Vírus toca AC/DC em computadores de usina nuclear no Irã

0

Segundo o site Gawker, uma usina nuclear no Irã enviou e-mails pedindo ajuda a Mikko Hypponen, um finlandês especialista em segurança de rede e chefe da empresa F-Secure. Confira um dos e-mails enviados pela Organização de Energia Atômica do Irã para Hypponen, traduzido pela Rolling Stone:

“Estou te escrevendo para informar que nosso programa nuclear está mais uma vez comprometido e atacado por um novo vírus bem feito que fechou a rede em duas cidades. De acordo com um e-mail que nossos especialistas enviaram à equipe, é provável que tenham utilizado a ferramenta hacker Metasploit. Os invasores tinham acesso ao nosso VPN. A rede e hardwares foram atacados e encerrados. Sei muito pouco sobre estes ataques porque sou um cientista e não um expert em computação.

Eles também colocam algumas músicas para tocar aleatoriamente nos locais de trabalho durante a noite com o volume no máximo. Acredito que estava tocando Thunderstruck, do AC/DC“.

Engraçado, eu sei. Mas existem alguns detalhes importantes a serem apontados aqui que me deixam realmente com medo.

1 – Como diabos um especialista em segurança libera um e-mail desses? O padrão é resolver o problema e manter em sigilo. Isso não causaria as próximas duas conclusões.

2 – Os caras colocaram Thunderstruck. Legal! Mas, isso significa que alguém conseguiu controle total sobre as estações de trabalho de uma usina nuclear e se quiser fazer um macaco dançar nas telas, ou algo dar errado em um reator, ele pode.

3 – Segundo o que está escrito no e-mail, não é a primeira vez que essa usina é atacada.

Medo.