Imagens 3D exercem um fascínio extraordinário sobre as pessoas. Basta analisar uma caixa de qualquer jogo de videogame (e eu realmente enfatizo o “qualquer”) para encontrar a frase “espetaculares gráficos 3D” em algum lugar da mesma, normalmente em grande destaque.
Como o aficionado em games que sou, tinha a obrigação de comparecer em qualquer coisa que prometesse mostrar a cidade em 3 dimensões.
Na verdade, a mostra não tem sua ênfase na “cidade”, como parecia, mas na parte “3 dimensões”, o que a torna realmente mais interessante. A parte da cidade aparece apenas em algumas fotos, nas quais podemos ver alguns lugares importantes de São Paulo em diversas épocas.
O grosso da exposição consiste em diversas fotos e imagens que lançam mão das mais diversas técnicas e tecnologias 3D. Desde montagens de papel em várias camadas até o tradicional óculos azul e vermelho que, pasmem, tem que ser devolvido na saída. O mais interessante, porém, é um outro óculos através do qual a pessoa deve olhar para duas fotos iguais. A imagem que se forma, no entanto, é de apenas uma foto totalmente 3D, muitíssimo superior à que vemos com os óculos coloridos que todos conhecem. Vale pela curiosidade, mas não é nada de impressionante.