No mês passado, a Disney resolveu mudar o nome de seu próximo longa animado. Era Rapunzel, agora é Tangled.
Considerando que Rapunzel é um nome muito mais condizente tanto com o filme quanto com a tradição da Disney (vide títulos como Cinderela, A Branca de Neve, A Bela Adormecida), o mundo se viu perguntando: “WTF”?
Pois bem, o pintudão presidente dos estúdios de animação da Disney/Pixar, Ed Catmull, foi ao Los Angeles Times explicar o motivo da mudança.
Segundo ele, a mudança foi uma ação preventiva para levar mais meninos ao cinema.
Pausa para um novo momento “WTF”?
Nas palavras de Catmull,“garotos não querem ver um filme que tenha ‘princesa’ no título. Há quem acredite que é um conto de fadas para meninas, mas não é. Fazemos filmes para serem apreciados e amados por todo mundo”.
Tal medida está sendo adotada após o filme A Princesa e o Sapo ter conseguido uma bilheteria apenas “morna” (custou 150 milhões; rendeu 222 milhões).
A explicação pode parecer meio escrota, mas sabe que até faz sentido?!
Raciocine comigo: se o moleque chega à escola e diz aos amigos “fui assistir Rapunzel nesse final de semana”, ele certamente será taxado de bicha, viado e fruta receberá apelidos pejorativos até o fim do ensino médio.
Agora, se ele chegar contando “fui assistir Tangled nesse final de semana”, sua imagem permanecerá praticamente intacta. =D
Por este prisma, Tangled soa bem mais másculo do que Rapunzel! =D
O estúdio também planeja mudar um pouco o foco da campanha de marketing. Ao invés de mirar o holofote na pobre princesa cabeluda, o produtor Roy Conli define a história assim: “no filme, o terrível bandido Flynn Rider encontra sua companheira, uma garota com metros de cabelo dourado e mágico, presa em uma torre por 18 anos”.
Eu acho que isso é “vender gato por lebre”, mas enfim… Eu não apito nada na Disney, mesmo… =P
Enfim… Rapun… Digo, Tangled será a próxima animação em estilo tradicional da Disney, e tem previsão para sair nos EUA em 28 de novembro.