A turminha que sonha em trabalhar com jornalismo cultural não imagina quão chato é resenhar um DVD de uma banda que você nunca tinha ouvido falar. Principalmente quando a arte gráfica do bichinho não é especialmente atraente. Contudo, às vezes, pode rolar uma surpresa e você realmente se apaixonar pela banda em questão. Isso não aconteceu hoje. Ainda assim, devo admitir que até curti o produto em questão.
Como você provavelmente não conhece, a banda Umbra Et Imago faz um Rock/Metal Gótico. Imagine o Therion da época do Vovin e tire todas as influências clássicas e você vai ter uma idéia do que vai encontrar aqui.
O show dos caras é um show em todos os sentidos da palavra. Todos se apresentam cheios de maquiagem, com coreografias friamente calculadas para serem assustadoras e um monte de efeitos especiais, incluindo pirotecnia. O engraçado é o vocalista Mozart, que no início age como um ser exorcizado do inferno, mas, lá pelas últimas músicas, começa a sorrir, dar pulinhos e bater palmas. Será que ele encontrou Jesus? A imagem é bem fraquinha, cheia de granulados. O lugar do show é pequeno e a filmagem também não é muito boa. O som está disponível em Dolby Digital 2.0 e 5.1.
Mas pensa que eu não sei por qual motivo você clicou nessa resenha? Como não poderia decepcionar o nobre delfonauta, falemos então do sadomasoquismo lésbico. Em algumas músicas, duas tetéias sobem ao palco em trajes sumários (por trajes sumários leia “luvas e cintos”, ou seja, todas as partes que interessam estão descobertas) e começam a fazer coisas que não se vê todo dia em shows, chegando até a sexo oral. Aliás, talvez o sexo oral não seja nada quando lembramos que, em determinado momento, uma das moçoilas enfia uma vela na cobiçada da outra e a acende. E não se deixe enganar, os trechos mais eróticos do show NÃO estão na faixa Viva Lesbian.
Outra coisa engraçada é o público do show, que me lembrou bastante aquele episódio dos Simpsons em que os Smashing Pumpkins aparecem. Lembra da platéia dançando? É exatamente do mesmo jeito que reagem no show do Umbra Et Imago.
Completam o DVD um disco de áudio e um longo documentário que alterna entrevistas com outras coisas, como mais sadomasoquismo ou, em determinado momento, quatro minutos de pessoas dançando. Eu realmente não entendo isso muito bem, deve ser coisa de gótico. Mas pode tirar o cavalinho da chuva, pois está tudo em alemão e não existem legendas, o que significa que, tirando as pessoas peladas (uma linguagem universal), nada mais pode ser aproveitado aqui.
Embora a qualidade de filmagem seja bem fraca, é um material que deve agradar aos góticos e a fãs de sadomasoquismo lésbico. Se bem que, se essa última categoria é o que você procura, com certeza consegue achar muito material mais barato e mais bem filmado por aí.