Para esse assunto ficar mais compreensível para aqueles que não acompanham o Aranha, algumas explicações devem ser feitas.
1 – Quem é Venom? Venom é a união do jornalista Eddie Brock com um simbionte alienígena, formando uma criatura que reproduz todos as habilidades do aracnídeo de forma ainda mais poderosa. Venom é um dos vilões mais interessantes devido à sua personalidade conflitante e à sua força absurda, sendo sempre extremamente difícil de ser derrotado. O simbionte surgiu na série Guerras Secretas (resenhada aqui no Delfos em 27/2/2004) e era a roupa usada pelo Homem-Aranha durante a era do uniforme negro.
2 – O que é Ultimate? É um caça-níquel criado pela Marvel onde as origens de seus heróis são recontadas como se estivessem acontecendo nas épocas atuais. Apesar de ser, obviamente, uma jogada da editora para esvaziar os bolsos dos leitores, a série Ultimate do Aranha está, na minha opinião, muito mais interessante do que a cronologia normal.
Tudo explicado, vamos à resenha sobre a versão Ultimate deste vilão.
Eddie Brock era um amigo de infância de Peter Parker. Seu pai era parceiro do progenitor de Peter em suas experiências científicas. Ambos morreram misteriosamente em um desastre de avião enquanto investigavam uma cura para o câncer. Essas pesquisas levaram os dois a construir uma roupa especial que reconstruiria as células perdidas pelos doentes.
Obviamente, esta roupa faz as vezes do simbionte alienígena da cronologia normal. A graça da estória é ver como ela vai acabar possuindo Eddie Brock e como este vai se tornar inimigo daquele que era seu amigo de infância.
Uma ótima decisão do roteirista Brian Michael Bendis foi trazer para a cronologia Ultimate um dos heróis mais legais do universo Marvel normal de forma muito simplificada e, ao mesmo tempo, mais realista. Saem as forçadas Guerras Secretas e entra uma explicação científica envolvendo uma das doenças mais assustadoras e impiedosas da atualidade.
Outra vantagem é que essa explicação mais simples pode abrir a possibilidade de Venom aparecer na série de filmes do Aranha, pois seriam necessários ao menos três filmes para contar a origem original (parece pleonasmo, mas se referindo ao universo Marvel faz sentido ) do vilão em toda sua glória – um para Guerras Secretas, outro para a saga do uniforme negro e outro para Venom propriamente dito. Com a nova origem, temos a possibilidade de ter toda a estória do vilão contado em um único filme com qualidade e de forma convincente.
Resta agora torcer para que os roteiristas dos próximos filmes percebam essa possibilidade e lembrem também de outro inimigos legais do amigão da vizinhança, como Electro e, principalmente, o Lagarto, que ficariam muito legais em suas transições para a tela grande.