Redacted e a Striking Distance Studios são um microcosmo do mercado e da indústria dos games. O estúdio começou sua vida tentando ressuscitar as glórias do passado e de Dead Space com The Callisto Protocol. O resultado foi um jogo fantástico, que considero, sem brincadeira, um dos melhores da geração atual. Mas ele foi um fracasso crítico e comercial. A mensagem era clara: “o mundo dos games não quer mais jogos lineares e curtos que transbordam atmosfera. Nós queremos roguelikes no baixo orçamento e mundo aberto no alto”.
ENTRA REDACTED
[Redacted] é um roguelite claramente feito com muito menos dinheiro do que Callisto Protocol. Ele aproveita boa parte do trabalho envolvido na criação da IP, como a temática e o design dos monstros e armas. Mas a atmosfera é bem diferente e mais comercial. O visual é desenhado. As músicas são temas de rock animadinhos e empolgantes. Todo o parco roteiro transborda um humor muito mais próximo de Helldivers do que da tensão de Callisto Protocol.
A diferença entre os dois jogos é como ver uma história mais séria transformada em Lego. Agora é tudo bonitinho, engraçadinho, divertido. Veja só, até consertaram as luzes da prisão, pois [Redacted] é bastante claro e dá para ver tudo.
A TEMÁTICA DE REDACTED
Estes, que são chamados de rivais, estão sempre correndo contra você. Você consegue atacá-los de tempos em tempos, com dano direto ou bloqueando suas portas por alguns segundos. Se conseguir alcançá-los, rola uma luta de chefe, que é independente dos chefes normais que guardam a saída da área.
A FILOSOFIA DO EU TAMBÉM
Depois de uma quantidade pré-fixada de salas, você encontra um chefe. Vença e vá para a próxima área. São quatro áreas. A seu favor, [Redacted] é rápido. Como as partidas duram de cinco a 20 minutos, é muito fácil pensar “vou mais uma vez”, o que é essencial para o gênero. Mas nada muda o fato de que você vai cansar de repetir a primeira fase.
STRIKING DISTANCE É O PEDIGREE, MAS [REDACTED] É GENÉRICO
Assim como Suicide Squad, [Redacted] é um jogo genérico feito para ganhar uns trocados, que só ganha alguma atenção por vir de um estúdio famoso conhecido por outros gêneros. Eu fiquei chateado por The Callisto Protocol ter falhado tão forte, mas se [Redacted] representa o que podemos esperar da Striking Distance Studios no futuro, eu simplesmente não tenho mais um cavalo nesta corrida. Você tem?