Vários sites gringos estão levantando a hipótese de o fim de Duke Nukem Forever ser um golpe publicitário da 3D Realms. Tudo teria começado há duas semanas, quando a companhia anunciou que fecharia as portas do estúdio responsável por Duke Nukem Forever.
Só que o pessoal do Destructoid descobriu que alguém anônimo registrou o domínio Savedukenukem.com no mesmo dia do anúncio oficial. Como se isso não fosse suficiente, o pessoal do G4TV descobriu que o domínio SaveDuke.com foi registrado um dia antes do anúncio, também por uma pessoa anônima.
De acordo com esses sites, tudo teria sido um golpe publicitário para gerar interesse em cima do jogo, tantas vezes ridicularizado por todos. Segundo os adeptos desta “teoria conspiratória”, esta seria a vez da equipe responsável por Duke Nukem Forever rir por último.
Como pontos a favor da teoria, temos o fato de que registros anônimos são normalmente feitos por empresas para não chamar a atenção. É realmente pouco provável que uma pessoa física tenha registrado ambos os sites. E o suposto cancelamento do game mais demorado da história de fato gerou muita publicidade.
No entanto, pouco tempo depois do cancelamento, surgiu na internet muito material sobre o jogo, incluindo documentos de design muitíssimo detalhados, contendo informações minuciosas da trama. Seria muito estranho uma companhia entregar documentos tão preciosos assim ao público. Além disso, há o processo que a Take-Two Interactive está movendo para cima da 3D Realms para recuperar a grana que pagou pelos direitos de distribuição do game. É pouco provável que ambas as companhias levariam essa farsa tão a fundo.
Cabe ao delfonauta analisar os fatos e escolher em quem acreditar.