico e suficientemente acessível para agradar a todo tipo de fã de velocidade.

Análise Grid, Grid, Codemasters, Corrida, Delfos

Ao contrário de séries como F1Grid é um jogo focado exclusivamente na corrida. Aqui você não perde tempo mexendo no carro, administrando sua carreira ou qualquer outra distração, a não ser que realmente queira.

Você pode jogar on-line com estranhos, ou criar suas próprias corridas mexendo em um emaranhado de opções. Eu passei a maior parte do meu tempo com ele no modo carreira, que é composto de algumas dúzias de eventos, divididos em várias categorias, como “tunados” ou, a que mais me chamou atenção pelo nome, “Fernando Alonso“.

Análise Grid, Grid, Codemasters, Corrida, Delfos

Os eventos são partidas fixas, em que você pode escolher um punhado de carros predeterminados e competir em algumas pistas também predeterminadas. Alguns se limitam a uma única corrida, enquanto outros são torneios de quatro ou mais.

MODALIDADES

Há apenas duas modalidades. Corridas tradicionais ou Time Attacks. Nesta, você compete pela volta mais rápida. Porém, é necessário completar todas as voltas preestabelecidas para terminar o evento, mesmo que você já tenha conquistado o primeiro lugar logo de cara.

Análise Grid, Grid, Codemasters, Corrida, Delfos

As corridas em geral são também em voltas no circuito. A quantidade pode variar, mas cada uma costuma durar entre quatro e seis minutos, o que considero um pouco longas demais. Especialmente pelo fato de que você passa esse tempo repetindo voltas. Em matéria de jogos de corrida, sempre preferi a modalidade de ir do ponto A ao B.

ENTRE O ARCADE E O SIMULADOR

Uma coisa legal de Grid é sua acessibilidade e customização. Ele tem dificuldades preestabelecidas, mas você pode modificar qualquer aspecto delas a qualquer momento, e sem qualquer penalidade. Por exemplo, dá para escolher jogar com a IA adversária no muito difícil, mas com rewinds ilimitados. Outra alternativa é desligar os rewinds, mas deixar os outros pilotos mais dóceis.

Análise Grid, Grid, Codemasters, Corrida, Delfos

A rebobinada, aliás, é muito boa, ainda melhor do que a que temos em Forza. No jogo da Microsoft, você pode voltar em blocos fixos. Aqui dá para retomar o controle do carro a qualquer momento, dando muito mais liberdade e controle. E convenhamos, a inclusão de rewinds em jogos de corrida é uma das melhores invenções do gênero.

CUIDADO COM O NEMESIS

Grid tem algumas novidades que são bacanas na teoria, mas não fazem muita diferença na prática. Ele inclui, por exemplo, um sistema de Nemesis. Caso você bata muitas vezes no mesmo piloto, ele vai te marcar. Isso fará com que ele te trate de forma mais agressiva.

Análise Grid, Grid, Codemasters, Corrida, Delfos

Parece legal, e é, mas na prática não faz muita diferença. Dificilmente você vai ficar disputando lugar com o mesmo caboclo por muito tempo, e uma vez que ele seja ultrapassado, não será mais um problema.

Outra novidade é que você tem um colega de time. Ele funciona como qualquer outro piloto da IA (e inclusive pode virar seu Nemesis também). O bacana é que parte do que ele arrecada nas corridas vai para o seu bolso.

Análise Grid, Grid, Codemasters, Corrida, Delfos

Você pode dar instruções para o coleguinha, em especial atacar ou defender (ou, em outras palavras, conquistar novas posições ou manter a atual). O problema é que o caboclo nega fazer o que você pede em 90% das vezes. E mesmo quando aceita, por exemplo, atacar, quase nunca isso se reflete em uma melhora em suas posições.

O coleguinha e o sistema de Nemesis são as principais novas características de Grid, mas nenhuma delas de fato afeta o gameplay consideravelmente.

O que vale é que é um jogo de corrida sério, mas sem perda de tempo. Particularmente, ainda me agrada mais aquele esquema absurdo de um Forza Horizon, tipo apostar corridas contra aviões. Mas se você acha esse tipo de patacoada exagerado demais, e ao mesmo tempo não quer se inserir totalmente em um complexo simulador, Grid é o jogo para você.