Tradicionalmente, os jogos de corrida se focam, nada surpreendentemente, no ato de correr. Porém, se você é um piloto profissional de Fórmula 1, você não passa a maior parte do tempo correndo. Muito pelo contrário. F1 2017 reflete bem isso. Aqui você vai administrar sua carreira, montar o carro, fazer estratégias para corridas, praticar pra caramba, e só depois de tudo isso, vai se aventurar na sua primeira competição.
Se você quer a emoção da velocidade, bom, Need For Speed está sempre aí. Este jogo não é para você. No entanto, se você é um apaixonado pelo mundo da Fórmula 1, este é um lançamento único, e não dá para perder. Trata-se não apenas de um simulador de corrida, como Project Cars. Aqui a coisa é focada em tudo que envolve ser um corredor profissional.
EQUIPES E EXPECTATIVAS
Após criar seu personagem, você vai escolher uma equipe, e cada uma delas tem suas expectativas. As mais pintudas, como Ferrari e Red Bull, esperam que você esteja sempre entre os melhores. Outras têm expectativas mais modestas, então a sua escolha é um verdadeiro teste de humildade. E se você está disposto a arriscar pegar uma das equipes que deseja o pódio, pense duas vezes. É mais difícil chegar lá do que parece.
Aí rola umas cutscenes para conhecer seus colegas e aos poucos você é apresentado às mecânicas. Você deve construir seu carro, em uma árvore de upgrades que não faria feio no mais complexo RPG. Deve escolher pneus, alinhamento e muito mais, tudo isso com efeitos claros na corrida. Não se engane, isso vai levar um bom tempo.
Depois de tudo isso, você vai para o treino, onde você tem um tempo pré-estabelecido (coisa de 30 minutos) para correr à vontade no circuito ou tentar fazer alguns desafios que lhe permitirão conhecer melhor o carro e o trajeto. Pensa que acabou depois disso? Não, meu amigo, são três treinos antes de a competição começar. Você pode sair dos treinos quando desejar, mesmo que ainda haja tempo, mas se você pensa em fazer isso, talvez este não seja o jogo para você.
Após os três treinos, vem a corrida de qualificação. Um time trial que visa classificar a posição de todos os pilotos no grid de largada. Depois disso, aí sim, começa a preparação para a corrida.
Preparação? Pois é, você precisa escolher uma estratégia, do tipo quando e quantas vezes vai parar no pit-stop. Com tudo pronto, é hora da largada.
GO, GO, GO!
Na minha primeira partida, toda esse preparo levou entre 90 minutos e duas horas. Pois é, eu estava jogando F1 2017 há duas horas e ainda não tinha feito minha primeira corrida. Quando chega a hora de acelerar, no entanto, ela é tão longa e complexa quanto o resto.
As corridas envolvem muitas voltas e duram perto de meia hora. E você não vai acelerar com fé em nenhum momento. Aqui a coisa é bem mais tática. Há muitas regras que normalmente não existem em videogames. Saia da pista e você é punido. Ultrapasse alguém enquanto “corta cantos” e você terá alguns segundos para devolver a posição (ou seja, frear até ser ultrapassado).
Além disso, você deverá ter muito cuidado para não bater. Na melhor das hipóteses, uma batida exige uma parada extra no pit-stop. O mais realista, no entanto, é uma batida quebrar seu carro e te tirar da corrida (se isso acontece, você pode usar um flashback para tentar de novo).
Durante a corrida, sua equipe vai falar bastante com você, fazer perguntas e sugerir ajustar estratégias. Ou seja, enquanto você corre, tem um menu do lado direito da tela que você precisa navegar e fazer opções. Esta foi a coisa mais confusa e desnecessária que encontrei no meu tempo com o jogo.
A jogabilidade da corrida, porém, é excelente. É difícil, mas dá a sensação de ser bastante realista. A vibração nos gatilhos do Xbox One ajuda na sensação de imersão, e o visual beira o fotorrealista.
Além das corridas nos circuitos tradicionais, há também algumas que são por convite, e que rolam entre uma sessão e outra. Estas são mais leves que as corridas tradicionais e envolvem coisas como ultrapassar uma quantidade específica de veículos em um limite de tempo.
Depois da corrida, sua performance é avaliada. Se não cumpriu as expectativas do time, você pode perder o contrato. Se estiver tudo ok, começa todo o treino e planejamento para uma nova corrida.
F1 2017
F1 2017 não é um jogo para todo mundo. Assim como um shooter tático não é apropriado para quem quer apenas dar uns tirinhos, o que temos aqui é bem mais meticuloso, lento e estratégico. Particularmente, eu nunca tinha visto um jogo de corrida tão complexo, e acredito que de fato exista um público para isso. Se você costuma ler revistas de carros e passa horas assistindo corridas na TV, não deixe de experimentar.
FICHA TÉCNICA
Disponível: PS4, Xbox One e PC
Analisada: Xbox One Desenvolvedora: Codemasters Editora: Deep Silver Gênero: Simulador de Fórmula 1
Lançamento: 25 de agosto de 2017 |