Quando eu analisei Astro Bot Rescue Mission, usei o título “Super Mario em VR“. Poucas semanas atrás, ganhamos o sensacional Astro Bot, desta vez um jogo panqueca de PS5. Pois quase ao mesmo tempo, chega também ao PS5, mas para o PS VR2, este também fantástico Max Mustard. Ok, talvez ele não seja tão bom quanto as aventuras do robozinho mais adorável dos videogames, mas também é extremamente bom, divertido e, especialmente, uma delicinha de jogar.

REVIEW MAX MUSTARD

Max Mustard, Toast Interactive, Plataforma 3D, Delfos

Max Mustard é um plataforma 3D bem tradicional, cujo diferencial está no absurdo capricho e especialmente no level design tremendão. Os controles são bem parecidos com os de Astro Bot, inclusive repetindo a voadinha quando segura o botão de pulo. Isso talvez seja uma mácula na criatividade, mas a verdade é que a jogabilidade é excelente e controlar Maximiliano Mostarda é uma delicinha.

level design é a grande estrela. Seguindo os ensinamentos da Nintendo, cada uma das fases traz uma nova mecânica. Pode ser esteira, nuvens pula-pula ou plataformas que aparecem e desaparecem. Mas cada fase tem uma ideia nova, e todas são divertidas. Inclusive, assim como nos melhores da Nintendo, eu fico triste quando termino uma fase especialmente legal e percebo que aquela mecânica não vai mais se repetir.

PULA-PULA EM VR

Max Mustard, Toast Interactive, Plataforma 3D, Delfos

O VR é usado de forma excelente, para expandir a escala. Os gráficos são bem simples, com poucos detalhes técnicos. Mas os desenhos e a animação são lindos e o uso de cores é excelente. É um daqueles ótimos exemplos de um jogo que não precisa ser pesado ou técnico para ser bonito e visualmente agradável. A performance também é suave. Eu não percebi nenhuma instabilidade em toda a campanha.

Você, jogador, também participa da ação, não apenas movimentando o Coronel Mostarda. Em fases específicas, você ganha uma arminha que interage com o mundo e é controlada com movimentos e o gatilho. Ela pode atirar desentupidores, por exemplo. Nos momentos mais criativos de Max Mustard, o herói titular fica em um trilho e você interage com o cenário para progredir.

BANGUE, PULA, MOSTARDA

Max Mustard, Toast Interactive, Plataforma 3D, Delfos
Os chefes são enormes, mas ficam ainda maiores em VR.

Também tem alguns minigames extras de tiroteio, que têm exigências bastante… bem, exigentes, para conceder uma medalha de ouro. Eu sou completista, então só fiquei um pouco de saco cheio nessas fases, mas quem jogar de forma mais casual vai gostar de brincar nelas mesmo sem fazer 100%. Elas são legais, mas exigem uma perfeição fora do comum. Uma coisa chatinha é que os checkpoints restauram o jogo à posição em que eles estavam quando salvou, então você precisa coletar tudo de novo sempre que morre.

E daí tem os chefes, que sempre são ótimos nestes plataforma 3D. É aquele esquema, você deve sobreviver até chegar sua vez de atacar. As batalhas são sempre contra inimigos enormes e impressionantes, e constantemente deixam boquiaberto, mostrando como VR pode ser legal quando bem utilizado.

MAX MUSTARD E O MAXIMILIANO MOSTARDA

Max Mustard, Toast Interactive, Plataforma 3D, Delfos

Max Mustard seria um jogo sensacional mesmo em modo panqueca. E fica simultaneamente superior e inferior em VR. Superior porque a tecnologia é bem utilizada para deixar tudo mais bonito e mais impressionante. Inferior porque eu fico um tanto cansado de usar o headset por muito tempo. Mas isso é um problema meu e da tecnologia em si, que não vai ter solução até que os óculos de VR sejam literalmente pequenos óculos.

Max Mustard provavelmente é o melhor jogo disponível para PS VR2. Se você tem algum headset de VR e gosta de jogos fofinhos de pular, faça um favor a si mesmo e não deixe este passar!