Patente da Sony pode bloquear jogos usados no Playstation 3

0

Aparentemente a Sony não está interessada apenas em bloquear piratas, mas qualquer usuário que não queira lhe dar seus ricos trocados, mesmo que tenha adquirido jogos legalmente.

Segundo esta notícia do Joystiq, a empresa dona do Playstation 3 registrou uma patente que “prende” os jogos ao console no qual eles foram iniciados pelaa primeira vez. A introdução da patente no escritório de patentes dos EUA diz o seguinte:

Um dispositivo ou método para proteção de software legítimo contra software usado e modificado em mídias gravadas.[…] Um código de título específico é lido e, se este código de título já foi registrado, a unidade principal entra em modo de operação normal. Se ele não foi registrado, um software de verificação é acionado […] se já foi utilizado, o disco é processado como software ilegítimo. […] Uma vez que apenas títulos para os quais o software legítimo foi comprado e registrado inicialmente na tabela de máquinas podem ser utilizados, revenda [assim chamada a compra de software usado] depois da compra por um usuário final se torna praticamente impossível“.

O mercado paralelo de jogos usados é visto com maus olhos pelas empresas de games. Afinal, elas não ganham nenhum centavo com a revenda, além de perder um usuário que potencialmente compraria uma cópia nova. No entanto, elas não podiam fazer nada a esse respeito, já que revender algo que você comprou legalmente não infringe os direitos autorais e, portanto, não é crime.

Entretanto, o registro desta patente abre um sério precedente, pois a Sony está deliberadamente privando o usuário do direito de revender o que ele comprou legitimamente. É incrível como certas empresas ficam tão cegas com as verdinhas que esquecem do respeito a quem lhes dá o sustento. E não acredito que o mercado de jogos usados cause algum dano tão sério à indústria para levar a tal atitude. Além disso, se isso pegar, vai acabar com todas as locadoras de games do mundo.

Galeria