Sonic X Shadow Generations lembra muito Super Mario 3D World + Bowser’s Fury. Você vem pelo remaster, você fica pelo jogo novo. Se o relançamento de Super Mario 3D World era mais uma forma de recolocar um bom jogo no mercado, este remaster de Sonic Generations é bastante caprichado e bacana. Mas o grande destaque mesmo acaba sendo o Shadow Generations. Este jogo, que serve como uma sequência para o remaster, é totalmente novo, e é simplesmente o melhor jogo do Sonic desde Sonic Mania.
SONIC X SHADOW GENERATIONS
Eu amo Sonic Generations. O jogo não é perfeito. Os chefes são ruins e os desafios são relativamente fracos. Mas as fases e o conceito geral é muito forte. Com reimaginações de mundos de toda a carreira do Sonic, é muito legal ver fases como a Chemical Plant Zone reimaginadas em full 3D. Além disso, o jogo conta com o Sonic do Mega Drive, que é mais gordinho e fofo do que o esbelto que ficaria marcado por seus jogos em 3D.
Cada mundo tem dois atos, um jogado por cada Sonic. O primeiro ato é um sidescroller enquanto o segundo é na linha 3D do Sonic esbelto. As fases são enormes e você passa por elas muito rápido. Sonic Generations é basicamente um jogo de corrida em plataforma. Foi também o responsável por me fazer entender o “dilema Sonic”.
O DILEMA SONIC
O que faz todos ficarem insatisfeitos com os jogos do Sonic é a quantidade de coisas secundárias. Outros personagens, lobisomens, mundo aberto. Quase ninguém reclama das fases em si, até porque essas costumam ser sensacionais. Porém, se você apenas fizer as fases, Sonic Generations pode ser terminado em cerca de 60 minutos.
Essas fases não são baratas nem fáceis de fazer. Elas têm uma infinidade de caminhos e, se você olhar um mapa delas, verá que são extremamente longas e complexas. Porém, devido ao estilo Sonic, você passa correndo a toda velocidade por elas. Uma fase, que deve ter sido um trabalho de meses dos desenvolvedores, passa pela sua TV em menos de cinco minutos.
Uma hora de jogo não é o suficiente para algo vendido a preço cheio. Daí entra o conteúdo extra. Isso, em Sonic Generations, responde por desafios que envolvem apostar corridas com outros personagens, ou jogabilidade diferenciada, aproveitando os mesmos assets e, às vezes, até o mesmo level design das fases principais. E isso é chato. É o principal problema não apenas de Sonic Generations, mas de quase todos os jogos 3D do Sonic desde Sonic Adventure. Mas a alternativa seria fazer um jogo terminável em 60 minutos.
O REMASTER DE SONIC GENERATIONS
Sonic Generations sempre foi muito bonito. E continua. Vou dizer que jogá-lo em 2024, no PS5, não deixa nada a dever visualmente a jogos mais modernos do ouriço. Este remaster roda a 4K/60 fps, e simplesmente não dá para colocar defeitos em sua apresentação visual.
Ok, seria legal se ele tivesse suporte a framerates mais altos. Um jogo tão absurdamente rápido como Sonic Generations ficaria ainda mais gostoso a 120 fps. Mas olhando imagens como esta acima, dá para entender porque isso não foi alcançado. Além dos tapas visuais, há pequenas melhorias de qualidade de vida, como os sempre bem-vindos slots de saves. Mas o mais impressionante mesmo é…
SHADOW GENERATIONS
Shadow Generations é uma sequência de Sonic Generations que vem de brinde neste remaster. E é um jogo simplesmente sensacional. Parece incrível, mas os gráficos estão ainda melhores, assim como o level design. A história acontece paralelamente à de Sonic Generations, e estrela o ouriço marrento Shadow. Mas a sensação é de jogar com o próprio Sonic. Mas um Sonic com uma jogabilidade ainda mais avançada.
O Shadow faz tudo que o Sonic faz, mas tem um monte de habilidades extras. Ele consegue parar o tempo, soltar raios que imobilizam inimigos e, ocasionalmente, até voar. As fases fazem um excelente uso dessas habilidades novas sem deixar de serem pura adrenalina hiperativa.
SONIC X SHADOW GENERATIONS É PURA ADRENALINA HIPERATIVA
Sonic Generations é um jogo tão rápido e empolgante que eu terminava todas as fases com um sorriso no rosto. Shadow Generations eleva isso à enésima potência, e era comum ele me fazer gargalhar e soltar exclamações ao longo de suas fases. Além de ótimas no fator gameplay, elas são ainda mais cinematográficas. A jogabilidade se intercala com cutscenes, a ponto de que você pode estar jogando, e daí o Shadow reage a algo a seu redor. Quando você percebe, uma cutscene assumiu o controle e, de repente, o jogo volta ao gameplay.
Se Sonic Generations tem uma fase bem chatinha (a do Planet Wisp), todo o material principal de Shadow Generations é sensacional. Isso inclui até os chefes, que investem muito melhor e mais forte no fator velocidade tão especial ao gameplay.
SHADOW FRONTIERS
Uma coisa muito mais elaborada em Shadow Generations é o hub, que agora é totalmente 3D. A comparação mais fácil é com o mundo aberto de Sonic Frontiers, mas o foco maior faz com que seja mais semelhante mesmo ao mundo de Bowser’s Fury. É um hub, não um mundo aberto. Ele tem um monte de desafios opcionais que leva a breguetes como artes conceituais ou músicas, mas eu acabava fazendo e explorando o mundo pelo simples prazer de jogar mesmo.
Este me parece um bom caminho para resolver o “dilema Sonic” sem cair de fato para o mundo aberto completo de um Sonic Frontiers. Ou seja, o foco ainda ser nas fases, mas o hub principal ser um jogo propriamente dito.
O DILEMA SONIC X SHADOW GENERATIONS
Shadow Generations ainda é uma sequência de Sonic Generations e, como tal, trava seu progresso via desafios à parte. A boa notícia é que a qualidade destes desafios melhorarou muito. No jogo do Sonic, boa parte deles me deixavam de saco cheio, querendo acabar logo, enquanto os de Shadow me traziam um prazer constante. Ok, não tão grande quanto o que tinha nas fases principais, mas ainda me divertiam o suficiente para eu querer fazê-los. A má notícia é que aqui eles não são opcionais. Para terminar a história, você vai precisar fazer todos os desafios normais. Os opcionais são destravados apenas depois de rolar os créditos.
Shadow Generations é bem mais curto do que Sonic Generations, a ponto de que provavelmente é por isso que ele veio como um jogo brinde, ao invés de um vendido à parte. Porém, assim como Astro’s Playroom, é um game altamente recomendável, que traz alegria, prazer e adrenalina constantes durante toda sua duração. Sinceramente, Sonic Generations por si só já é um remaster que justificaria a compra. Mas ele vir junto com um jogo tão legal e caprichado como Shadow Generations torna este pacote Sonic X Shadow Generations algo que simplesmente deve estar na coleção de todo gamer hiperativo que se preza.