Guardiões da Galáxia: origens e curiosidades

0

Você gostou de Guardiões da Galáxia, delfonauta? Eu também!

E embora muita gente esteja estupefata em ver uma equipe de heróis desconhecidos fazendo um sucesso equivalente aos Vingadores, eu confesso que não estou tão surpreso assim. É que eu já tive esta mesma sensação anos atrás, quando comecei a acompanhar as aventuras de Peter Quill e seus amigos nos quadrinhos, e em pouco tempo eles se tornaram a minha equipe de super-heróis favorita.

E agora, que os Guardiões se tornaram literalmente os pintudões galácticos do cinema, muita gente vem se interessando pela equipe. Por isso, eu preparei para você esta matéria especial cheia de curiosidades sobre a equipe que até pouco tempo atrás eram ilustres desconhecidos até mesmo por quem lê quadrinhos com frequência.

Talvez você ache óbvio, mas é sempre bom frisar que esta matéria contém alguns spoilers malvados, por isso recomendo que você leia depois de ter assistido ao filme.

Aperte o play aí embaixo para entrar no clima e rume ao infinito e além! Ooga-Chaka Ooga-Ooga

O CYRILOVE DISSE EM SUA RESENHA QUE NUNCA OUVIU FALAR DESSES PERSONAGENS. ELES SURGIRAM APENAS RECENTEMENTE NOS QUADRINHOS?

Esta é uma pergunta muito interessante. Embora os Guardiões da Galáxia em si tenham surgido apenas em 2008, a grande maioria de seus integrantes, inclusive todos os cinco que apareceram nas telonas, deram as caras pela primeira vez nos quadrinhos nos anos 70! Até houve uma equipe chamada Guardiões da Galáxia nesta época, mas eles atuavam em um futuro alternativo. Inclusive, o Youndu dos quadrinhos fazia parte deste time.

Só que, diferente do que acontece com os personagens da DC, os personagens cósmicos da Marvel nunca foram muito conhecidos e a maioria deles foi parar na geladeira lá pelo fim dos anos 80. Buscando revitalizar estes personagens, em 2006, a Marvel contratou um belo time de roteiristas especializados em quadrinhos de ficção-científica (a maioria deles britânicos).

O resultado deste projeto foi a Aniquilação, uma história pintudissíma na qual todos os heróis esquecidos, e alguns vilões também, colocaram suas diferenças de lado para, literalmente, salvar o universo da conquista do Aniquilador. Se você gosta de histórias com táticas de guerra, tramoias mirabolantes e muitas naves explodindo, sem dúvida vai curtir esta.

A saga fez tanto sucesso que, cerca de um ano depois, ganhou uma continuação intitulada Aniquilação²: A Conquista, escrita pelo mesmo time da saga anterior. Nesta história, os heróis da Aniquilação se reúnem novamente para impedir a Falange, uma raça tecnológica que se aproveitou da devastação da guerra para escravizar o universo. Esta saga não é tão bombástica quanto a primeira, mas ainda é muito boa e eu também recomendo.

Após a derrota da Falange, o Senhor das Estrelas e Nova chegaram à conclusão de que o universo precisava de uma equipe de protetores, para impedir uma terceira guerra devastadora. E assim surgiram os novos Guardiões da Galáxia, que pelas habilidosas mãos da dupla britânica Dan Abnett e Andy Lanning, tornou-se uma das revistas mais aclamadas da história da Marvel. E ai o resto acho que você já sabe.

A ORIGEM DOS PERSONAGENS DO FILME É MUITO DIFERENTE DAS HQs?

Um pouco. Como eu disse, a maioria destes personagens foi criada nos anos 70, então eles deram uma atualizada em suas origens, mas mantiveram as principais características de cada um.

O Senhor das Estrelas, por exemplo, só foi para o espaço depois de adulto e, ao invés de um caçador de recompensas, ele era uma espécie de policial galáctico, patrulhando o universo em uma nave inteligente chamada Nave… que era gamada por ele. Ainda bem que se livraram disso.

O Rocket Racoon era o chefe da segurança de um planeta chamado Meio-Mundo, criado para ser uma espécie de hospital psiquiátrico galáctico. Já o Groot é o monarca do Planeta X e surgiu como um invasor alienígena na época que a Marvel publicava histórias de terror. Porém, ambos também se conheceram em uma prisão.

A personagem cuja origem cinematográfica ficou mais parecida com a das HQs foi a Gamora. As duas versões são quase iguais, a diferença é que nos quadrinhos ela não teve sua família morta por Thanos, mas teve sua espécie inteira massacrada por uma raça inimiga de alienígenas. Ela não tem parentesco algum com a Nebulosa, mas ambas já trabalharam juntas.

Já quem mais teve sua origem alterada foi Drax, o Destruidor. Nos quadrinhos, ele não é um alien, mas um homem comum chamado Arthur Douglas. Um belo dia, Arthur resolveu dar um passeio pelo deserto de Nevada com sua esposa e filha, sem imaginar que Thanos planejava aterrissar naquele local. Com medo de ser descoberto, o vilão destruiu o carro da família.

Vendo que Thanos representava uma ameaça gigantesca, seu próprio pai e avô colocaram o espírito de Arthur Douglas em um corpo criado para resistir ao titã louco e batizaram o ser de Drax, o Destruidor. Só que ele era bem diferente do que vimos nas telas do cinema: sua primeira forma era a de um brutamontes anabolizado, que andava por aí com uma roupinha roxa e era burro feito uma porta. Basicamente, um Hulk espacial, só que mais sanguinário. Ele só ganhou sua aparência atual (a mesma das telonas) em 2006, em uma história que serviu de prévia para a Aniquilação.

Já o vilão do filme, Ronan o Acusador, surgiu como um vilão do Quarteto Fantástico, mas com o tempo foi ganhando traços mais nobres e heroicos e hoje é aliado dos Guardiões da Galáxia. Porém, assim como no filme, ele é um extremista que não vê problema nenhum em castigar aqueles que desobedecem as leis que ele segue.

E O THANOS? QUAL É A DELE?

Nos quadrinhos, Thanos é um membro dos Eternos, uma raça de seres humanos evoluídos à parte de nós por experimentos de deuses galácticos e que moram em Titã, uma das luas de Saturno. Porém, o rapaz nasceu com a aparência dos Deviantes, uma raça inimiga.

Desprezado por seus pares, Thanos cresceu isolado e em sua juventude tornou-se obcecado pela morte. Tanto que até formou uma banda de doom metal se apaixonou pela personificação da Morte. Sim, estou falando daquele esqueleto que anda por aí vestido de preto e segurando uma foice. O problema é que, no Universo Marvel, a Morte é uma entidade cósmica e não dá muita bola para seres físicos.

Para impressionar sua amada, Thanos tenta a todo custo conseguir poderes para aniquilar todo o universo e criar um novo, onde ele e a Morte poderão viver finalmente juntos.

Falando assim, até parece bobo, mas acredite em mim, delfonauta: o cara faz planos complicadíssimos para este fim. Afinal, ninguém se torna um dos principais inimigos dos Vingadores à toa.

EXISTEM OUTROS GUARDIÕES ALÉM DOS DO FILME?

Sim. Além daqueles que você viu na tela grande, nos quadrinhos a equipe ainda conta com a presença dos seguintes membros:

Adam Warlock: Um homem de pele dourada criado artificialmente por cientistas da Terra para ser o humano perfeito. Após se rebelar contra seus criadores, ele se isolou no espaço e decidiu se tornar um herói. Ele é um “mago quântico” e pode fazer coisas bem legais com seus encantos, como viajar na velocidade da luz e criar buracos negros. Seu maior inimigo é uma versão maléfica de si mesmo, que tem pele roxa e atende pelo nome de Adam Magus. No filme, o casulo que Adam usa para recuperar suas forças pode ser visto na sala do Colecionador, o que significa que ele pode aparecer na sequência.

Besouro: Um insetóide muito ágil e habilidoso com um bastão. Sua maior característica, contudo, é ser um Don Juan galáctico e já se enrascou várias vezes por causa de um rabo-de-saia.

Mantis: Uma artista marcial e ex-prostituta vietnamita, cujo pai é um super-vilão alemão. Ela participou dos Vingadores por um tempo e se casou com um alienígena vegetal telepata. Juntos, eles conceberam um bebê que será o messias do universo. Ela também ganhou pele verde após a união. E como se tudo isto já não fosse bizarro o bastante, seus poderes incluem telepatia e o dom da precognição. Ou seja, ela sabe o que os outros vão fazer antes de fazerem, o que gera situações constrangedoras e hilárias.

Serpente da Lua: A filha de Drax, que sobreviveu ao ataque de Thanos. Ela foi levada pelo pai de Thanos para ser criada e treinada pelos monges de Titã, uma das luas de Saturno. Além de ser uma mestra do Kung Fu de primeira, a moça careca também é telepata e bissexual assumida. Ela vive um romance com Phyla-Vell.

Phyla-Vell: A filha do herói kree Mar-Vell e irmã mais nova de Genis-Vell, respectivamente o primeiro e segundo Capitão Marvel. Phyla carregou o manto da família após a morte do irmão, mas depois da Aniquilação, assumiu o manto de outro herói tombado, o Quasar. Mais tarde, ela ganhou poderes sombrios e adotou um visual dark cheio de caveiras, assumido a identidade de Mártir.

Major Vitória: Líder da primeira encarnação dos Guardiões da Galáxia. Ele tem um escudo igualzinho ao do Capitão América e até foi encontrado em um bloco de gelo pelos Guardiões atuais.

Jack Flag: Um carinha comum que pinta o cabelo de vermelho, azul e branco. Foi assistente do Capitão América durante os gloriosos anos 90.

Nova: Embora seja apenas um membro honorário dos Guardiões, Nova ajudou a fundar o grupo e dá uma mão sempre que necessário. Além disso, sua revista possui laços fortíssimos com a dos Guardiões e a Tropa Nova estava no filme, então ele merece estar aqui.

Richard Rider era um jovem nerd sofredor como eu e você, mas sua vida mudou quando encontrou um alien moribundo, que transformou Rider em um membro da Tropa Nova. Se esta história lhe pareceu familiar, delfonauta, é porque ela é mesmo: Nova surgiu nos anos 70 como uma homenagem ao Lanterna Verde e ao Homem-Aranha, para ensinar poder e responsabilidade para uma nova geração de leitores.

Durante a Aniquilação, Richard foi o único membro da Tropa Nova a sobreviver e adquiriu toda a Força Nova para si, tornando-se o Nova Primordial. Liderou as forças de resistência contra o Aniquilador como um verdadeiro general e tornou-se um dos personagens mais pintudos da Marvel.

Depois do evento Marvel NOW!, outros heróis se juntaram à equipe por um tempo, como o Agente Venom, a Capitã Marvel e até o Homem de Ferro.

O GROOT SÓ FALA “EU SOU GROOT” MESMO?

De acordo com o príncipe inumano Maximus, o Groot fala muitas coisas através da entonação de sua voz e inclusive tem um intelecto avançadíssimo. Só que seu povo tem uma fisiologia muito rudimentar e os músculos da laringe ficam inflexíveis quando se chega à idade adulta e por isso só fala o próprio nome. As pessoas até entendem o que ele quer dizer, mas não conseguem entender suas palavras, pois não conseguem perceber as nuances de sua entonação. Mas Maximus consegue e até criou uma máquina complicadíssima seguindo as instruções do grandalhão.

O problema é que Maximus é doido pra chuchu, então por muito tempo ficamos sem saber se isso é verdade ou apenas um delírio da sua mente. Felizmente, as dúvidas dos leitores foram sanadas quando os X-Men encontraram os Guardiões e a jovem Jean Grey leu a mente do Groot, revelando pensamentos eloquentes. Você pode ver estes dois momentos lá embaixo, na nossa galeria.

Uma curiosidade: Em suas primeiras aparições nos anos 70, o Groot falava normalmente. Esta característica foi mantida em sua primeira aparição do século XXI, em um dos prelúdios para Aniquilação²: A Conquista. Só que, quando a saga em si começou, a única coisa que ele proferia era a sua célebre frase. Não há explicação nas HQs para o porquê desta mudança, então, acho seguro dizer que foi uma falha de comunicação entre os roteiristas.

O QUE É UM CELESTIAL?

Você provavelmente deve se lembrar de Luganenhum, a colônia mineradora onde os heróis se encontram com o Colecionador, certo? No filme, é citado que ela na verdade é a “cabeça decepada de um Celestial”, mas não explica exatamente o que é um Celestial.

Para você que já perdeu cinco noites sem dormir procurando esta resposta, eu explico. Os Celestiais são seres gigantescos de poder incomensurável que surgiram no início do cosmos e foram os responsáveis por criarem a vida e a morte, além de vários experimentos genéticos com as mais variadas formas de vida. Um desses experimentos foi o que gerou os poderes dos mutantes na Terra.

SE OS CELESTIAIS SÃO TÃO PINTUDOS ASSIM, O QUE RAIOS CONSEGUERIA DECAPITAR UM DELES?!

Quando Nova fez esta pergunta a Cosmo, ele respondeu “não fazer a menor ideia. Cosmo apenas feliz de não estar lá quando aconteceu”. E eu também.

Curiosidade: Nas HQs, Luganenhum também fica na cabeça de um Celestial, mas é um centro de pesquisas e comércio intergaláctico localizado no limiar do universo. Tanto que seu nome em inglês, Knowhere, é um trocadilho com as palavras “know” (conhecer, saber) e “nowhere” (lugar nenhum). O local também é o quartel general dos Guardiões da Galáxia.

QUAIS SÃO OS PODERES DAS GEMAS DO INFINITO?

Como dito no filme, existem seis gemas do infinito, e cada uma delas controla um aspecto do cosmo em si.

A joia verde é a da Alma. Ela pode controlar todas as almas do universo, sejam vivas ou mortas. Assim como o Raziel do Soul Reaver, a própria pedra tem uma fome por almas.

A joia laranja controla o Tempo e permite ao seu portador viajar no tempo e a habilidade de envelhecer ou rejuvenescer as coisas, além de poder prender pessoas e universos inteiros em um loop infinito.

A joia amarela controla a Realidade e pode realizar desejos, além de fazer seu portador viajar por outras realidades.

A joia azul da Mente aumenta os poderes psíquicos do portador, além de permitir que ele controle a mente de outras pessoas.

A joia roxa controla o Espaço e dá ao usuário a habilidade de existir em todos os lugares, além de poder comprimir e expandir a massa das coisas.

E finalmente, a gema vermelha é a joia do Poder, e controla todo o tipo de força e energia existente no universo. Ela também dobra a força física do portador e aumenta o efeito das outras joias.
Aquele que possuir todas as seis gemas pode invocar a Manopla do Infinito, uma luva dourada que permite ao usuário usar as seis joias do infinito ao mesmo tempo, tornando-se onipotente.

Porém, tudo indica que as joias do infinito nos filmes não serão exatamente fieis às HQs. É que o chefão da Marvel Studios, Kevin Feige, revelou em uma entrevista que o Tesseract, de Capitão América e Os Vingadores, é a Gema do Espaço, apesar de ser azul. Já o diretor de Guardiões da Galáxia, James Gunn, revelou em seu Twitter que a joia que Ronan usou para aterrorizar Xandar é a gema do Poder, apesar de ser roxa. Há ainda uma teoria de que o Aether de Thor: O Mundo Sombrio seja a gema da Realidade, mas esta não passa de um rumor.

Eu ainda acho que as características apresentadas pelas Joias do Infinito nas telonas batem muito mais com suas contrapartes quadrinhísticas, tanto nas cores quanto nos poderes que elas conferem a seus portadores, mas não dá para ignorar as declarações de pessoas envolvidas diretamente com os filmes. Vale lembrar que estas declarações foram dadas de forma um tanto despojada e nada foi formalizado nos filmes ainda, então há a possibilidade de eles mudarem de ideia ou de estarem trollando os fãs, para não darem spoilers. Sacrifico meus bodes para que seja isso.

QUEM É O PAI DO SENHOR DAS ESTRELAS?

Nos quadrinhos, o pai de Peter Quill é J’son de Spartax , também conhecido como Jason de Sparta, imperador do pequeno império de Spartoi.

Um dia, quando ainda era um príncipe, a nave de J’son foi abatida por inimigos de seu império e ele caiu na Terra, onde se apaixonou por uma moça chamada Meredith Quill. Ele tentou viver uma vida terráquea normal ao lado de sua mulher e filho, mas teve que voltar a seu planeta para cumprir seus deveres reais. Vale lembrar que esta é a origem dos quadrinhos, mas ela pode ser mudada nos filmes.

Apesar de ser um povo alienígena e ter uma fisiologia diferente, os spartoi se parecem conosco e não fazem coisas legais como voar ou soltar lasers pela boca. Que mariquinhas!

O QUE DIABOS FOI AQUELA CENA PÓS-CRÉDITOS?

Uma coisa que eu achei curiosa foi ver que muita gente ficou sem entender absolutamente nada da cena pós-créditos. E alguns ficaram até revoltados com ela, querendo saber qual a relevância do cachorro e do pato para a trama. Porém, aqueles dois animais são personagens muito especiais para os fãs dos quadrinhos.

O cachorro se chama Cosmo, e ele é um dos membros dos Guardiões da Galáxia nas HQs, além de um dos personagens mais amados pelos leitores da Marvel, mesmo tendo surgido apenas recentemente.

Cosmo foi enviado para o espaço ainda nos anos 70, como parte do programa espacial soviético, mas acabou se perdendo e dado como morto. Ele foi parar em Luganenhum, onde com o tempo se tornou o chefe da segurança de lá. O canino ainda é telepata e usa esta habilidade para falar diretamente com os outros, com direito a sotaque russo e tudo.

Como membro dos Guardiões, Cosmo raramente vai a campo e atua mais como suporte tático e operador de teleporte da equipe. Ele é extremamente gentil, leal e está sempre de bom humor, assim como todo cachorro. Mas ele e Rocket Racoon não se dão muito bem, igual na vida real.

Já o outro é Howard, o Pato, um pato alienígena que veio parar na Terra. Sua história é muito, mas muito bizarra, tanto dentro quanto fora das HQs. Ele até pode parecer um pato fofinho, mas isso é só aparência: Howard é cínico, mal-humorado, pessimista, tem pavio curto, namora uma modelo gostosona, se mete nas mais bisonhas aventuras e quase sempre é visto fumando charuto.

O personagem surgiu em 1973, criado por Steve Gerber e Val Mayerick como uma espécie de “sátira social” e paródia da cultura pop da época. Suas histórias geralmente envolviam críticas políticas, falavam de sexo e até davam uns pitacos na própria Marvel. Por incrível que pareça, o personagem fez um estrondoso sucesso na época, mas suas aventuras entraram em declínio depois que Gerber deixou a Marvel. Howard teria se tornado apenas uma pequena nota de rodapé na história da editora, se não fosse por um pequeno detalhe que aconteceu na década seguinte que marcaria o personagem para sempre.

Em 1986, uma adaptação de Howard, o Pato chegou aos cinemas, com produção e efeitos especiais de ninguém mais, ninguém menos que George fuckin’ Lucas!

Pausa para a exclamação de surpresa.

O elenco contava com Lea Thompson (a Lorraine de De Volta para o Futuro II), Tim Robbins e Chip Zein, como dublador de Howard. A direção foi de Willard Huyck, um dos roteiristas de Indiana Jones e o Templo da Perdição. No Brasil, o filme foi batizado como Howard, o Super-herói.

Mesmo com o envolvimento de George Lucas, o filme foi metralhado pela crítica, faturou quatro Framboesas de Ouro e é lembrado até hoje como um dos piores filmes da história do cinema. E pela infame cena aonde aparecem os peitos de uma pata, o que não faz sentido algum já que, você sabe, patos não são mamíferos.

O mais bizarro de tudo é que a Disney hoje em dia é dona tanto da Marvel quanto da Lucasfilms, o que faz Howard o Pato ser, tecnicamente, o único filme licenciado pela Marvel de posse total da editora.

EXISTEM QUADRINHOS DOS GUARDIÕES DA GALÁXIA PUBLICADOS NO BRASIL?

Sim, a editora Panini publicou aqui no Brasil três sagas da primeira fase dos Guardiões: Aniquilação, Aniquilação²: A Conquista e Guerra dos Reis em formato de minissérie, além de várias edições das revistas Guardiões da Galáxia e Nova, copiladas em alguns números da revista Marvel Apresenta. Infelizmente, nem tudo desta fase foi publicada aqui e duas sagas ficaram faltando.

Depois da reformulação Marvel NOW! (que aqui no Brasil ficou conhecida como Nova Marvel), as aventuras dos Guardiões da Galáxia estão sendo publicadas mensalmente na revista Universo Marvel.

BEM, ISTO FOI MUITO EXPLICATIVO. EXISTE MAIS ALGUMA CURIOSIDADE?

Só mais uma, para fechar esta matéria com chave de fofura. O co-criador do Rocket Raccoon, Bill Mantlo, foi vitima de um atropelamento quase fatal em 1992. Bill sobreviveu ao acidente, mas os danos cerebrais que ele sofreu foram gravíssimos e irreversíveis, o que o obrigou a viver até hoje sob cuidados especialíssimos em uma clínica especializada É, e às vezes a gente reclama da vida.

Mas eu estou contando isso porque a Marvel/ Disney fez uma imensa homenagem ao cara, mesmo ambos tendo brigado por anos a fio pelos direitos do personagem. Sem ninguém saber, a produtora levou todo um equipamento de cinema para o quarto de Bill e exibiu uma sessão especial de Guardiões da Galáxia exclusiva para ele e sua família. E o melhor, colocou o nome do cara nos créditos.

De acordo com o Bleeding Cool, o irmão e guardião legal de Bill, Michael Mantlo, declarou no Facebook que Bill adorou o filme e considerou este um dos dias mais felizes de sua vida. Sem dúvida, Guardiões da Galáxia é um filme muito especial.

E então é isso. Agora você sabe um pouco mais sobre esta equipe de heróis que conquistou meu coração lá em 2006 e agora está conquistando os corações do mundo inteiro. Espero que tenha gostado da matéria e, se tiver alguma dúvida que eu não abordei, deixe-a aí embaixo nos comentários que tentaremos responder.

LEIA TAMBÉM

Homem de Ferro – onde tudo começou.
Homem de Ferro 2 – até agora só o ferroso teve uma sequência.
O Incrível Hulk – até por favelas cariocas o gigante esmeralda passou.
Thor – e não é que o deus do trovão é meio fanfarrão?
Capitão América: O Primeiro Vingador – apresentando a última peça que faltava.
Os Vingadores – The Avengers – o filme de super-heróis mais esperado da história.
Homem de Ferro 3Has he lost his mind? Can he see or is he blind?

Thor: O Mundo Sombrio – A Fanfarronice está de volta.

Capitão América 2: O Soldado Invernal – O Sentinela da Liberdade está de volta. E desta vez é pessoal.

Guardiões da Galáxia – Estrelando os heróis que ninguém conhecia, mas agora todos amam.

O Hulk de Ang Lee – não faz parte da história, mas, ei, é o Hulk!

Galeria