É engraçado como a turminha do Crepúsculo parece estar se esforçando para se afastar da franquia que lançou suas carreiras.
Com o vampiro fosforescente fazendo filmes com o Cronenberg e seu objeto de desejo estrelando filmes europeus como este, não dá para não perceber que eles estão deliberadamente tentando se afastar de filmes para adolescentes.
Uma decisão de carreira esperta, afinal, temos muitos exemplos de atores que ficaram marcados por um papel, e que nunca conseguiram se afastar dele. Se vai dar certo para os atores preferidos da Stephenie Meyer, apenas o tempo dirá. Enquanto isso, falemos de Acima das Nuvens, uma co-produção franco-suiça-alemã estrelada pela Kristen Stewart.
Aqui conhecemos uma atriz de 40 anos (Juliette Binoche), que tem uma assistente jovem e bonita (Stewart, que de óculos fica ainda mais interessante, sobretudo se misturada com catupiry). A coroa iniciou sua carreira em uma peça onde interpretava uma moça de 20 anos que seduziu uma mulher de 40.
Agora, em uma nova encenação da peça que a consagrou, ela é convidada para fazer o papel da mulher mais velha, enquanto uma atriz ascendente (Chloë Grace Moretz) interpretará a femme fatale.
O que a princípio parece ser um bom negócio, logo começa a incomodá-la, quando ela percebe que nutre sentimentos por sua assistente e começa a ficar deveras incomodada com as semelhanças entre ela e sua personagem.
O longa é lento, bem padrão europeu mesmo, e demora para mostrar a que veio. E mesmo quando esquenta, não chega a ficar especialmente interessante. Até porque a linguagem e os personagens não geram muita identificação com o espectador.
A própria Hit-Girl quase não aparece, embora a sinopse faça parecer que sua personagem é bem importante. O negócio mesmo é entre Kristen e Juliette, e a relação entre as duas, que é bem explorada, mas não causa muito impacto.
Este, a exemplo dos últimos filmes estrelados pelos Crepúsculos, acaba sendo mais um estudo de personagens. O equivalente interpretativo de um solo de guitarra masturbatório. Se isso lhe interessa, vá ao cinema e divirta-se.