5 coisas que você descobriu com as manifestações pelo Brasil

0

Cuidado: este texto possui uma arma poderosa chamada “sarcasmo”. Leia por sua conta e risco.

O povo brasileiro saiu às ruas e fez valer sua voz, e olha que nem era copa do mundo ou final do Big Brother. Milhares de brasileiros e brasileiras tomaram as ruas das principais cidades do país e protestaram contra uma infinidade de problemas do país, sem nunca esquecer de tirar uma foto para mostrar no Facebook que é um sujeito politizado.

É claro que estes protestos serviram para muitas coisas, e os resultados deles apareceram e ainda devem aparecer nos principais telejornais da mídia tupiniquim. Mas eu não estou aqui para debater sobre as melhorias do transporte público, os milhões gastos na copa ou se estádio é mais legal que hospital. Hoje eu estou aqui para falar das cinco coisas que você descobriu com asmanifestações pelo Brasil:

MENÇÃO HONROSA: VINAGRE TEM OUTRAS UTILIDADES

E você achando que o vinagre servia apenas para temperar sua salada. Você subestimou o vinagre, e por muitas vezes pode ter deixado ele de fora da sua lista de compras, e até mesmo substituído por um limãozinho no tempero de suas alfaces. Hoje, no entanto, o vinagre tem lugar de destaque no coração tupiniquim. Ao lado da camisa do Che comprada em um shopping, o vinagre é um artigo indispensável para o revolucionário de classe média. Vamos à luta! No Brasil, o “V” não é de vingança, mas sim de vinagre!

5 – DAR UM TIRO NO OLHO DE UM JORNALISTA NÃO FAZ BEM PARA SUA IMAGEM, MAS FAZ PARA A CARREIRA DELA

Ah, a mídia brasileira. As manifestações foram um prato cheio para os repórteres populares que bradaram sem nenhum medo ou remorso que “a revolução estava acontecendo”. Pautados por frases de efeito, como “o gigante acordou”, “o Brasil foi às ruas” e outros clichês horrorosos, só se via e falava sobre as manifestações nos jornais.

Mas é engraçado observar como as coisas mudaram. No começo, os manifestantes eram um grupo de arruaceiros, tratados como baderneiros. Não é mesmo, Datena?

Alguns tiros na cara depois, a imprensa mudou o discurso, e todas decoraram o mesmo texto, diga-se de passagem. Em todos os canais era sempre a mesma coisa: “o protesto foi pacífico até uma minoria entrar em conflito com os policiais”. É isso aí, imprensa brasileira. Afinal de contas, ficar do lado que está ganhando é sempre melhor, não é mesmo?

4 – AS MÁSCARAS DE GUY FAWKES VENDEM MUITO BEM

Brasileiros de todos os cantos do Brasil, mesmo que o Brasil não tenha cantos, foram às ruas. Brancos, pretos, amarelos, índios, ricos, pobres, todo o tipo de gente estava junto nas ruas. Mas em todas as manifestações, um rosto sempre aparecia: o rosto de Guy Fawkes.

Adotado pelo grupo Anonymous, a máscara famosa utilizada pelo protagonista da HQ V de Vingança de Alan Moore esteve presente em todos os lugares. Isso significa que alguém faturou uma grana preta com elas.

Eu aposto minha porção de bacon diária que algumas pessoas nas manifestações estavam lá só para usarem suas máscaras em lugares públicos, afinal, uma manifestação é o único lugar em que você pode usar aquilo sem parecer um nerd esquisitão. Algumas pessoas até abusaram, diga-se de passagem. Ouvi relatos de pessoas usando as máscaras fora dos protestos, no metrô, por exemplo. Por baixo daquela máscara deveria estar acontecendo um orgasmo nerd pela possibilidade de um cosplay fora da Anime Friends.

É claro também que tem muitas pessoas que nem sabem a origem da máscara, ou quem foi Guy Fawkes, Alan Moore e acham que V For Vendetta é alguma nova fragrância da Jequiti. Mas é o preço do sucesso, creio eu. Fato é que um sorriso maroto e um bigodinho estiloso nunca estiveram tão na moda.

3 – OS BRASILEIROS ACHAM QUE O PRESIDENTE É O REI DO BRASIL

Que a maioria dos brasileiros não é politizada, não é novidade. Muitos brasileiros acham que política é aquele negócio chato que o tira de casa num domingo uma vez a cada dois anos para ele escolher o safado que vai lhe roubar. E coitado dos que são mesários!

Mas depois das manifestações deu para perceber que o nível de despolitização do brasileiro chegou a níveis alarmantes. E isso apareceu com os pedidos da população.

Dilma, joga no lixo a PEC37”, “Dilma safada, tira o Renan Calheiros da presidência do Senado!”, “Dilma, faz uma CPI”, foram alguns dos pedidos levantados por cartazes, coros e posts nas redes sociais. Coitada da mulher, gente!

O presidente da república tem poderes limitados no Brasil, e isto é muito bom. Bom porque quer dizer que ele não pode tomar medidas questionáveis e até ditatoriais, pois tem que prestar contas e dividir seu poder com outros dois: o judiciário e o legislativo. O executivo é, portanto, apenas um dos três poderes, e mesmo ela estando no topo deste, isto não garante poderes ilimitados.

A PEC37 estava para passar por aprovação na câmara dos deputados. O senador Renan Calheiros não pode ser tirado do seu lugar pela presidente, até porque ele foi eleito com o voto do povo e está lá cumprindo seu mandato, e o próprio senado escolhe seu presidente. Além disso, não é poder do presidente implantar CPIs, apenas para esclarecer os exemplos citados.

Então antes de confirmar sua presença no evento “Impeachment da Dilminha safada”, pense bem se você está reclamando da pessoa certa. Nem a rainha da Inglaterra hoje em dia tem tantos poderes.

2 –ESTE PAÍS ESTÁ CHEIO DE REAÇA

Ser reaça está na moda. E com a internet, eles estão cada vez mais saindo de suas cavernas escondidas no fundo do pântano e mostrando suas garrinhas.

Em toda notícia sobre as manifestações no Brasil, principalmente no começo do movimento, era comum ver comentários do tipo: “é isso mesmo, tem que meter a borracha nesses vagabundos!”, ou “tinha que bater mais, mereceram”, e por aí vai, num show de horrores e desinteligência que só o maravilhoso mundo da internet pode nos oferecer.

Afinal de contas, este humanismo pleiteado por estes esquerdistas barbudos que não tomam banho não está com nada. Ficam promovendo marcha da maconha, fim da PM, daqui a pouco vão querer que empregada doméstica tenha direitos. Malditos rebeldes!

Já tem gente falando até em partido militar e volta da ditadura. Se voltar, por favor, censure essas bobagens todas, pois eu não mereço ter que ler essas coisas.

O que podemos fazer? Tim Maia já dizia: “Este país não pode dar certo. Aqui prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e pobre é de direita”.

1 – POSTAR NO FACEBOOK DEVERIA EXIGIR TESTE DE QI

O Facebook foi o grande protagonista destas manifestações. Não é de agora que a rede social tem ganhado muito destaque no dia-a-dia das pessoas, mas durante todas as passeatas, o Caralivro teve papel de protagonista.

Primeiro, pelo lado bom: foi através do Facebook que as lideranças dos movimentos sociais conseguiram organizar os protestos e atingir um maior número de pessoas. Mas também foi graças à rede social que as pessoas mostraram o quanto são estúpidas, manipuláveis e acreditam em qualquer coisa.

É gente falando que a Dilma vai “desligar” a internet (sim, porque ela tem um botãozinho de liga/desliga da internet no seu gabinete). São outros pedindo que Joaquim Barbosa assuma a presidência da república. Alguns então, pedemimpeachment da presidente por motivos esdrúxulos, deixando clara a birra contra a nossa governante. Tudo isso sai nas redes sociais, respaldados por muitos “compartilhar” e uma centena de “curtir”.

Tem gente que ainda vai mais fundo, grava vídeo “desmascarando” a presidente, mas sem citar nenhuma fonte dos dados que apresenta, nenhum respaldo e sem nem mesmo mostrar o rosto. Afinal, esta é a graça da internet, somos todos anônimos!

Fato é que ninguém está nem aí, todos repassam as informações que lhe são convenientes e discorrem sobre os assuntos sem nenhum conhecimento ou compromisso com a verdade. E muitos engolem tudo sem ao menos questionar. É difícil imaginar grandes avanços neste país com este tipo de postura. E ainda reclamam da Globo!

São muitos comemorando o fim da PEC37 sem saber sobre o que ela tratava, pedindo a cabeça do Feliciano sem nem mesmo saber de quem é o projeto da “cura gay”, e outras barbaridades do tipo. Mas tudo bem, na internet todos entendem de tudo, todos são felizes e que saudades do tempo que todo mundo tinha Orkut e colocava uma letra de música descolada no seu “quem sou eu”. Um mundo maravilhoso este o da internet.

O GIGANTE ACORDOU?

O gigante pode até ter acordado mas, como todo mundo que acorda de repente depois de muito tempo, ainda está um pouco zonzo, perdido e sem saber direito onde está ou para onde vai. Cabe a nós escolher este caminho, mas com inteligência. Nós já mostramos que temos força, agora é preciso mostrar que temos cérebro.

NÃO DEIXE DE LER SOBRE V DE VINGANÇA E ESSA COISA TODA DE PROTESTO

Quando o ativismo de sofá se levanta– Afasta de mim esse cale-se!

Resenha da HQ V de Vingança – Vale a pena ser lido antes de sair por aí com a máscara do Guy Fawkes.

Resenha do filme V de Vingança – A adaptação mais supimpa de uma HQ do Alan Moore.

Watchmen, o gibi – a frase “quem vigia os vigilantes” ganha um sentido todo especial nos dias atuais.

Watchmen, o filmeOzymandias e uniformes com mamilos.

O azar de Alan Moore no cinema – Embora haja alguns acertos.

Alan Moore – O mago da nona arte – E o cara mais estranho dela também.

Contra a DemocraciaCorrales, o mestre na tradição dos textos políticos e polêmicos do seu site favorito.

Um estado ausente – O primeiro texto de uma trilogia de Pensamentos Políticos Delfianos.

O show na política – PPD II

O Estado e seus impostos – PPD III