Primeiro videogame faz 50 anos

0

Qual jogo você acredita ter sido o primeiro videogame? Pac-Man, no Atari? Space Invaders? Pong, no raríssimo Telejogo? Não, caros delfonautas, estão muito enganados. O primeiro videogame do mundo se chama “Tennis for Two” e foi criado em 1958 no Laboratório Nacional Brookhaven em Uptown, no estado norte-americano de Nova Iorque, conforme conta este artigo da NBC.

Ele foi criado por William Higinbotham, um físico nuclear que queria “dar mais vida ao lugar”. O jogo rodava em um computador analógico (aposto que você nem desconfiava que isso já existiu) do tamanho de um forno de microondas, com os gráficos exibidos em um osciloscópio. Ele foi montado na parte traseira de um veículo tipo “kombi” para um dia de visitação aos laboratórios e desmontado algumas semanas depois. E você achava que o PS3 era grande, hein?

Há 10 anos, um outro físico chamado Peter Takacs montou o videogame novamente, e ele estará disponível para os visitantes do laboratório como parte das comemorações de 50 anos do game. É nessas horas que eu me amaldiçoo por não morar nos EUA.

Confira no vídeo abaixo o game em ação:

Com esse tamanho todo, é natural que sequer cogitassem comercializar o produto. Esta também não era a intenção do inventor, que queria mostrar como a eletrônica poderia contribuir para a sociedade. Contudo, foi um belo experimento.

Galeria

Artigo anteriorAt Vance – VII
Próximo artigoRhapsody vai morrer?
Homero de Almeida
Ao contrário dos outros delfianos, Homero não tem pretensões de dominação global. Ele se contenta apenas em dominar a rede mundial de telecomunicações, principalmente a internet. Afinal, conhecimento é poder. Entre outros planos, ele pretende ter uma noite de amor gostoso perto da lareira com a Natalie Portman (ao contrário do que diz o Corrales, ele acredita que ela agüentaria levar um caprichado tapão na bunda), cantar Valhalla junto com o Hansi Kürsch, xingar o antigo professor de Computação Gráfica e deixar de ser gordo. Ah sim, ele também quer dar um chute na bunda do Bill Gates.