Com Alien Rogue Incursion, percebo que finalmente chegamos ao ponto em que jogos de VR são experiências completas. No caso, Rogue Incursion é quase uma continuação mais focada na ação de Alien Isolation. Porém, assim como em Metro Awakening, a duração é um problema. Em VR é muito mais fácil sentir que uma experiência está se estendendo mais do que deveria, já que é um tanto cansativo ficar com o capacete na cabeça. Vamos elaborar mais neste review Alien Rogue Incursion.

REVIEW  ALIEN ROGUE INCURSION

Alien Rogue Incursion, Alien, Survios, Delfos, PS VR2

Alien Rogue Incursion é tão semelhante a Alien Isolation em visual e gameplay, que causa estranhamento quando o primeiro Alien aparece na sua frente, e você o mata com dois tiros. Mas esta é a pegada. Rogue Incursion é um jogo de ação com pitadas de terror, não um survival horror. Seus inimigos, inclusive, são todos aliens, e eles vêm com frequência. Tem um monte de momentos de arena, em que você precisa matar todos para abrir as portas, e mesmo em áreas de exploração mais quieta, eles podem aparecer a qualquer momento. Sim, aqui você nunca está seguro, não dá para “limpar a tela”, pois isso rende apenas alguns segundos.

Os monstros podem vir de qualquer lugar, e há um monte de dutos de ventilação para isso. Você tem um detector de movimentos, como é tradicional na franquia, mas o jogo faz tamanho escândalo quando sua vida está em perigo, com música e barulhos, que você nunca precisa usar para encontrar os inimigos. Até porque eles são bem agressivos, e costumam vir direto na sua direção.

GUNPLAY

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Para se defender, você tem armas bem tradicionais. Um rifle, um revólver e uma escopeta. Pela facilidade de recarregar e por poder ser operada com uma única mão, a que mais gostei foi o revólver. O rifle você precisa das duas mãos para estabilizar e a escopeta para dar aquela masturbada esperta no cano. É engraçado como escopeta, uma das armas tradicionalmente mais legais dos FPS, perde completamente a utilidade em VR, já que não é gostoso fazer aquele movimento no ar, sem segurar nada na vida real, e todo jogo o utiliza. No caso deste, a recarga também é individual, bala por bala, então demora bastante para encher novamente uma carga vazia.

O visual é bem legal, tanto artisticamente quanto tecnicamente. Não deixa nada a dever a Alien Isolation e transborda atmosfera, embora pelo fato de você nunca estar indefeso, também não cause o mesmo medo. O gameplaygunplay também é bom, com armas fáceis de operar e que parecem poderosas.

LEVEL DESIGN ENTRE O LINEAR E O METROIDVANIA

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Alien Rogue Incursion é um jogo contínuo, sem fases separadas. Ele começa bastante linear, mas começa a cansar justamente perto do final, quando ele se estende muito e faz com que você revisite áreas anteriores. Ir da nave ao setor de operações, por exemplo, da primeira vez é praticamente linear, mas lembrar o caminho para fazer isso de novo perto do final é complicado. Isso acontece exatamente em um momento em que você já está pronto para o jogo terminar, e acaba sendo bem chatinho ter que fazer uma “volta da vitória”, como tradicional em metroidvanias, antes de poder ver o final da história.

Daí a reta final, envolvendo a preparação para a cirurgia força muito a amizade, com um monte de objetivos pequenos e separados. Tudo termina com um chefe final que, se não é especialmente ruim propriamente dito, enche o saco por causa de um checkpoint que vem muito antes da batalha em si, e exige matar um monte de inimigos genéricos antes de tentar o chefe a cada nova tentativa.

Alien Rogue Incursion é um bom jogo e foi um retorno agradável ao VR depois da minha aventura com braço quebrado, em que os lançamentos acumularam e eu não tinha movimento suficiente para jogá-los. Mas ele ganharia bastante se se estendesse menos, especialmente cortando fora a parte final repetitiva.