O delfonauta dedicado sabe que eu sou um grande fã de Asterix & Obelix. Eu faço questão de jogar todos os games deles a que tenho acesso. E provavelmente o melhor deles foi Slap Them All, aquele beat’em up de 2021 que é lindo e gostoso de jogar. Pois agora chegou a hora de uma continuação. Ei, este é nosso review Asterix & Obelix Slap Them All 2, por Tutatis!
ASTERIX & OBELIX SLAP THEM ALL 2
A primeira coisa que me chamou a atenção foi o visual. Ô, joguinho mais lindo, meu! Eu amo o estilo cartunesco do Albert Uderzo, e o jogo reproduz fielmente o visual dos gibis, acrescentando um excelente uso de cores. E, apesar de ser um game totalmente em 2D, tem um uso de iluminação sutil, mas muito legal. Repare como o personagem muda de cor ao se aproximar de fogo ou de lugares mais claros, por exemplo.
O jogo anterior eu curti em sua versão de Xbox One. Slap Them All 2 saiu também para a geração atual, e eu saboreei na versão de Xbox Series. E o visual parece tão perfeito que fica difícil imaginar que já fosse possível fazer algo tão bonito na geração passada. Para tirar a dúvida, eu rodei o primeiro Slap Them All e posso confirmar que os gráficos são mais ou menos a mesma coisa na continuação. O combate está um pouco diferente e, desta vez, o jogo lembra menos o arcade da Konami.
ESTAPEIE ELES, POR TUTATIS!
Na verdade, eu diria que o combate ficou ainda melhor, em especial para quem jogar com Obelix. Você sempre luta contra uma enorme quantidade de inimigos, o que significa que está sempre batendo em um número plural deles. Segurar o Y com o Obelix faz ele girar os braços. Soltar dá um tapão para cima que manda romanos e afins para o alto. É extremamente prazeroso fazer isso quando tem uma galera na sua frente, e tem até uma conquista deliciosa para acertar o tapão em 10 inimigos de uma vez.
Ao contrário do anterior, Slap Them All 2 conta uma história mais única. Uma peça importante dos romanos foi roubada, e o irmão do chefe Abracurcix foi acusado. Ele, porém, é inocente, e não aceita viver como fugitivo. Então cabe a nossos heróis Obelix, Asterix e, claro, ao cachorrinho Ideiafix, viajar pelo mundo para descobrir quem é o criminoso e devolver o artefato a César.
ESTAPEANDO PELO MUNDO
A jogabilidade e o visual respondem pela delicinha que Slap Them All 2 é, mas o visual vai além disso. Praticamente todos os NPCs, inclusive os inimigos que se repetem, são baseados em personagens dos gibis. E os chefes, claro, como o pirata Barba Ruiva que você vê acima, são personagens que leitores com certeza vão se lembrar. O roteiro também é engraçadinho, embora não genial. A história é contada através de imagens estáticas, mas é totalmente falada. Infelizmente, não há legendas nem dublagem em português.
As fases são bem variadas em cenários, e o jogo brinca com zoom para mostrar mais os cenários ou os personagens de acordo com o momento. Também não envolvem apenas andar para a direita. Algumas têm caminhos opcionais e até alternativos, então dá para brincar de explorar mais do que em um beat’em up tradicional. E isso me leva a uma história interessante.
UMA HISTÓRIA INTERESSANTE
Asterix & Obelix Slap Them All 2 saiu em novembro de 2023, mas a Microids, para minha surpresa, mandou um código de review no final de dezembro. Antes disso, eles me contaram que precisavam lançar alguns patches antes de distribuir para a imprensa. Depois de terem me falado isso, eles mandaram e eu cobri o Flashback 2, e a gente sabe o estado daquele jogo. Se o Flashback 2, que não funcionava, eles acharam que estava bom o suficiente para mandar, eu sinceramente tinha medo do estado de Slap Them All 2.
Felizmente, provavelmente por causa dos updates feitos antes de eu ter acesso, o jogo funciona relativamente bem. Se tivesse jogado sozinho, o único problema que vi é que alguns inimigos derrotados ficam em pé, parados e intangíveis. Algo fácil de ignorar, você deixa ele lá e segue em frente com a fase.
Porém, jogando de dois, especialmente nas fases com mais de um caminho, há um problema frequente. Quando cada jogador vai para um caminho, o jogo simplesmente trava. Isso aconteceu mais de dez vezes na minha campanha, e simplesmente não conseguíamos evitar. O que fizemos aqui em casa foi eu jogar estas fases sozinho para passar, e daí continuar o coop na seguinte. Não me parece algo difícil de resolver, mas diria que é necessário, pois é algo que torna o jogo quase interminável em coop. É o principal problema que encontrei jogando na virada do ano.
SLAP THEM ALL 2 É UM MAIS DO MESMO GOSTOSINHO
Minha história com Slap Them All 2 foi de empolgado para receoso diante da possibilidade de ser um jogo totalmente quebrado. Felizmente, não é o caso. Espero que Slap Them All 2 eventualmente se torne totalmente apresentável, sem falhas que quebram o jogo como a que encontrei. Mas este problema não seria o suficiente para que eu, particularmente, não o comprasse.
Ele é bem parecido com o original, inclusive com uma duração longa para o gênero. Mas o combate é mais legal, e serve como uma boa expansão para um game que já era legal. Se você também é fãs dos gauleses irredutíveis, Asterix & Obelix Slap Them All 2 é um dos melhores games baseados na obra de Goscinny e Uderzo.