Reboot DC: as Crises nunca aconteceram no novo universo

0

Ah, a cronologia da DC. Talvez a única coisa mais complexa que ela seja o itinerário de mortes e ressurreições dos X-Men. Claro que tudo poderia ser resolvido com um evento gigantesco que zerasse a cronologia de todos os personagens, e até resetasse a numeração das revistas. Mas pra que simplificar quando você pode complicar?

O Co-Publisher da DC Comics, Dan DiDio, lançou uma bomba no Facebook na noite de sábado ao dizer o seguinte: “após muita análise, decidimos que nunca houve nenhuma Crise no novo universo DC“. Isso significa que nunca houve uma Crise nas Infinitas Terras, Crise Infinita ou Crise Final.

Você até pode dizer, “isso é obvio, já que é um recomeço, e pãms”. Só que não é tão simples assim. Apesar dos “Novos 52” terem sido realmente um recomeço para o universo, e também para alguns personagens (como o Superman), nem toda cronologia foi apagada. A cronologia do Batman e do Lanterna Verde, por exemplo, ficou intacta segundo os editores, apenas “comprimida” num período de cinco anos.

Só que muita coisa da cronologia depende dos eventos destas crises. Por exemplo: a “morte” do Batman nas mãos de Darkseid ao fim da Crise Final. Não fosse isso, Damien nunca teria se tornado Robin e trabalhado ao lado de Dick Grayson, e Tim Drake jamais teria se tornado o Red Robin. Sem a Crise Infinita o Superboy Prime jamais teria dado socos na realidade (ugh!), feito aliança com Sinestro e dado início aos eventos de A Noite Mais Sombria. Como é que fica essa salada?

DiDio tentou explicar no domingo: “Aqueles em crise sobre as Crises, me deixem explicar. O tópico das Crises foi muito discutido entre editores e os talentos trabalhando nos Novos 52. Com tantos personagens e histórias recomeçando do zero, grandes eventos como a Crise nas Infinitas Terras são difíceis de encaixar na cronologia, já que eles funcionam para alguns e não para outros. Este foi um dos maiores problemas que tivemos ao fim da Crise original. Já que estamos reiniciando a partir de aproximadamente cinco anos nas vidas dos nossos heróis, estamos focados no presente e futuro dos personages, e histórias passadas serão reveladas conforme a necessidade. Sim, houve ‘crises’ nas vidas de nossos personagens, mas não são exatamente as Crises que você leu antes, e nem podem ser. Agora o que isso significa para os personagens… Bem, essa é a diversão dos Novos 52, infinitas histórias, infinitas possibilidades, com o melhor ainda por vir“.

Sinceramente, DiDio? Vá #$%¨*(&)_”!