A quantidade de filmes de terror da estirpe sobrenatural, sobre entidades malignas que aterrorizam pessoas normais, é impressionante. E a coisa não dá sinais de que vá diminuir. Pelo contrário, o subgênero se prolifera num ritmo que deixaria até os coelhos (os tarados da natureza) no chinelo.

Infelizmente, a qualidade geral não é proporcional à quantidade, como bem atesta O Chamado do Mal, mais um do gênero a chegar às nossas telas, e que não deverá deixar saudades quando sumir das mesmas.

Delfos, O Chamado do Mal, CartazA história é aquela coisa de sempre: um professor universitário se muda com a esposa grávida para uma casona no campo. Não demora para que estranhos fenômenos paranormais comecem a acontecer, ligados a algo que ocorre com o futuro bebê do casal.

Daí você já sabe, são aqueles sustos previsíveis de sempre, o maridão cético (afinal, ele é professor de matemática!) se recusando a acreditar na esposa quando ela insiste que coisas bizarras estão acontecendo e por aí vai. A coisa dá um sono desgraçado e é difícil se manter acordado até o final.

O CHAMADO DO MAL

Ironicamente, ele melhora um tiquinho no último terço, quando finalmente os personagens demonstram algum sinal de lógica e passam a tratar a presença de uma entidade maligna mais a sério.

Daí ele tenta pegar emprestado alguns elementos da série Sobrenatural (sobretudo os dois primeiros), mas bem longe do mesmo nível de qualidade. Sem falar que a essa altura já é tarde demais para salvar o desfecho do filme, quando todo o resto só deve impressionar mesmo alguém que nunca tenha visto um exemplar do gênero na vida.

Delfos, O Chamado do Mal

Fraco, previsível, personagens sem carisma, até os chamados sustos típicos causam apenas bocejos e nada mais. Realmente quase nada se salva aqui. Na realidade eu ia dar apenas meio para ele, mas acabei aumentando a nota geral para todo um Alfredo pela já mencionada sensível melhora no terço final. E não diga que eu nunca fui generoso!

Enfim, O Chamado do Mal entrega muito pouco, e mesmo esse pouco você já viu de formas muito melhores em outros longas mais bem realizados. Assim, mesmo os fãs mais hardcore dos filmes de medo terão de pensar bem antes de decidir se querem mesmo perder seu tempo com mais uma tranqueira. Melhor mesmo deixar para lá, afinal, logo mais estreia mais um filme sobre entidades malignas.