Ao lado da Nintendo, nenhuma outra editora de games tem um catálogo tão vasto e querido quanto a Sega. Então na hora de escolher um jogo antigo para relançar para as plataformas atuais, não deu outra. Cá estamos com uma nova edição de… Super Monkey Ball: Banana Blitz HD?

SUPER MONKEY BALL: BANANA BLITZ HD

Super Monkey Ball: Banana Blitz foi um joguinho de lançamento do Wii (de 2006), que tinha como objetivo introduzir os então hypados controles de movimento na série Super Monkey Ball. E isso é o que torna tão curioso este relançamento. Pois, pelo menos nesta versão de PS4 que eu testei, todos os controles foram adaptados para o modo tradicional.

Super Monkey Ball: Banana Blitz HD, Sega, Delfos

O problema é que a jogabilidade de Banana Blitz nunca foi muito boa. Quem analisou o lançamento na época era da opinião de que os controles de movimento deixavam o jogo mais difícil do que o planejado. Adaptados para o tradicional, então, fica pior ainda.

No original, a pista era entortada de acordo com a posição do seu controle. Aqui, você se movimenta com a alavanca, mas ao movê-la para os lados, a pista ainda se inclina. Isso causa confusão.

BOBSLED

Super Monkey Ball: Banana Blitz HD, Sega, Delfos

O jogo na verdade é bem simples. Você deve levar um simpático macaco dentro de uma bolinha até a chegada de cada fase. Os estágios são curtos, em geral levando menos de um minuto. No caminho há obstáculos, como colunas, pássaros que causam vento, etc. Eles querem te derrubar da pista, o que faz perder vida e reiniciar a fase. Depois de oito fases, vem um chefe, e daí é avançar para o próximo mundo.

Apesar de ser um jogo lançado 13 anos atrás para um console que até na época era tecnicamente limitado, até que a apresentação se mantém bacana. A estética cartunesca, as músicas animadas e a simples alegria contagiante dos macaquinhos são suficientes para tirar sorrisos do rosto do mais emburrado jogador.

Super Monkey Ball: Banana Blitz HD, Sega, Delfos

Super Monkey Ball é o típico jogo de lançamento de Wii, no sentido de que ele é melhor usufruído em partidas curtas. Tipo, pegue, jogue uma fase, e pare. Neste sentido, ele também deve ter combinado com a portabilidade do Switch. Mais do que isso, no entanto, ele logo se torna repetitivo e frustrante, especialmente graças a seus péssimos controles.

Assim como I Am Bread, a dificuldade aqui não é passar pelos obstáculos, mas vencer os controles. E isso definitivamente não é uma boa fórmula para diversão.

MINIGAMES

Super Monkey Ball: Banana Blitz HD, Sega, Delfos

Além da campanha principal, há 10 minigames, que também não fazem mais sentido. No original, cada um deles se destacava por usar os controles do Wii de formas criativas. Agora, de forma mais tradicional, a maioria é simplesmente ruim. O do hoverboard, em especial, acontece numa pista de gelo que escorrega muito. É impossível não se irritar.

Um que funcionou bem é um minigame de ação em que você controla uma navinha. É o tipo de joguinho tradicional antigo, a ponto de que eu fiquei curioso para saber como funcionava no Wii. Aqui, pelo menos, foi sem dúvida o mais legal.

Super Monkey Ball: Banana Blitz HD, Sega, Delfos

Super Monkey Ball: Banana Blitz HD talvez seja o lançamento mais pitoresco do ano. Originalmente foi lançado para explorar o potencial de controles de movimento. Agora, desprovido deste gimmick, acaba sendo um jogo sem maiores atrativos. Bom para uma diversão rápida, mas carece de sustância, ou mesmo de uma jogabilidade melhor planejada.