2012 foi um ano legal. Bem, pelo menos para mim, mas como tudo aqui no DELFOS é desenvolvido a partir das nossas próprias experiências, vou simplesmente supor que 2012 também foi um ano legal para você, delfonauta, e, por causa disso, as decepções que vou enumerar mais abaixo foram deveras decepcionantes mesmo. Afinal, em um ano bom, uma simples música ou grupo irritante é motivo de alarde.
Como o título do texto já diz, nós reunimos os acontecimentos mais badalados ridículos do ano passado, algo como uma retrospectiva gone wrong. Várias sugestões vieram de todos os delfianos e escolhi as que mais me afetaram psicologicamente. Divirta-se, ou sofra ao se lembrar dessas decepções, delfonauta!
5º LUGAR: O HIT GANGNAM STYLE É LANÇADO
Ok, não é como se eu estivesse esperando ansiosamente por este hit pop (ou qualquer hit pop, aliás) e ele me decepcionasse, mas de qualquer forma, Gangnam style é uma decepção. Com a humanidade. Especialmente com a parte dela que está localizada na Coréia do Sul.
Depois de julho de 2012, todo mundo começou a dançar, cantar e assistir ao vídeo-clipe de Gangnam Style, do PSY, vídeo que no VocêTubo chegou a passar de um bilhão de visualizações. Até mesmo Barack Obama tentou realizar os movimentos, o Latino fez sua versão da música e o nosso querido Deadpool arriscou alguns passos.
Por que é uma decepção de 2012: Porque, se você às vezes tem a esperança de que a humanidade vai se tornar mais sábia e justa, igualitária e solidária, Gangnam Style manda essa esperança para o espaço. Esse fenômeno pop é um dos melhores exemplos de fatos alienantes que comprovam a teoria da sociedade do espetáculo, ou seja, que qualquer coisa fútil ganha uma repercussão absurda e desnecessária que só tira a nossa atenção de fatos importantes que acontecem no mundo inteiro. Pior que a música é legal, e quem nunca tentou cavalgar uma égua invisível com amigos não é uma pessoa completa e realizada. Oppa Gangnam Style!
4º LUGAR: É O TCHAN ANUNCIA QUE VAI VOLTAR. EM 2013. COM FORMAÇÃO ORIGINAL. É.
Depois da volta dos grandes cantores de metal às grandes bandas clássicas dez anos atrás (você sabe, Bruce Dickinson e Rob Halford), teremos um pagodão e axé revival neste ano. É ou não é tudo o que você queria, delfonauta?
Agora vamos falar sério: se você gosta de ver bundas mexendo enquanto um som ruim rola, você já tem o funk para isso. Fuckin’ fuck, delfonauta, quem achou que seria uma boa idéia ressuscitar o É o Tchan? Sério?! Essa decepção é tão grande que eu fico sem parágrafos para expressar o que estou sentindo.
Por que é uma decepção de 2012: Sério mesmo que eu preciso explicar essa?!
3º LUGAR: METAL OPEN AIR É UM FIASCO
Ah, isso foi um desastre, delfonauta. O Frodrigues até escreveu um texto sobre o assunto, nós divulgamos diversas notícias a respeito e a imprensa, nacional e internacional, caiu em cima dos produtores. E com razão.
Basicamente, o evento mais promissor deste estilo de música de que tanto gostamos teve várias bandas canceladas, que justificaram seus cancelamentos por falta de pagamento de cachê e/ou problemas com visto, começando pela brasileira Shadowside e passando por diversos grandes artistas nacionais e internacionais principais do cast. Aliás, quase todos. Não só isso: a organização do evento foi péssima, diversos funcionários terceirizados não foram pagos e os seguranças deixaram o festival, o equipamento de som não saiu de São Paulo, entre diversos outros problemas.
E, se é bem verdade aquele ditado popular de que quanto maior é o salto, maior é a queda, o Metal Open Air se espatifou no chão bem feio. A falta total de profissionalismo das produtoras responsáveis (Negri Concerts e Lamparina Produções), que ficaram colocando a culpa uma na outra através de comunicados na imprensa depois do fiasco conseguiu diminuir a credibilidade do Brasil para produzir grandes eventos de heavy metal. Isso fez com que muita gente passasse a pensar que cidades do Nordeste como São Luís não possuem infraestrutura para eventos desse porte e, principalmente, prejudicou milhares de fãs e diversas bandas que acreditaram na organização do festival.
Até o fã de metal que não ia para São Luís, mas queria curtir shows mais ao sul do nosso país, acabou prejudicado. Algumas bandas que estariam no MOA e iriam passar por outras cidades acabaram cancelando tudo, já que a produtora de ambos os shows era a mesma. Por sorte, consegui assistir ao show do Annihilator em São Paulo, e eles têm uma música chamada Fiasco, infelizmente o que o Metal Open Air foi.
Por que é uma decepção de 2012: Muitos fãs acreditaram no festival, viajaram diversos quilômetros para poder acompanhá-lo e tiveram uma grande dor de cabeça. A decepção foi para todos os fãs de metal do Brasil, e também para mais um monte de fãs internacionais que viajaram até o nordeste do nosso país.
2º LUGAR: VÍDEO OFENDE O PROFETA MAOMÉ E O ISLAM
Nosso segundo lugar é ainda mais decepcionante e sobre um tema muito mais sério. Em setembro do ano passado, diversos países islâmicos tiveram as embaixadas dos Estados Unidos atacadas ou atingidas com protestos no pior estilo Argo. O motivo foi um vídeo ofensivo sobre o profeta Maomé e o Islã. Com 14 minutos, o tal vídeo de um suposto filme mais longo de quase uma hora foi gravado de forma bastante amadora, e retrata Maomé como um homem sanguinário, homossexual e mulherengo ao mesmo tempo.
A revolta dos islamitas foi grande e muitos protestos ocorreram em países como Egito, Tunísia, Iêmen, Sudão, Israel, entre outros. Na Líbia, o embaixador dos EUA e três outros estadunidenses morreram, e essas foram apenas algumas das dezenas de pessoas que morreram, incluindo diplomatas, manifestantes e seguranças.
O pior é que ninguém conseguiu realmente identificar o autor real do vídeo, embora autoridades dos States digam ter identificado Nakoula Basseley Nakoula, um egípcio cristão que mora na Califórnia, como autor do filme. Os atores chegaram a dizer que foram enganados e que o tal filme tinha como nome Desert Warriors e não tinha qualquer relação com Maomé e o Islã. Aparentemente, a maior parte do áudio ofensivo foi dublado na pós-produção.
Por que é uma decepção de 2012: Como Carlos Ruas disse nesta entrevista, o vídeo foi feito apenas para ofender o Islã e piorar as relações do Oriente e Ocidente. O mínimo que deveríamos ter com os islamitas, ou com qualquer pessoa, é respeito e, com esse vídeo, dá para entender um pouco mais por que muitas pessoas dessa religião tem tanto ódio do Ocidente.
1º LUGAR: O MUNDO NÃO ACABOU
Depois de tanta expectativa, best sellers sobre o assunto e teorias muito criativas sobre o fim do mundo, nada aconteceu no dia 21 de dezembro de 2012. Ora, delfonauta, por mais que você não quisesse que o mundo acabasse, se acontecesse de qualquer forma, você teria alguma coisa interessante do século XXI para contar aos seus netos.
Aliás, essa matéria quase não saiu por causa da indecisão do fim do mundo, já que se o mundo acabasse, não faria sentido eu escrever um texto sem primeiro colocado. Sim, é decepcionante o mundo não ter acabado.
Por que é a maior decepção de 2012: Primeiro, porque muitas pessoas torceram por isso e foram desapontadas. Segundo, porque a humanidade precisa acabar. Deus sabe disso e anunciou nas principais religiões do mundo mais de mil anos atrás que a melhor forma de corrigir os erros humanos seria destruindo a Terra e começando de novo. É como a cidade de São Paulo, por exemplo: urbanistas e pessoas otimistas em geral acreditam que o rodízio de veículos e a proibição dos caminhoneiros em horários de pico melhoraram o trânsito, mas a melhor solução é destruir tudo e reconstruir tudo do zero. Poxa, o mundo não acabou em 666, nem no ano 1000, muito menos 2000, mas pelo menos já sabemos que não podemos confiar nos Maias, certo?
E para você, delfonauta, quais foram as maiores decepções que você teve em 2012? Vale dramas nerds, como não ter conquistado a garota dos seus sonhos, ou ainda ter visto O Hobbit: Uma Jornada Inesperada em 3D. Não deixe de comentar, e que este 2013 seja um ótimo ano para todos os delfonautas, delfianos e tudo mais.