Final de ano no mundo musical é tudo igual. Todos querem fazer as suas listas de álbuns do ano, as melhores músicas e o que mais vier na cabeça que caiba em uma lista. Imagina agora o final de década! Fazer uma lista fica irresistível. Sem contar que toda lista gera uma polêmica, e discussão é sempre bem vinda.
A revista americana Rolling Stone divulgou em seu site duas de suas famosas listas. A primeira inclui as 100 melhores músicas da década. Na segunda, os 100 melhores álbuns.
Eu conferi as duas listas e confesso que ela está longe de ser ideal. E pelo que conheço dos delfonautas, a lista também está longe de agradar a todos.
Vamos ver se os delfonautas concordam comigo. Veja a lista das 10 melhores músicas:
1 – Gnarls Barkley — Crazy
2 – Jay-Z — 99 Problems
3 – Beyoncé — Crazy in Love
4 – Outkast — Hey Ya!
5 – M.I.A — Paper Planes
6 – The White Stripes — Seven Nation Army
7 – Yeah Yeah Yeahs — Maps
8 – Amy Winehouse — Rehab
9 – U2 — Beautiful Day
10 – Eminem — Stan
Concorda? Eu não! Já tive o prazer (ou não) de ouvir as dez músicas e estão longe de serem as melhores músicas da década. Onde que o Gnarls Barkley fez a melhor música da década? Aliás, quem é ele?
Jay-Z e Beyoncé? As músicas fizeram sucesso, reconheço, e o clipe de 99 Problems causou polêmica quando foi lançado, mas não é para tanto.
Já Hey Ya! do Outkast realmente é uma música boa (não para as dez primeiras) e se a eleição fosse do clipe mais legal da década, com certeza ela estaria na lista.
M.I.A ? Vamos pular.
White Stripes… Bem, aqui eu fico um pouco dividido. A dupla é muito boa no que se propõe a fazer, e com certeza eles têm que ter uma música e um álbum na lista dos cem melhores.
Mas a minha raiva aqui com a banda é pessoal. Eles não têm baixistas. E eu sou baixista. Logo, fica meio difícil gostar totalmente de uma banda que não toca o instrumento que eu toco. E ironicamente a música que entra na lista entre as 10 melhores é uma música que tem uma das bases de baixo mais legais dos últimos tempos. Irônico não?
Yeah Yeah Yeahs: tá ai uma banda que eu ouvi e não gostei. Não achei graça. Mas o nome é criativo…. Só isso.
E quanto à Amy Winehouse, o que eu posso dizer? Ótima cantora e um CD que com certeza tem que ficar na lista dos 100 melhores álbuns. A música indicada aqui fez sucesso no Brasil também, em parte por causa do programa Pânico na TV. E acho que entre os dez nomes citados pela RS, ela é a que melhor interpreta a máxima do Rock ‘n’ Roll: sexo, drogas (nesse caso muita) e rock and roll. Se ela superar o vício, com certeza teremos um outro grande álbum pela frente.
E o U2? Somente na nona posição? Vai entender a RS. Uma das melhores bandas de todos os tempos. Uma música sensacional. E um vocalista que está tentando (e conseguindo) salvar o mundo. Só podia ser lista de americano mesmo.
Falar o quê de um branquelo que faz rap? Nos Estados Unidos, com certeza as piadas e as tiradas de sarro do Eminem fazem sentido. E para nós? O que ele representa? Para mim, só uns clipes engraçados, e no caso dessa música, Stan, um clipe que faz você pensar bastante a respeito da relação músico / fã. Aqui eu não me arrisco a meter o dedo, pois não tenho como medir a importância dele para os estadunidenses. Só falo que a música não me agrada.
E agora reservo dois parágrafos para falar do restante da lista. Se você conferiu a lista inteira, percebeu que ela não tem nomes de peso. O peso que eu me refiro aqui é no som. Bandas de Heavy Metal passam longe. Do que eu conheço da lista, posso dizer que as bandas mais pesadas são Queens of The Stone Age, Green Day e Strokes. Pouco para os delfonautas, certo?
O maior deslize da lista das melhores músicas da década, em minha opinião, foi o décimo quinto lugar dado à maravilhosa versão de Hurt, música do Nine Inch Nails, interpretada pelo Johnny Cash. Ela devia ser a primeira da lista! Aqui temos um caso onde a versão original é superada facilmente pela interpretação de outro artista. Eu não me lembro de um caso assim. Alguém lembra?
Agora vamos ao caso dos cem melhores álbuns. Veja a lista dos 10 melhores:
1 – Radiohead – Kid A
2 – The Strokes – Is This it
3 – Wilco – Yankee Hotel Foxtrot
4 – Jay-Z – The Blueprint
5 – The White Stripes – Elephant
6 – Arcade Fire – Funeral
7 – Eminem – The Marshal Mathers LP
8 – Bob Dylan – Modern Times
9 – M.I.A – Kala
10 – Kanye West – The College Dropout
Vou perguntar de novo: concorda? Eu também não. E vamos lá às considerações.
Radiohead para o primeiro lugar. Mas nem a pau, Juvenal! Isso sem contar que eles emplacaram outros três discos na lista: Amnesiac (25º); In Rainbows (30º) e Hail to The Thief) (89º). Tudo o que eles lançaram nesta década está na lista. TODOS! É uma boa banda, mas não sei se é para tudo isso. Sou fã do OK Computer (1997) e o acho o melhor CD da banda até hoje, mas os outros ainda me soam meio estranhos. Acho que aqui no máximo dois álbuns deles seria o ideal. E olhe lá.
E o aclamado primeiro CD do Strokes? Essa foi uma escolha certeira! Ótimo álbum de estréia da banda. Sou fã. Não sei se a segunda posição é valida, mas ele com certeza estaria na minha lista dos 10 melhores álbuns.
Wilco? Alguém conhece? Ainda não tive a oportunidade de ouvir o álbum por completo, mas o pouco que eu ouvi, é uma banda recomendável. Passeia pelo universo do Pop, mas não empolga. Mas pelo que eu tenho acompanhado, é um dos CDs mais aclamados pela critica nos últimos tempos. Ele está em diversas listas espalhadas pela net. Mas é meio exagerado o terceiro lugar.
Jay-Z em quarto? Ah é, esqueci, é uma lista dos Estados Unidos. Só lá ele faz sucesso. Aqui a gente conhece só por ser o cara que é casado com a Beyoncé. Alguém sabe mais alguma coisa?
No quinto lugar está o White Stripes. O álbum é bom e eu já tinha falado aqui que a banda deveria ter uma indicação entre os cem melhores. Ela teve duas, a outra indicação é o CD White Blood Cells, na vigésima posição. Indicação justa, mas a posição não.
Mais uma indicação que só os estadunidenses podem explicar: Arcade Fire na sexta posição. Eu juro que já ouvi o Funeral umas dez vezes, mas é o tipo de música que não desce. Não dá, simplesmente é ruim demais.
E o Eminem aqui de novo. Vale a mesma justificativa que usei na música. E acrescento que nos Estados Unidos ele é o cara. É o artista que mais vendeu CDs na década lá no país do Tio Sam. Foram mais de 32 milhões de álbuns vendidos. Mas o sucesso dele é só lá mesmo. Alguém já ouviu alguma noticia de shows dele pelo resto do mundo?
Na oitava posição, outra indicação que eu assino embaixo. Bob Dylan não necessita de apresentações e seus discos sempre estão entre os mais importantes por várias décadas (e ele lança discos desde 1962). Artista de peso em uma boa posição. Ponto.
M.I.A ? Sem comentários. Vamos pular de novo.
E o Kanye West? Mais uma indicação que só é valida para os Estados Unidos. Mas não posso deixar de falar que o cara tem pretensão e falta de vergonha na cara. Depois que o Michael Jackson morreu, o cara simplesmente se proclamou o sucessor do Rei do Pop. Um artista sem nenhum sucesso aqui no Brasil já quer ter um posto dessa magnitude? Vai ter que comer muito arroz e feijão para conseguir isso.
E a lista segue, com indicações certas (Queens Of The Stone Age, System of a Down e U2) e outras duvidosas (M.I.A (de novo), Justin Timberlake e 50 Cent). Pra variar, mais polêmica.
E você, delfonauta? Ficou decepcionado com a lista da Rolling Stone? Se ficou, faça a sua lista e deixe-a nos comentários. É um assunto polêmico mesmo e que geralmente não tem fim.
Eu vou deixar aqui a minha lista dos dez melhores álbuns. Com certeza você não vai concordar, mas fazer o quê? Gosto é gosto.
1 – Queens of The Stone Age – Era Vulgaris
2 – Tool – 10.000 Days
3 – Muse – Black Holes and Revelations
4 – Metallica – Death Magnetic
5 – Chickenfoot – Chickenfoot
6 – Them Crooked Vultures – Them Crooked Vultures
7 – System of a Down – Toxicity
8 – Julliete and The Licks – Four on the Floor
9 – The Strokes – Is This it
10 – Guns N’ Roses – Chinese Democracy