Quem diria? Um dos estúdios mais tradicionais de Hollywood está sob o risco de fechar as portas e, assim, impedir o lançamento de O Hobbit, pelo menos em um futuro próximo.
A jornalista Nikki Finke, do Deadline Hollywood Daily, ficou sabendo que o estúdio MGM, aquele do leão, está mal das pernas. Tão mal que realizou uma reunião implorando para que seus acionistas lhe emprestassem dinheiro para conseguir ao menos iniciar a produção de O Hobbit.
O estúdio está numa situação terrível, e precisaria de ao menos 20 milhões de dólares a curto prazo para poder se manter, e mais 150 milhões para poder continuar com seus projetos. Os acionistas, por sua vez, mandaram a produtora ouvir pagode, já que não creem que vão ver este dinheiro tão cedo, com a má administração do presidente do estúdio. A empresa, atualmente, vale apenas metade daquilo pelo qual seus acionistas pagaram.
A estratégia deles é deixar que a companhia peça concordata, já que assim seriam os primeiros na fila para receber o pagamento. No entanto, o estúdio avisa que este seria o pior cenário possível, já que isso poderia levar à perda da franquia 007. Sem a sua franquia de maior renome, é bem provável que o estúdio jamais consiga se recuperar.
Com o início da produção de O Hobbit marcado para 2010, é muito provável que, se as coisas não se resolverem, haja uma nova mudança de planos. Apenas esperamos que, qualquer que seja o estúdio, faça um trabalho ao nível da obra de Tolkien.