Uma cena de cinema que muita gente sonha em jogar é aquela em Matrix Revolutions, em que um dos humanos luta contra as máquinas dentro de um mech. Batalhas de mech são bem comuns em videogames, mas a sensação de estar dentro de um robozão que imita seus gestos não tinha sido replicado nos joguinhos eletrônicos. Não que eu saiba, pelo menos. Até agora. Este é Underdogs.
UNDERDOGS GAME
Uma coisa legal em VR são interações que incomuns em videogame. E esta é a graça de Underdogs. Ao começar qualquer cena, você segura dois joysticks que aparecem na sua frente, e a partir daí fica totalmente responsável pelo movimento dos braços do robô. Inclusive, o tempo todo você vê tanto seu braço quanto o do mech.
A locomoção também é única, pois ela também acontece com os braços. Você deve colocar as mãos no chão do jogo e empurrar o corpo para frente (ou para trás, ou para os lados). Até girar pode ser feito desta forma, mas o jogo permite girar pela movimentação da alavanca, como outros mais tradicionais.
EU SOU UM ROBOZÃO!

O jogo é muito bom ao criar a sensação de controlar um mech. O problema é que ele exige que os socos sejam feitos com força na vida real, o que deixa tudo muito menos agradável. Era comum eu acertar um soco num inimigo e ele apenas ser empurrado para o lado, sem dano. A forma mais garantida de machucar os desafetos era correndo em suas direções e os atropelando.
Você tem oportunidades de tunar seu mech entre as batalhas, e eu criei um robozão bem perigoso colocando uma serra na minha mão esquerda. Assim, eu travava um inimigo com ela e o socava com minha mão direita. Delícia. Infelizmente, o jogo não faz jus a seu sistema de batalha e controles.
PORQUE UNDERDOGS É UM ROGUELITE
Roguelite é um gênero que brilha na repetição, mas como você já deve saber, é necessário um saco do tamanho do do Papai Noel para ficar repetindo coisas com o PS VR2 na cabeça. Entre as batalhas, você pode escolher seu prêmio (dinheiro ou uma peça) e depois tem três movimentos apenas para entrar em lojas.
O problema é que estas lojas são aleatórias e você tem duas opções para cada movimento. Em uma das minhas jogadas, a mesma loja apareceu duas vezes, mas não tive possibilidade de reparar meu mech. Da mesma forma, se o reparo aparecer ao mesmo tempo que uma loja que lhe apetece, você terá que escolher, e pode ficar sem cura neste round se escolher a loja.
Apesar de o combate e os controles serem bacanas, é um jogo de combate em arenas, e as arenas não parecem aleatórias. Assim, se você morrer, precisa voltar ao começo do jogo e repetir todas as batalhas que já venceu. Isso não rola para mim. Tivesse um checkpoint depois de cada batalha, talvez eu tivesse ido mais longe em Underdogs, mas como uma simples sequência de arenas, suponho que ele não teria uma grande longevidade nem assim.