Análise A Fisherman’s Tale (PS VR2): interação em VR

Escala é a principal mágica de games em VR.

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A Fisherman's Tale, Vertigo, Delfos, PS VR2

Olha que curioso. Eu estava jogando A Fisherman’s Tale para o PS VR2 sob embargo. Ou seja, não podia falar publicamente dele. Mas a primeira coisa que ele tentou fazer quando abri o jogo foi me vender a continuação, Another Fisherman’s Tale. Claro, o jogo saiu em 2019 para várias plataformas de VR e a questão era o relançamento para PS5. Mesmo assim, foi algo engraçado.

A FISHERMAN’S TALE

Assim como Job Simulator ou, talvez mais apropriado, I Expect You to DieA Fisherman’s Tale é um jogo sobre interagir e ocupar um espaço virtual. Ou seja, ele é bem primário, sendo bonitinho e divertido para quem usou pouco de VR. Para quem já tem mais perna na tecnologia, não sobra muita coisa. Além de irritação.

A Fisherman's Tale, Vertigo, Delfos, PS VR2

Isso porque, para avançar na campanha, você precisa resolver uma sequência de quebra-cabeças, e estes são basicamente saber com o que interagir e quando. Assim como I Expect You to Die (se liga, o link leva para outra matéria dessa vez), portanto, você fica meio a esmo, interagindo com tudo que dá, na esperança de avançar a história.

UMA IDEIA BACANA

O bacana em A Fisherman’s Tale é a ideia de um mundo dentro de um mundo. Você controla um marinheiro que tem um modelo do farol onde mora. A questão é que no modelo também mora um marinheirinho, e do lado de fora, um marinheirão. O momento que eu tirei o teto da maquete e o mesmo aconteceu com o teto do meu cenário, revelando um sósia gigante do meu personagem, foi sinceramente mágico, e eu exibi um grande sorriso.

A Fisherman's Tale, Vertigo, Delfos, PS VR2
Escala, cara!

Os puzzles em geral envolvem pegar algo pequeno e trazer para o seu mundo, ou então usar o senhor grandão para pegar/usar algo do seu mundo e jogar no teu – mantendo a escala. É uma ideia muito legal, mas o jogo simplesmente não é claro o suficiente.

Num dos puzzles, por exemplo, eu precisava passar um fósforo para o meu mini-me através de uma janelinha. Tentei isso imediatamente, e simplesmente não rolou. Então tentei outras opções, sem sucesso. Daí desisti e fui olhar um guia, e vi que minha ideia original era exatamente o que precisava fazer. Mas o jogo não “entendeu” que eu queria fazer aquilo, e daí não reconheceu a solução. Isso acontece com ENORME frequência na curta campanha. Para mim, o jogo durou umas duas horas, mas a maior parte do tempo eu fiquei a esmo testando um monte de coisa inútil. Sabendo o que deve ser feito, você encontra vídeos de guia com cerca de 30 minutos. É realmente uma experiência curta.

UM GIMMICK BONITINHO

A Fisherman's Tale, Vertigo, Delfos, PS VR2

Então A Fisherman’s Tale é um jogo bonitinho, com um gimmick bacana, mas cujo gameplay nunca se torna realmente especial. O lado bom é que é uma ideia que só funciona realmente em VR, então é o tipo de experiência que muita gente nunca teve. Mas se você tem um VR, provavelmente já brincou com muitos títulos assim. E aqui tem muito pouco para chamar sua atenção.