Todo artista famoso tem sua legião de fãs, e dentre este grupo, é comum haver um ou outro mais desequilibrado, que ultrapassa os limites aceitáveis entre a mera admiração e a obsessão, partindo para o doentio. Sendo um dos maiores nomes da literatura de terror a habitar este sinistro planeta, Stephen King também tem sua cota de fãs desajustados, stalkers e psicóticos em geral.
E isso deve assustá-lo pra caramba, pois usou justamente este elemento como combustível para um de seus melhores e mais notórios romances, Misery: Louca Obsessão. Aqui ele conta a história de Paul Sheldon, um escritor famoso pela série de livros da personagem Misery. Logo após terminar um novo romance, ele sofre um acidente de carro e é resgatado pela ex-enfermeira Annie Wilkes, que diz ser sua fã número um e ama muito mais que o salutar todos os livros da série Misery.
Não demora muito para Paul perceber que a sorte do seu salvamento virou um baita azar, pois Annie tem um monte de parafusos a menos na cachola. E ele, com as duas pernas quebradas, está à mercê de seus caprichos e mudanças bruscas de humor, o que só se acentua quando ela lê o último romance de Misery e não gosta nada dos rumos da história.
Este é um dos trabalhos mais tensos de King, e também um dos mais diretos e enxutos. Curto para seus padrões (apenas 328 páginas), elimina a muitas vezes desnecessária gordura de seus trabalhos maiores e concentra-se apenas em dois personagens, outro fator não muito comum em sua obra, visto que ele prefere trabalhar com elencos grandes.
Também se passa quase todo em apenas um ambiente, o quarto de hóspedes da casa de Annie, onde Paul está acomodado, e nunca perde o foco do embate entre os dois. Annie, fisicamente forte e completamente imprevisível, é uma ameaça constante ao debilitado Paul, que só pode contar com sua inteligência e imaginação de escritor para tentar escapar dessa situação completamente assustadora.
De quebra, King ainda aproveita para, através de Paul Sheldon, discorrer um pouco sobre o ofício da escrita. E para quem se interessa por isso, as analogias que ele faz sobre o ato de escrever são sempre interessantes. E para aqueles que preferem o horror mais puro e o gore, aqui também estarão bem servidos.
Quem se lembra da adaptação para o cinema com sua antológica cena da marreta vai se surpreender, por exemplo, ao descobrir que no livro essa passagem não só é diferente, como consegue ser ainda mais violenta e angustiante. E o romance ainda possui muitos outros momentos de sadismo físico, mas equilibrando bem com momentos de terror psicológico.
Misery: Louca Obsessão é um dos livros mais simples e eficazes de Stephen King. Desprovido de muitos de seus vícios costumeiros, é daqueles trabalhos capazes de agradar até quem não é muito chegado em sua obra. E depois de lê-lo, vai ser inevitável sentir um calafrio na espinha caso alguém se declare como seu fã número um, então nem pense em fazer isso nos comentários aqui do DELFOS.
CURIOSIDADES:
– O livro foi publicado no Brasil pela editora Francisco Alves, em 1991, sob o título de Angústia e relançado pela Suma de Letras em 2014 rebatizado como Misery: Louca Obsessão, versão analisada nesta resenha.
– O romance gerou uma das adaptações cinematográficas mais famosas da obra de Stephen King. Batizado no Brasil como Louca Obsessão, o longa de 1990 dirigido por Rob Reiner (que também dirigiu Conta Comigo) e estrelado por Kathy Bates, James Caan, Richard Farnsworth e Lauren Bacall, valeu a Kathy Bates o Oscar de melhor atriz pelo papel de Annie Wilkes.