E a Sony continua mostrando suas garras. Desta vez, uma nova atualização está dando o que falar.
Depois da famigerada atualização 3.21, que desabilitava a utilização do sistema operacional Linux do console, agora saiu a atualização 3.30.
O que ela faz? Começa a “preparar o terreno” do videogame para a tecnologia 3D, conforme a gente já te contou aqui.
Puxa, que legal, hein? =D
Nem tanto… O site gringo Thinq constatou um detalhe interessante: além do esquema 3D, a Sony realizou uma ligeira modificação nos termos de uso (aquele contratinho que quase ninguém lê) do videogame, garantindo o direito de atualizar o seu console sem a sua permissão!
Confira abaixo a transcrição/tradução da parte que fala das atualizações, prestando atenção nos trechos em negrito:
“De tempos em tempos, a SCE pode fornecer atualizações, upgrades ou serviços para o sistema PS3™ para garantir que ele está funcionando corretamente, em conformidade com as orientações da SCE ou para lhe oferecer novas ofertas.
Alguns serviços podem ser fornecidos automaticamente sem aviso prévio, quando você está online, e outros podem estar disponíveis para você através da rede online da SCE ou canais autorizados.
Sem limitação, os serviços podem incluir a prestação da mais recente atualização ou download da nova versão, que pode incluir patches de segurança, novas tecnologias ou as configurações de revista e recursos que podem impedir o acesso a conteúdos não autorizados ou piratas, ou a utilização de hardware ou software não autorizado em ligação com o sistema PS3 ™.
Além disso, você pode não ser capaz de ver seu próprio conteúdo, se inclui ou exibe o conteúdo que é protegido por tecnologia de autenticação. Alguns serviços podem alterar suas configurações atuais, causar perda de dados ou de conteúdo, ou causar alguma perda de funcionalidade. É recomendável que você faça backup regularmente de quaisquer dados no disco rígido dos quais possa ser feito o backup”.
Ou seja, você sequer terá a autonomia de escolher se quer ou não atualizar o firmware do seu videogame.
Não que haja muita escolha hoje em dia, uma vez que games mais recentes requerem os últimos updates para funcionarem, e deixar de atualizar sua máquina pode transformá-la em um enorme peso de papel. Ou, quem sabe, você poderia adaptar seu videogame conforme a imagem acima, o que deve ser bem legal!
Isso se a Sony não fizer isso para você.
Mesmo assim, impor isto aos usuários é uma tremenda falta de respeito da Sony para com os seus clientes! Aliás, mais uma falta de respeito, após limar o Linux e, mais recentemente, cancelar o PS Room de seu portátil.
Sonystas revoltados de plantão, a área de comentários é para vocês! 😉