Neva é o novo jogo dos criadores de Gris, e seus trailers têm focado bastante nisso. Afinal, Gris é ótimo. Neva também é ótimo. Mas é diferente. Explico isso em duas imagens. Os trailers mostram Neva sendo assim:

Neva, Nomada Studio, Devolver Digital, Delfos

Mas na maior parte do tempo ele é assim:

Neva, Nomada Studio, Devolver Digital, Delfos

Pois é, as cores vivas e a natureza vibrante são parte do jogo, mas são uma parte pequena Acredito que são apenas duas fases com este visual. A maioria tem cenários monocromáticos e alto uso de sombra, que deixam Neva muito mais opressor do que Gris, mais próximo de Limbo mesmo.

NEVA É ATMOSFERA

gameplay, na verdade, tem mais a ver com Gris. Este é muito mais um plataforma de ação do que um puzzle plataforma. Mas nestes jogos artísticos, eu diria que a atmosfera é mais forte do que o gameplay. E a atmosfera de Neva é opressora.

Neva, Nomada Studio, Devolver Digital, Delfos

A titular Neva é sua companheira, algo entre um lobo e um cervo. Ela te acompanha na sua aventura, às vezes avisando dos perigos e outras se encolhendo com medo. Tem momentos em que você precisa abrir a passagem para ela, enquanto em outros ela mostra para onde ir. A relação entre você e ela é o cerne do jogo.

AS QUATRO ESTAÇÕES

O game acontece ao longo de um ano, com capítulos divididos nas quatro estações. Neva começa como um filhote e vai crescendo, se tornando maior e mais feroz conforme o jogo avança. Se a Neva filhote basicamente late para os inimigos, no outono ela te ajuda no combate e na solução de quebra-cabeças.

Neva, Nomada Studio, Devolver Digital, Delfos

Neva, o jogo, combina combate, exploração linear e pula-pula. Os gráficos são excelentes, com uma animação impactante, mas eu gostaria que mais de sua campanha tivesse os cenários coloridos e vivos. Já o som é simplesmente fantástico, combinando trilha e efeitos sonoros de forma altamente satisfatória e atmosférica.

O combate é simples, mas interessante. Você tem golpes de espada, e eventualmente pode usar a Neva para segurar e atacar inimigos. Atacar seis vezes sem ser atacado de volta permite recuperar uma bolinha de vida, e isso é a estratégia básica para se manter vivo em batalhas mais longas. Mas Neva é muito mais do que batalhas.

PULA-PULA

Neva, Nomada Studio, Devolver Digital, Delfos

Embora tenha chefes e inimigos, você passa a maior parte do tempo explorando, pulando, simplesmente curtindo a atmosfera e a história. O game tem dois níveis de dificuldade, sendo que o mais baixo além de deixar mais fácil desliga a morte. Só que mesmo no “difícil” ele não é difícil. Claramente o foco aqui não é na sua habilidade, mas na construção de mundo. E eu adoro isso.

Neva é um jogo relativamente curto, mas feito com muito carinho e capricho. Não há muito mais a falar sem estragar sua experiência, mas se você gosta de plataformas 2D, especialmente os não-metroidvanias, esta é uma excelente pedida.