O delfonauta dedicado já sabe da minha missão de jogar todos os Resident Evil antigos (ou seja, tudo que veio antes do quinto). São muitos jogos, mas aos poucos, conforme eles vão sendo relançados, eu vou conseguindo avançar nesta árdua tarefa.

Resident Evil – Code: Veronica X saiu para PS4 no dia nove de maio de 2017. Não se trata de um remaster nem nada luxuoso. É apenas uma emulação do jogo como ele era no PS2. De novidade, há troféus, mas controles, gráficos e sons continuam exatamente como eram quase duas décadas atrás.

Resident Evil Code Veronica
Tem alguém aí dentro?

E vou dizer, apesar de eu estar curtindo jogar estes clássicos de outrora, é inegável que muitas coisas neles envelheceram muito mal. Já é notória minha reclamação constante com o fato de você ter que usar itens para salvar, algo que não foi resolvido nem nos jogos remasterizados. Este, no entanto, traz um problema que os HD Remasters não têm: os controles.

Os controles em Code: Veronica são do tipo tanque. Ou seja, mover a alavanca para cima faz o personagem andar para frente, e colocar para os lados faz ele girar no mesmo lugar. Como navegação, isso é um inconveniente, mas durante o combate chega a ser injusto. É muito difícil escapar até do mais simples zumbi com esse tipo de jogabilidade. E dificilmente o jogo te coloca contra apenas um monstro. O primeiro combate, por exemplo, já exige que você se defenda de cinco miolentos. É difícil acreditar que na época eu preferia controles de tanque aos que hoje se tornaram a regra, e os escolhia sempre que tinha a possibilidade.

Resident Evil Code Veronica
Os maditos cachorros de Resident Evil.

Isso torna um jogo que sempre foi difícil parecer quase impossível, especialmente no início, quando você tem poucos itens para salvar e pouca munição. Verdade, depois que você escapa da prisão, a coisa se torna mais apropriada, até porque você já estará mais acostumado com os controles, mas prepare-se para sofrer bastante até lá. Devo dizer que eu precisei de muita força de vontade para não abandonar a jogatina logo no início.

Felizmente, ao continuar, a coisa deu um clique, e comecei a me divertir tanto quanto quando joguei o remaster do primeirão. Sim, controles e saves limitados ainda me incomodam, mas acabei aprendendo a lidar com eles.

Resident Evil Code Veronica
Steve sendo tremendão.

E foi bom, porque Code: Veronica X traz tudo que tinha de bom nos Resident Evil originais. Tem aquele ar de mistério que incentiva a exploração. Tem as cenas de ação estilosas e até o humor camp tão tradicional da Capcom e de jogos japoneses em geral.

A história chegou a me surpreender com o quanto gostei dela. Tem clima, tem atmosfera e é bastante intrigante, além de termos vários dos principais personagens da série que não costumam aparecer em todos os jogos. É difícil entender porque Code: Veronica X não saiu como um jogo numerado, já que ele não parece um spin-off, mas um verdadeiro e trüe Resident Evil, que é tão essencial para os fãs da série quanto seus irmãos mais conhecidos.

Resident Evil Code Veronica
Miolos…

OS FILMES RESIDENTES:

Resident Evil 2: Apocalipse

Resident Evil 3: A Extinção

Resident Evil 4: Recomeço

Resident Evil 5: Retribuição

Resident Evil 6: O Capítulo Final

OS JOGOS RESIDENTES:

Resident Evil 4: o jogo

Resident Evil HD Remaster

Resident Evil Revelations 2

Resident Evil 0 HD Remaster

Resident Evil 4 ainda é maior legal

Resident Evil 7: Biohazard