Isso é um fato inédito aqui no Oráculo de Delfos. A gravadora mandar dois CDs de uma banda em dois pacotes seguidos. Cacilda, o Trivium compõe rápido, pensei quando abri o envelope e constatei a presença desse álbum. Contudo, um pouco de pesquisa me fez perceber que na verdade este álbum era anterior ao que tinha vindo no outro pacote, acontece que tinha acabado de ser lançado aqui. Ah, tá! Agora tudo faz sentido.
E, curiosamente, enquanto achei The Crusade um disco bem regular, admito que me surpreendi bastante com esse aqui. Nessa época, a banda tinha mais garra, era mais pesada, mais próxima ao Thrash estadunidense e em alguns momentos flertando até com o Death. O mais legal é que fazem tudo isso sem abrir mão das melodias e harmonias guitarreiras do Metal Tradicional, o que fez com que o som do álbum me lembrasse uma mistura entre o Annihilator e o In Flames.
Os vocais, inclusive, variam pelos três estilos. Temos desde vozes limpas até os tradicionais gritados e guturais de bandas mais extremas. Em nenhum deles, o vocalista realmente se destaca, mas também não faz feio. E, considerando que ele ainda toca (bem) guitarra, sem dúvida, podemos deduzir que Matthew K. Heafy é um músico bem polivalente. Analisando as faixas individualmente, não existem grandes destaques nem positivos nem negativos no álbum, ele é homogeneamente bom.
Essa edição especial que saiu há pouco no Brasil ainda traz um DVD de bônus. O DVD é bem simples, com menus bem modestos e traz quatro videoclipes (Rain, Like Light to the Flies, Pull Harder on the Strings of Your Martyr e A Gunshot to the Head of Trepidation), dos quais três são bem legais. O disquinho é complementado com um show da banda, que conta com cinco músicas (as mesmas quatro dos clipes e mais Dying in Your Arms. O som é Dolby Digital 2.0 e a qualidade de imagem é boa nos vídeos e regular no show.
Como já deve ter dado para perceber, a minha opinião é de que este disco é uma compra bem melhor do que The Crusade para quem quiser conhecer a banda. Se você é um desses, clique aqui para levar ele para casa.