Gimmick 2 é um jogo de plataforma 2D, uma continuação tardia para um antigo jogo de Nintendinho. Embora eu não tenha jogado o original, estava bem animado para jogar este. Pelos vídeos que assisti ele parecia tão bonitinho que achava difícil que não fosse gostoso de jogar. Pois então, eu joguei. Qual é o veredito?

REVIEW GIMMICK 2

Gimmick 2, Sunsoft, Plataforma, Delfos
Gimmick 2 é muito fofinho.

Ao contrário do que denotam os visuais, Gimmick 2 é bem diferente de uma plataforma 2D tradicional. Acredito que este já era o caso com o jogo de Nintendinho, mas senti que o que deveria torná-lo especial na verdade o torna chatinho.

Sim, há desafios de plataforma, mas o jogo tem uma pegada diferente. O herói atira estrelas e estas são usadas não apenas para atacar os inimigos mas também para ativar as plataformas e facilitar o seu caminho pelas fases. Isso poderia ser interessante mas a trajetória das estrelas é irritante, não raro pulando os inimigos e te deixando vulnerável ao ataque.

NASCE UMA ESTRELA

Gimmick 2, Sunsoft, Plataforma, Delfos

A estrela é o principal gimmick de Gimmick 2, e é também o que deixa o jogo fraquinho. Boa parte dos desafios envolve jogar a estrela em uma espécie de botão. Isso faz com que plataformas se movam, apareçam ou até desapareçam. Um desafio padrão envolve acertar a estrela durante um pulo, recolhê-la durante outro pulo e então acertá la de novo em outro botão. É muita coisa e é difícil de fazer. Mais importante, não é gostoso. Fica ainda mais complicado quando os inimigos te atacam no meio do caminho.

Pois é, o herói dá um pulinho quando atingido, estilo Ninja Gaiden do Nintendinho, sabe? Este tipo de mecânica já era odiada em 1986, por que ainda tem gente fazendo isso em 2024? Mas o fato é que está aqui e boa parte das suas mortes virá quando um inimigo te acertar no meio do caminho e te jogar direto nos espinhos.

PLATAPUZZLE

Gimmick 2, Sunsoft, Plataforma, Delfos
Alguns desafios exigem andar na cabeça dos inimigos e pular quando eles pularem para chegar mais longe.

Curiosamente, quando não tenta forçar o uso da estrelinha ou de andar na cabeça dos inimigos, a parte puramente plataforma é até legalzinha. Difícil, mas legalzinha. Em nenhum momento, Gimmick é gostoso propriamente dito mas quando ele apenas exige que você pule de um lugar para o outro, é capaz de entreter.

Como um jogo de Nintendinho, Gimmick 2 é bastante curto. Sua campanha é composta de apenas seis fases. Fases enormes, que salvam nos checkpoints, mas ainda assim são apenas seis. É bem pouco, mas mesmo assim, não queria que durasse mais, simplesmente porque ao contrário de outros bons plataformas, ele não me conquistou e mal me entreteu. A não ser que você tenha uma relação afetiva muito forte com o primeiro Gimmick, é melhor evitar este segundo.

REVER GERAL
Nota:
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Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
review-gimmick-2-aparencias-enganamDisponível: PS5, PS4, Switch, Xbox One, Xbox Series, Windows<br> Analisada: Switch<br> Desenvolvedora: Bitwave AB<br> Editora: Clear River Games, Sunsoft<br> Lançamento: 5 de setembro de 2024<br> Gênero: Plataforma 2D em fases