Efeito Borboleta

0

“Esse cara (Ashton Kutcher) não é ator suficiente para fazer filme sério”. Esse foi o pensamento que invadiu minha cabeça enquanto assistia ao trailer deste filme que, apesar da presença do tal Ashton (o Kelso de That 70’s Show), me chamou a atenção por ser o estilo de suspense que eu gosto. Aliás, Efeito Borboleta teria sido um filme pelo qual eu teria ficado bastante ansioso não fosse a presença do namorado da Demi Moore.

Porém, independente da presença dele, resolvi ir assistir ao filme. E qual não foi minha surpresa ao ver que, em boa parte da fita, o personagem principal Evan Treborn não é interpretado por Ashton, pois nessas cenas (que devem representar metade do filme) conhecemos sua infância e adolescência. Uma boa surpresa, mas não a única, já que Efeito Borboleta é um filme bem legal.

Evan Treborn é um cara/criança/adolescente que tem um sério problema. Suas memórias somem em determinados momentos, dando a impressão que um certo intervalo de sua vida nunca foi vivida. Não posso me estender muito nesse ponto para não estragar surpresas, mas posso dizer que realmente é muito assustador você estar assistindo ao filme, em uma cena completamente normal e de repente, a situação muda completamente sem você saber o que aconteceu.

Alguns anos depois, já um jovem adulto, Evan descobre uma maneira de ver o que aconteceu nesses brancos de sua memória. E então vai descobrir que não se pode alterar o passado, sem modificar tudo que aconteceu no futuro. Coisa que já sabíamos desde (no mínimo) De Volta Para o Futuro, diga-se de passagem.

Efeito Borboleta lembra muito um Corra, Lola, Corra melhorado e menos clubber. Porém, um dos grandes defeitos do filme alemão também acontece aqui, embora em menor grau: a repetição. As primeiras vezes em que Evan volta no tempo são muito legais, mas depois da quarta e da quinta, você começa a pensar que o conceito daria uma ótima série de TV, mas em um filme é necessário um fim e parece que o fim nunca chega.

Mas apesar da falta de originalidade e da repetição, Efeito Borboleta é um bom suspense. Definitivamente superou minhas expectativas e, depois que você se envolve com a história, até esquece de como Ashton Kutcher é ruim.

Galeria