Temos cá mais uma deliciosa coletânea trazendo o colorido passado da Capcom nos fliperamas. Vamos ver se você adivinha o foco da Marvel vs. Capcom Fighting Collection Arcade Classics? Olha só, você adivinhou. Temos aqui todos os fliperamas relacionados a propriedades da Marvel que a Capcom fez nos anos 90. Claro, a maioria deles são da série Marvel Vs. Capcom, mas o bônus inesperado e mais saboroso é o fliperama de The Punisher, o Justiceiro. Este fez muita falta na Capcom Beat’em Up Bundle, da qual também ficaram de fora os também licenciados Alien vs. Predator e o extremamente desejado Cadillacs and Dinosaurs.

O QUE VEM EM MARVEL VS. CAPCOM FIGHTING COLLECTION ARCADE CLASSICS

REVIEW MARVEL VS. CAPCOM FIGHTING COLLECTION

Marvel Vs. Capcom Fighting Collection, Luta, Capcom, Marvel, Delfos
Até que você é bacana, Homem-Aranha!

Esta coletânea complementa algumas coletâneas passadas da Capcom. The Punisher poderia e deveria estar na Beat’em Up Bundle. Todos os relacionados ao lado Capcom de Marvel vs. Capcom complementam a coletânea Street Fighter. E aos poucos a gente vai tendo todo o catálogo de flipers clássicos da editora disponíveis em plataformas modernas.

Todos estes jogos são muito legais. Todos também saíram em pouquíssimo tempo, uma época em que os jogos de luta dominavam os fliperamas e a Capcom transbordava qualidade e criatividade no gênero. Cada pessoa que viveu a época vai ter memórias afetivas de um ou mais destes jogos – a minha se concentra especialmente em Marvel Super Heroes, mas lembro bem do sucesso que os crossovers fizeram na geração do PS1.

GONNA TAKE YOU FOR A RIDE

Marvel Vs. Capcom Fighting Collection, Luta, Capcom, Marvel, Delfos

Todos os games aqui presentes estão na sua versão de fliperama. Há opções de dificuldade, ligar ou desligar free play, filtros e molduras. Há também um único quick save, que é compartilhado entre todos os jogos. Se você salvar em The Punisher e depois em X-Men vs. Street Fighter, seu save do The Punisher vai desaparecer. Sim, poderia ter maior capricho neste aspecto. Pelo menos um save por jogo é essencial, mas seria bom que tivesse bem mais do que isso.

Um problema decorrente de serem as versões de fliperama é que estes jogos simplesmente não funcionam bem para umas partidas de contra no sofá. Basicamente, um dos jogadores aperta Start e o outro entra para desafiar. Quem vencer volta para a campanha sem poder trocar de personagem. E se for desafiado novamente, também não pode trocar. Em outras palavras, você fica preso nos seus personagens até perder. E isso é um problema com todos os jogos de luta incluídos. Dá para jogar online também, mas como não tenho assinatura de PS Plus, não consegui testar isso.

O CASTIGADOR

Marvel Vs. Capcom Fighting Collection, Luta, Capcom, Marvel, Delfos

The Punisher também traz limitações da máquina: não há seleção de personagens. Jogador um é sempre o Justiceiro e o segundo é o Nick Fury. Tirando estes aspectos de design que seria legal se fossem adaptados para jogo caseiro nesta nova versão, os jogos são todos muito bons.

A emulação parece estar bem fiel a como as máquinas rodavam, inclusive com os slowdowns da época. Uma coisa bacana é que, embora todos os jogos tenham apenas um save, eles parecem salvar os nomes e recordes que você coloca na leaderboard. O jogo também permite escolher entre as versões japonesas ou estadunidenses das máquinas, e o conteúdo é travado na sua região, como o personagem Norimaro, que só aparece na versão japonesa de Marvel vs. Street Fighter.

MARVEL VS. CAPCOM FIGHTING COLLECTION

Marvel Vs. Capcom Fighting Collection, Luta, Capcom, Marvel, Delfos

Como coleção em si, seria bacana que Marvel Vs. Capcom Fighting Collection tivesse sofrido mais adaptações para jogatina caseira. Fazer os personagens secretos aparecerem no menu, por exemplo, seria algo fácil de fazer e essencial, já que ninguém quer ficar lembrando como jogar com Akuma ou Magneto a cada nova partida em cada um dos jogos. A sensação é que eles simplesmente colocaram os roms aqui, sem se preocupar com criar uma versão mais apropriada para jogar em casa.

Porém, eu sou um grande fã destes jogos. Temos aqui uma coletânea que eu sonhava ter em casa nos anos 90. Se você tem qualquer memória afetiva com estes jogos, ou ama games de soquinho, ter esta coleção em casa é simplesmente necessário.