O Escudeiro Valente, ou The Plucky Squire para os anglo-saxões, é um dos games que mais me animaram quando anunciados. A estética me conquistou de imediato, e a ideia de entrar e sair de um livro infantil, embora não seja exatamente inédita, parecia uma delícia.
REVIEW O ESCUDEIRO VALENTE
O Escudeiro Valente tem uma variação de gameplay enorme. Quando você está dentro do livro, ele alterna entre visto de cima e side-scrolling, com gráficos desenhados realizando perfeitamente a estética de livros de criança. Quando você sai do livro, a câmera vai para um isométrico 3D com gráficos mais realistas. Os personagens e inimigos parecem brinquedinhos de plástico, enquanto o cenário é impressionantemente parecido com fotos.
Apesar desta enorme variação de câmeras e estéticas perfeitamente realizadas, ainda há um enorme apanhado de minigames e modificadores de mecânicas. O primeiro chefe, por exemplo, é um minigame de boxe estilo Punch-Out. Em outro momento, você joga um twin-stick shooter na superfície de uma xícara. The Plucky Squire está sempre surpreendendo, e as surpresas são geralmente muito boas.
REVIEW THE PLUCKY SQUIRE
O gameplay propriamente dito é bem parecido com o de um Zeldinha clássico. Em especial, The Plucky Squire me lembrou o lindo remake de Link’s Awakening. Basicamente, você ataca de forma muito fofa, explora e resolve puzzles, também muito fofos.
Há uma mecânica muito interessante em que você substitui palavras por outras que estão em outro local, às vezes em outra página. Você pode, por exemplo, substituir uma frase que diz “tinha um sapo pequeno” por “tinha um sapo enorme”, e isso faz o sapo crescer. Em um momento muito divertido, você pode transformar um monte de coisa em queijo simplesmente usando esta palavra. Mais legal do que resolver os puzzles necessários para avançar, é descobrir as mudanças possíveis ao colocar uma palavra onde ela não deveria estar.
SAINDO E ENTRANDO DO LIVRO
Tudo isso é alternado por saídas e entradas frequentes no livro. Você pode sair e explorar a mesa sempre que houver um portal, e daí pode folhear as páginas. Em alguns momentos específicos, pode folhear a página e entrar em uma área pela qual a história tinha passado reto.
Basicamente, O Escudeiro Valente está no negócio de surpresas e criatividade, e sempre é capaz de colocar um sorriso no rosto. Assim como Astro Bot, é um jogo perfeitamente realizado no que se propõe, e há criatividade a rodo para justificar toda a deliciosa campanha.
HISTÓRIA DE O ESCUDEIRO VALENTE
A história também falou bastante comigo. O Escudeiro Valente é um personagem de livros infantis, que é expulso de seu livro pelo vilão, que visa reescrever a história. Se ele conseguir fazer isso, a história vai ficar ruim e não vai inspirar as crianças que leriam o livro e se apaixonariam pelo personagem.
Quando você sai do livro, está no quarto de uma dessas crianças, um menino criativo, que adora o Escudeiro e ama desenhar. Ele vai crescer e se tornar um autor infantil de sucesso, que vai inspirar outras crianças. Pois é, é a História Sem Fim. Achei tudo isso muito fofo e tocante. O lado negativo é que o jogo constantemente interrompe o gameplay para os personagens conversarem sobre o que está acontecendo, via texto.
O problema é que boa parte destes diálogos são inúteis. Coisas como você voltar para o livro e o sidekick dizer “ei, você voltou”. Seria até bacana se não ficasse constantemente tirando o seu controle do jogo para ler os diálogos. O excesso de textos e pausas forçadas é meu único problema mais grave com o jogo, mas ainda assim é altamente recomendável.
PLUCKY SQUIRE: O ESCUDEIRO VALENTE
O Escudeiro Valente é uma delícia. The Plucky Squire é puro deleite. É o tipo de jogo que fez a Devolver Digital se transformar no que é hoje. Um jogo indie altamente criativo, mas bonito e impressionante dentro do que se propõe. E vou dizer, eu ando achando gráficos como os deste jogo mais bonitos e impressionantes do que o tradicional visual realista típico de videogames de alto orçamento. Sacrifico meus bodes por mais jogos assim, e fico feliz que tenhamos a Devolver Digital para investir nessas ideias.