Em comemoração ao mês da Francofonia, acontece no Espaço Unibanco de Cinema de São Paulo, a Mostra Canadense: o melhor do Ofício Nacional do Filme do Canadá (Office National du Film du Canada / National Film Board of Canada – NFB), um tipo de órgão do governo canadense para produção e distribuição de trabalhos audiovisuais do país. O evento ocorre de 24 a 30 de Março, simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Porto Alegre, com transmissão digital. Sua programação inclui curtas-metragens de animação, longas-metragens de ficção e documentários.
O curta-metragem Ryan, realizado em 3D, é uma animação interessante. Sua história se baseia em Ryan Larkin que, nos anos 70, produziu filmes de animação importantes no país e que, hoje, vive de esmolas em Montreal. O próprio Ryan, em 3D, é o personagem principal, que conta sua história para um homem que lhe entrevista.
Já O Último Caçador é um documentário repleto de belas paisagens canadenses e conta a história de Norman Winter, um homem já na meia idade, que vive com sua esposa (a índia Nahanni chamada Nebaska) e com seus cães de trenó, nas Montanhas Rochosas. Seu sustento depende da caça dos animais selvagens, cuja pele ele vende na cidade. Norman, entretanto, mata apenas os animais dos quais precisa realmente e, quando eles estão agonizando, ele costuma agradecê-los. Ele respeita o equilíbrio natural e mantém com o meio ambiente uma relação de troca fundamentada em seus conhecimentos do local.
Nem todo mundo curte documentário, mas para quem gosta, este filme é uma boa pedida, pois tem um ritmo suportável e não é excessivamente longo. Além disso, possui imagens muito bonitas da vida selvagem canadense. Enquanto se depara com ursos bravos e cachoeiras perigosas, Norman nos guia pelo local ao mostrar como ele vive por lá. Em seus passeios de trenó, com os cães, ele enfrenta as adversidades do tempo (o que me lembrou logo de cara aquele hilário episódio do Snoopy em que ele tem um pesadelo e passa fome e frio nas montanhas geladas – viu só como Snoopy também é cultura?).
Não posso falar dos outros filmes da Mostra Canadense justamente porque não tive a chance de vê-los, mas vale a pena dar uma conferida em O Último Caçador e também no curta de animação Ryan. E se por acaso você descobrir que os outros filmes são do mesmo nível destes dois, não perca tempo.