É, amiguinhos. Comecem a se preparar para um bom tempo de reprises na TV e um grande hiato entre os filmes. Segundo esta notícia da Variety, o sindicato dos atores (SAG – Screen Actors Guild) está a um passo de entrar em greve.
O SAG não entrou em acordo com a associação dos produtores de televisão e cinema dos Estados Unidos (AMPTP). De forma semelhante ao sindicato dos escritores e dos diretores, o SAG exige uma participação nos lucros de distribuição digital. No entanto, a AMPTP está achando o valor pedido pelo sindicato como abusivo, bem acima do que foi acordado com os anteriores.
O presidente do SAG, Alan Rosemberg, defende os interesses da categoria, afirmando que não é possível utilizar uma entidade como base para acordo de outra: atores têm necessidades e direitos diferentes dos diretores e escritores.
A AMPTP também acusa as exigências do SAG de serem insensíveis à crise financeira global, que pode arruinar várias produtoras. É engraçado como essa ladainha é repetida todas as vezes que existe a possibilidade de greve. Patrões adoram usar crises financeiras como desculpa.
A partir de dezembro, o SAG irá distribuir as urnas para votação de seus membros. Se 75% dos atores concordarem com a parada, a greve deve se iniciar já em janeiro. Com isso, muitas produções de apelo nerd podem ficar paradas, como Homem de Ferro 2, X-Men Origins: Magneto, BioShock, Jonah Hex, Sherlock Holmes, e Whiteout, sem mencionar as séries de televisão. Talvez Lost demore um pouquinho mais para acabar…