Rhapsody – Symphony of Enchanted Lands II

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O texto abaixo foi escrito por Thiago “El Cid” Cardim.

Juro que eu não entendo. De verdade. Toda vez que alguém resolve criticar o chamado Metal Melódico, a primeira banda a levar porrada é o Rhapsody. “(…) Porque isso não é o verdadeiro Metal”, “(…) porque eles são uma banda de mentira”, “(…) e quem foi que disse que Metal tem a ver com dragões e cavaleiros?” são apenas alguns dos argumentos usados pelos fãs mais “puristas” (que eu gosto de chamar de “chatos”) para tentar desacreditar a trupe de Luca Turilli em nome do metal mais duro, seco, pesado e brutal. E eu, sinceramente, acho tudo isso uma bobagem.

A começar por esta idiotice de “verdadeiro Metal”. Quem diz o que é ou não verdadeiro num gênero musical? Metal só pode ser considerado Metal se for tradicional como o Iron Maiden.? Ou pesado e tribal como o Sepultura? Pega leve, camarada! O que faz da música uma arte é a capacidade de criar – e inventividade e reciclagem do gênero só faz bem. Se o resultado final for bom, temos em mãos mais uma lição de até onde o Metal pode chegar. E se o resultado final for ruim, pelo menos sabemos para onde o Metal não deve caminhar. E os detratores do Rhapsody podem até não gostar, o que é absolutamente justo, mas o fato é que eles têm elaborado muito bem a sua proposta musical.

Em Symphony of Enchanted Lands II: The Dark Secret, novo álbum do grupo e que, apesar do título, não é continuação direta da história desenvolvida no disco de 98, quem abre a primeira faixa é o ator Christopher Lee (o Saruman da trilogia O Senhor dos Anéis) – e que, com o seu vozeirão, narra esta nova saga, na qual Nekron, filho do Deus do Inferno Kron, torna-se a principal ameaça para o planeta, com seus sete demônios imortais transformados em pedra pelos anjos do reino de cristal e o último de seus sete livros sombrios, contendo o segredo para a sua ressurreição. Já dá para imaginar tudo isso num filme, não? Com efeitos especiais de primeira grandeza e o Jeremy Irons no papel do Deus do Inferno.

O fato é que, seja pela produção de Joey DiMaio (baixista do Manowar), ou seja pelo tema épico de caráter um pouco mais sombrio, o Metal ‘trilha-sonora’ do Rhapsody – como eles mesmos gostam de chamar – cresceu. E muito. Cresceu em sonoridade, ganhando ares mais operísticos em alguns momentos, como na bela The Magic Of The Wizard’s Dream. Cresceu em orçamento também – porque, desta vez, uma orquestra com dezenas de solistas convidados participou das gravações e fez com que a banda entrasse de cabeça em composições com a mesma agressividade rasgada, mas desta vez com os pés começando a tatear elementos da música clássica. Ok, Shadows Of Death e Unholy Warcry são faixas que mais lembram a porradaria de Dawn of Victory do que uma orquestra. Mas a bela Guardiani Del Destino, cantada em italiano, é absolutamente sedutora e, fazendo jus ao gênero de Metal que Turilli e o tecladista Alex Staropoli (os dois mentores intelectuais da banda) inventaram, acho que é o mais próximo que se pode chegar de ‘ver um filme sem assisti-lo’.

No fim das contas, ainda é um álbum típico do Rhapsody, com os excelentes vocais de Fabio Lione, os riffs elaborados de Turilli, as baladas, o caráter épico e até aquela canção de inspiração folclórica celta (Elgard’s Green Valleys, com os passarinhos cantando ao fundo e tudo mais). Quanto a isso, os seguidores fiéis destes italianos não precisam se preocupar. Mas é o MAIOR álbum do Rhapsody. Um tanto exagerado até – mas, neste caso, casa perfeitamente com a proposta musical dos caras. E depois de cinco meses de produção, eles chegaram ao que parece ser o extremo de seu estilo. Duas perguntas, então, ficam no ar: 1) o que será que eles vão aprontar no próximo disco? e 2) quando diabos eles saem em turnê?

Texto publicado originalmente na coluna Webbanger (www.webbanger.cjb.net)