Praticamente todo filme Sessão da Tarde que passa por aqui ganha um daqueles nomes “do barulho”, “pra cachorro” ou “da pesada”. Paralelamente, todo Testosterona Total parece ganhar um nome “explosivo”, vide esse e tantos outros. Mas se a gente está careca de saber a sinopse padrão da turminha “do barulho”, como seriam as sinopses “explosivas”? Vamos ver se eu consigo criar uma nessa linha que se enquadre perfeitamente a este filme.
Essa dupla sexy vai se envolver em aventuras cheias de adrenalina e velocidade após se cruzarem em um… (momento de destaque) ENCONTRO EXPLOSIVO.
Hum… acho que consegui, mas se você tiver alguma sugestão de como seria a propaganda desse filme ou de qualquer outro da franquia “explosivo”, deixa aí nos comentários. Enquanto isso, permita-me tentar elaborar um pouco mais, agora de forma menos narração de TV e mais delfiana: Cara conhece mina. Cara começa a explodir coisas. Mina começa a explodir coisas. Eles se apaixonam e explodem coisas juntos.
A-há, agora sim fiz justiça a este filme. É exatamente isso que você pode esperar dele. Mas tem uma singela diferença aí. Ao contrário de todos os outros longas com coisas explodindo que me vêm à cabeça, o público-alvo deste não são os meninos, mas as meninas. Isso mesmo, Encontro Explosivo é um Testosterona Total para mulheres, ou um Progesterona Total, se preferir.
Sabe como Eu Te Amo, Cara pegou o gênero mais odiado pelos homens, as comédias românticas, e conseguiu ser bem sucedido subvertendo o tema para agradar justamente a indivíduos providos de pênis? Pois Encontro Explosivo faz exatamente o mesmo com o NOSSO gênero preferido – e o mais odiado pelos indivíduos desprovidos de pênis (hum… indivíduos desprovidos de pênis…).
Todas as características caras ao gênero Testosterona Total estão aqui. Temos explosões a rodo, cenas de ação exageradas e humor adoidado. Mas o herói é menos homoerótico musculoso e menos machão e tudo é contado do ponto de vista da garota, que é a verdadeira protagonista, e não apenas a batida donzela em perigo.
Nós sempre estamos acompanhando June (Cameron Diaz), que se enfiou acidentalmente no meio de uma confusão e agora está com a vida em risco. E Roy (Tom Cruise) está sempre por perto para protegê-la e, mesmo quando ela faz as burradas mais irritantes, ele nunca levanta a voz nem a trata mal. Exatamente como toda mulher quer e como nenhum homem faz. Sim, amigão, temos aqui mais um pornô feminino. Mas dessa vez com explosões!
Além de, até o final, nunca ficarmos sabendo exatamente o que está acontecendo (pois a June não sabe), sempre que ela se separa do herói, nós ficamos ao lado dela, sem ter a menor ideia do que está rolando com Roy. Inclusive, tem uma cena hilária em que ela fica perdendo e recuperando a consciência e, cada vez que ela acorda por alguns segundos, está num lugar e numa confusão diferente.
Em outras palavras, para nós, homens, Encontro Explosivo é um filme deveras divertido e muito legal, que tenta dar um sabor diferente aos filmes de ação bem humorados que tanto gostamos. Assim como Eu Te Amo, Cara, que poderia ser curtido por mulheres, mas só é realmente 100% aproveitado por caras, Encontro Explosivo também só será realmente usufruído por garotas. Então, delfonautas femininas, assistam e depois comentem aqui o que acharam. Estou curioso para conhecer a opinião de vocês sobre um filme de meninos feito para meninas. =)