E3 2013: confira o resumão da coletiva da Sony

0

Enquanto a primeira impressão do Xbox One deixou os gamers furiosos, o PlayStation 4 teve um efeito exatamente oposto.

A Microsoft, porém, deu a volta por cima e se deu muito bem em sua coletiva de imprensa. Será que a Sony vai conseguir superar a sua concorrente? É o que vamos descobrir neste resumo.

DE VOLTA PARA O PRESENTE, PARTE 2

Enquanto sua rival apostou em novas franquias e continuações exclusivas, a Sony resolveu ir pelo caminho inverso, apostando em franquias já conceituadas.

E a primeira novidade foi o PS Vita, que receberá vários games legais, incluindo versões portáteis de God of War, God of War II e Final Fantasy X, além de um bundle tremendão de The Walking Dead: Season One, que contará com o novo episódio 400 Days.

Depois, passamos para os games do PS3, mostrando um belo trailer de lançamento de The Last of Us que, segundo o apresentador, foi um dos games mais elogiados de toda a história do PS3.

Logo após, foi exibido o bacanudo trailer de Puppeteer.

Também tivemos um teaser de Rain, o próximo game triste exclusivo para PS3.

O PS3 mostra que ainda tem fôlego e a Sony exibe um trailer com cenas de gameplay de Beyond: Two Souls.

E para encerrar, Gran Turismo 6, que está mais real do que nunca.

Também foi mostrado um vídeo com gameplay inédito de Batman: Arkham Origins. O game será lançado para PS3, X360, Wii U e PC, porém, na coletiva foi prometido DLC exclusivo para a Sony, com duas roupas: a de Adam West, do seriado dos anos 60, e Azazel, o substituto “wolverinizado” do Morcegão, que assumiu o manto de cavaleiro das trevas após o Bane ter quebrado a espinha de Bruce Wayne.

E para finalizar, também foi anunciado que GTA V receberá um bundle com um headset tremendão por 299 obamas.

O PLAYSTATION 4

Desta vez, a Sony não fez mistério e revelou o tão aguardado design do seu novo console, que você vê aí do lado. Sinceramente, eu não gostei muito. Ele parece dois PS2 Slim grudados um no outro. Bem, vai ver que esta é a intenção, afinal dois mais dois é igual a quatro. Eu juro que é a última vez que eu faço uma piada ruim dessas. 😀

Após algumas explicações sobre mídias sociais e coisas que ninguém se interessa muito, a Sony começou a mostrar seus games em desenvolvimento. O primeiro deles foi o novo game do Santa Monica Studios, o trüezissímo steampunk The Order: 1886.

Também foram mostrados novos vídeos dos games anunciados em fevereiro. O primeiro deles foi o de Killzone: Shadow Fall que, apesar do nome, é o game mais colorido da série.

Depois, foi exibido um vídeo do game social de corrida, Driveclub.

Também vimos um vídeo do exageradíssimo inFAMOUS: Second Son, com poderes que fazem os personagens de Dragon Ball Z chorarem de vergonha.

E o engraçadíssimo Knack, aquele game com visual que lembra Team Fortress 2.

Também foi apresentado um novo game, The Dark Sorcerer, que começou prometendo ser um excelente game medieval, cheio daquela pompa que você encontra em uma música do Emperor, mas que acabou tendo um belo plot twist no final.

Então, a apresentação passa para os games das thirdies, a primeira delas é a Supergiant Games, que apresenta Transitor, cuja arte em cel shading me deixou completamente embasbacado.

O apresentador então falou sobre uma série de games indies que vêm por aí, algo que a Sony parece estar investindo bastante este ano. Entre as novidades, está um remake do primeiro Oddworld.

Voltando a falar das superproduções, tivemos a ilustre presença de Tetsuya Nomura no telão, para fazer o anúncio de um misterioso game que revelou no final ser Final Fantasy XV! Vale lembrar que este game, inicialmente, se chamaria Final Fantasy Versus VIII, mas pelo visto a Square-Enix resolveu mudar de ideia. Não foi divulgado se o game será exclusivo ou não.

E como um game da Square-Enix é muito pouco, a gigante japonesa também revelou Kingdom Hearts III. Também não foi falado sobre exclusividade.

E para encerrar, foi anunciado que Final Fantasy XIV será lançado para PS3 e PS4.

SURRENDER OR FIGHT, THERE IS NO RETURN

A apresentação então seguiu com um gameplay de Assassin’s Creed IV: Black Flag. Já no começo, a apresentação deu uma travada feia e, lá pelo final, a coisa ficou tão feia que a demonstrtação terminou com aquela sensação de coito interrompido. Mas, também, quem mandou a Ubisoft fazer um jogo pirata? Eu sei o que eu disse sobre piadas ruins, mas eu realmente não resisto.:p

E como a Ubisoft não é boba nem nada, eles lançaram um vídeo sem o travamento mais tarde.

Então o criador de Watch Dogs apareceu para mostrar o gameplay de seu mais novo filho. Eu sinceramente não me empolguei muito, mas curti pra caramba o lance de apagar as luzes.

E para aqueles que odeiam a vida social, foi exibido um novo vídeo in game de The Elder Scrolls Online. O beta do game será lançado primeiro no PS4.

E se você curte os clássicos filmes dos anos 80, com certeza vai pirar o cabeção no trailer de Mad Max, que terá conteúdo exclusivo para o PS4. A única dúvida que fica é se vai ter a Tina Turner.

FINISH HIM!!

Até o momento, a coletivaa da Sony foi apenas boa. Nos apresentou bons games, a maioria continuações de franquias famosas que não serão exclusivos. E até nos deu um momento hilário com o travamento de Assassin’s Creed IV: Black Flag para fazer piada nas redes sociais. Algumas pessoas não haviam gostado disso, dizendo que a Microsoft havia se saído melhor por inovar mais.

Mas aí, meu amigo, é que a bomba explodiu de vez. Durante os últimos minutos da coletiva de imprensa, o CEO da Sony Entertainment of America, Jack Tretton, falou sobre algumas características do console. E cada uma delas foi como um soco do Rocky na fuça do Bill Gates, fazendo ele cuspir sangue e dentes quebrados.

O primeiro deles foi a declaração de que o PlayStation 4 apoia os games usados e não terá restrições alguma quanto aos destinos dos games.

Quando um jogador compra a cópia de um game, ele tem o direito de usá-la como deseja”, disse Tretton. “Ele pode trocá-la, alugá-la, vendê-la para outra pessoa, emprestar para um amigo ou guardá-lo para sempre”.

A outra declaração foi a de que o PS4 não precisará estar conectado e nem terá nenhum tipo de autenticação periódica. “O videogame não vai parar de funcionar se você não autenticá-lo a cada 24 horas”, provocou o CEO.

Mas o mais impressionante de tudo foi a reação do público ao receber esta informação, como você pode ver pelo vídeo aí embaixo, que veio pelo CVG.

A Sony então deu um tempo na pancadaria e falou sobre algumas novidades da PS Plus, revelando que os assinantes atuais também terão benefícios no PS4.

Voltando aos games, foi exibido um gameplay de Destiny, um sensacional e super criativo FPS marrom da Bungie. Porque nós nunca vimos isto antes! O game sinceramente me pareceu uma versão séria de Borderlands.

Vale lembrar que a Bungie ficou conhecida por fazer games exclusivos para a Microsoft e, embora Destiny saia para o Xbox 360 e o Xbox One, a Sony terá conteúdo exclusivo.

Após a exibição, foi falado sobre os serviços de nuvem da Sony, feito em parceria com a Gaikai. O serviço começará a funcionar em 2014.

E, como o golpe de misericórdia, foi anunciado que o PlayStation 4 será lançado com o preço de 399 obamas, 100 mangos mais barato que o console da Microsoft. Embora esta seja uma agradável surpresa, nada foi mais impressionante do que a reação do público.

O anúncio foi tão assustadoramente ovacionado que a reação do público impressionou até mesmo a alguns veteranos do jornalismo videogamistíco, como nos conta um redator do Kotaku.

E com uivos nerds de alegria, acaba assim a coletiva de imprensa da Sony, cimentando todas as esperanças da Microsoft.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Após a coletiva, algumas informações extras poparam na internet sobre o PlayStation 4.

A mais impactante foi um vídeo oficial da Sony, mostrando como compartilhar seus games no PS4 e dando, de forma clara, porém sem citações, um chute na massa cadavérica chamada Xbox One.

Porém, nem tudo são flores, amigo delfonauta. Você reparou as letrinhas miúdas no vídeo? Pois então, segundo o CVG, aquelas letrinhas dizem que, para jogar online, será necessário pagar a anuidade da PSN Plus, que custa 50 obamas. Isto pode até parecer comum para os donos do Xbox 360, mas no PS3 este serviço era oferecido gratuitamente.

Já o pessoal do Kotaku nos conta que o console virá com um HD de 500GB e ele poderá ser substituído por outro HD de capacidade maior. O site também diz que a câmera do console será vendida separadamente.

E por enquanto é só, delfonauta. Mas ainda temos muito mais de E3 2013 pela frente e, para saber mais sobre a feira, mantenha-se delfonado.